Questões de Educação Física do ano 2017

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O desenvolvimento motor ocorre de forma progressiva durante toda a vida do ser humano, iniciando-se na sua concepção e cessando somente na sua morte. Esse processo leva em conta os fatores biológicos e considera também os processos de interação do indivíduo com o meio e com a(s) tarefa(s) e experiência(s) vivenciadas por ele. Ocorre em fases previsíveis, com mudanças esperadas em determinadas faixas etárias.

Em relação ao período de vida e sua característica da fase do desenvolvimento motor, assinale a alternativa CORRETA.

  • A. Fase dos movimentos fundamentais: inicia-se na vida intrauterina e vai até os 4 primeiros meses após o nascimento. Essa fase caracteriza-se pela presença de movimentos involuntários, que são a base para o desenvolvimento motor, por meio dos quais ocorrem os primeiros contatos do indivíduo com o meio ambiente.
  • B. Fase motora reflexa: vai do nascimento até os 2 primeiros anos de vida. Nessa fase, aparecem os primeiros movimentos voluntários que, apesar de imperfeitos e descontrolados, são de suma importância para a aquisição de movimentos mais complexos.
  • C. Fase dos movimentos rudimentares: dos 2 aos 7 anos de idade. Esses movimentos são consequência dos movimentos reflexivos. Nessa fase, as crianças formam e exploram suas capacidades motoras.
  • D. Fase dos movimentos especializados: dos 7 aos 14 anos de idade. Nesse período, a criança / adolescente começa a refinar suas habilidades fundamentais e passa a combiná-las para a execução de inúmeras atividades, sejam cotidianas ou de lazer.

Na fase de movimentos fundamentais do desenvolvimento motor, as habilidades motoras fundamentais da primeira infância representam um período no qual as crianças pequenas estão envolvidas ativamente na exploração e na experimentação das capacidades motoras de seus corpos. Avalie as afirmações a seguir referentes à divisão e à caracterização dos movimentos fundamentais e especializados em estágios.

I. Estágio inicial (até os 2 anos de idade): é caracterizado pela integração dos movimentos espaciais e temporais ainda pobres, imprecisos e sequenciados, restritos pelo uso exagerado do corpo e por falhas na coordenação e no ritmo. Por exemplo: a criança não consegue se sustentar em pé sozinha, pois seu equilíbrio ainda é falho, deixa cair objetos e brinquedos com frequência.

II. Estágio elementar (dos 3 aos 4 anos): envolve maior controle e melhor coordenação rítmica dos movimentos. Ocorre melhora da sincronia espaço temporal, mas os movimentos ainda são restritos ou exagerados.

III. Estágio maduro (dos 5 aos 6 anos): é caracterizado por desempenhos eficientes, coordenados e controlados. Por exemplo: a criança caminha, corre e manipula objetos com equilíbrio e segurança.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I e II, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. I, II e III.

A ginástica laboral visa diminuir o número de acidentes de trabalho, previne doenças originadas por traumas cumulativos, previne a fadiga muscular, aumenta a disposição do funcionário ao iniciar o trabalho e retornar a ele e promove maior integração no ambiente de trabalho.

Fisiologicamente, a ginástica laboral:

  • A. possibilita melhor utilização das estruturas osteomioarticulares, com menor eficiência e maior gasto energético por movimento específico.
  • B. promove a sensação de disposição e bem-estar para a jornada de trabalho.
  • C. melhora flexibilidade, força, coordenação, ritmo, agilidade e resistência, promovendo menor mobilidade e melhor postura.
  • D. aumenta a sensação de fadiga no final da jornada de trabalho.

Na atualidade, com a evolução da psicologia geral e da psicologia do exercício e do esporte em particular, é reconhecido o valor dos métodos e das técnicas de avaliação dos parâmetros psicológicos, consideradas atividades altamente especializadas, com ênfase na avaliação e não na testagem. O objetivo principal dessas atividades é avaliar a uniformidade de indivíduos em aspectos essenciais e, por meio de classificação comparativa, observar um indivíduo quanto aos parâmetros da faixa etária a que pertence.

Uma das áreas de atuação do psicólogo do exercício é no esporte recreativo. Nessa área:

  • A. são investigados os fenômenos psicológicos determinantes do rendimento, ou seja, a psicologia é utilizada como uma ferramenta para aperfeiçoar o processo de recuperação e para otimizar o desempenho do atleta.
  • B. a psicologia analisa os processos de ensino e de aprendizagem, bem como os processos de educação e de socialização. Enfoca a questão socioeducativa do esporte e do exercício.
  • C. a psicologia estuda os motivos, as atitudes e os interesses de grupos recreativos de diferentes faixas etárias, atuações profissionais e classes socioeconômicas.
  • D. a psicologia investiga os aspectos preventivos e terapêuticos do esporte e do exercício. Engloba o trabalho tanto de atletas lesionados quanto de atletas deficientes físicos ou mentais.

A postura é um fator importante para evitar as dores musculares e articulares. Situações no dia a dia podem evitar diversos fatores que podem gerar lesões ou desvios que, juntamente com a dor, propiciarão desconfortos e problemas futuros.

A má postura pode ser evitada com simples atitudes como, EXCETO:

  • A. manter os joelhos flexionados enquanto estiver dirigindo. Se o assento do carro não oferece suporte lombar, utilizar almofadas.
  • B. andar o mais ereto possível (imaginar caminhando equilibrando um livro na cabeça), endireite o corpo, olhar abaixo do horizonte ao andar. Carregar bolsas de um mesmo lado, dando prioridade ao lado do corpo dominante.
  • C. Esquivar-se do uso prolongado de sapatos altos, pois eles, além de provocar dores nas costas por interferir no centro de equilíbrio do corpo e consequente esforço muscular para equilibrar, também sobrecarregam a parte anterior no pé.
  • D. dormir sempre de lado e utilizar um travesseiro que deixe o pescoço reto. Uma almofada entre as pernas alinha os ossos, diminuindo a probabilidade de uma lombalgia. O colchão não pode ser mole demais.

Muitos estudos sobre a motivação mostram que os indivíduos que apresentam um elevado grau de estímulo de realização não somente aprendem mais rápido, como também respondem melhor e mais depressa em relação àqueles que apresentam baixo grau de motivação.

Uma das teorias na área da motivação está apoiada na teoria da autodeterminação e sustenta que o comportamento pode ser motivado intrinsecamente:

  • A. pelo envolvimento e constância na atividade que acontecem porque a tarefa em si é interessante e produz satisfação. Quando a pessoa é motivada intrinsecamente, ela manifesta tal comportamento de modo voluntário, sem a ocorrência de recompensas materiais e / ou de pressões externas.
  • B. no contexto esportivo, nos atletas intrinsecamente motivados que caracterizam-se pelo interesse em recompensas externas e sociais, como troféus, medalhas, premiações em dinheiro, reconhecimento público e fama.
  • C. contexto esportivo, nos atletas intrinsecamente motivados que caracterizam-se pelo interesse em recompensas externas e sociais, como troféus, medalhas, premiações em dinheiro, reconhecimento público e fama.
  • D. contexto esportivo, nos atletas intrinsecamente motivados que caracterizam-se pelo interesse em recompensas externas e sociais, como troféus, medalhas, premiações em dinheiro, reconhecimento público e fama.

A coluna vertebral é uma série de ossos individuais (as vértebras) que ao serem articulados constituem o eixo central esquelético do corpo. A coluna vertebral é flexível porque as vértebras são móveis, mas a sua estabilidade depende principalmente dos músculos e ligamentos.

A coluna vertebral do adulto:

  • A. é constituída de 28 vértebras móveis pré-sacrais (9 cervicais, 12 torácicas e 7 lombares).
  • B. é constituída de vértebras que se tornam progressivamente menores na direção inferior até o sacro, tornando-se a partir daí sucessivamente maiores.
  • C. apresenta as curvaturas cervical e lombar côncavas posteriormente, decorrentes da diferença de espessura entre as partes anteriores e posteriores dos discos intervertebrais.
  • D. apresenta as curvaturas torácica e sacral convexas posteriormente, e são denominadas primárias porque apresentam direções opostas da coluna vertebral fetal, decorrentes da igualdade de altura entre as partes anteriores e posteriores dos corpos vertebrais.

O Sistema CONFEF/CREFs reconhece como profissional de Educação Física aquele identificado consoante as características da atividade que desempenha nos campos estabelecidos da profissão. O exercício profissional em Educação Física deverá ser pautado pelos seguintes princípios:

I. O respeito à vida, à dignidade, à integridade e aos direitos do indivíduo.

II. A presença de discriminação ou preconceito de qualquer natureza.

III. A prestação, sempre, do melhor serviço a um número cada vez maior de pessoas, com competência, responsabilidade e honestidade.

IV. A atuação dentro das especificidades do seu campo e área do conhecimento, no sentido da educação e desenvolvimento das potencialidades humanas, daqueles aos quais presta serviços.

Estão corretos os princípios:

  • A. I, II e III, apenas.
  • B. I, II e IV, apenas.
  • C. I, III e IV, apenas.
  • D. II, III e IV, apenas.

A resistência externa oferecida aos músculos durante o exercício impõe que eles demandem informações ao cérebro e recrutem as unidades motoras para produzir tensão muscular de acordo com a atividade. A consequência diante de tais resistências externas é a produção de um torque (força muscular) sobre as articulações, que leva à realização ou não de um movimento para suportar a sobrecarga.

As ações musculares podem ser divididas em concêntricas, excêntricas e isométricas, com ocorrências diferentes em cada uma.

  • A. As ações musculares isométricas ocorrem quando o músculo produz um torque maior do que o da resistência externa, levando, consequentemente, ao seu encurtamento.
  • B. As ações musculares concêntricas denominadas também como alongamento ativo ocorrem quando o torque produzido pelo músculo é menor do que o da resistência externa, levando ao seu alongamento.
  • C. ocorrem quando o torque produzido pelo músculo é igual ao da resistência externa, produzindo com isso uma tensão sem que ocorra o deslocamento angular das articulações.
  • D. Nas ações musculares excêntricas, observa-se a formação de pontes cruzadas, mas não o deslizamento das moléculas de actina sobre as de miosina, ou seja, ocorre a tensão, mas não o movimento.

O desenvolvimento motor pode ser conceituado como o processo de mudanças no movimento contínuo relacionado à idade, bem como as interações das restrições que induzem tais mudanças. Por restrições entende-se uma característica que encoraja alguns movimentos, enquanto desencoraja outros. Sobre estas restrições analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. Restrições individuais: são características físicas mentais específicas de uma pessoa ou organismo. Por exemplo: a altura, o comprimento de um membro, a força a motivação podem influenciar a maneira como o indivíduo se movimenta.

II. Restrições ambientais: são restrições relacionadas ao mundo que nos cerca. Exemplos desta restrição estão relacionados ao medo, à experiências anteriores e foco de atenção.

III. Restrições de tarefa: incluem os objetivos e a estrutura de regras de um movimento ou atividade específicos. O exemplo de um corredor que não se sente motivado a correr em um local com temperatura e umidade adversa pode restringir o movimento.

De acordo com Haywood e Getchell (2016) estão corretas as afirmativas:

  • A. Somente I
  • B. Somente II
  • C. Somente III
  • D. Somente I e II
  • E. Somente II e III
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...