Questões de Engenharia Agronômica da FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

Lista completa de Questões de Engenharia Agronômica da FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A irrigação é um fator fundamental para o suprimento hídrico dos cultivos em momentos críticos e é um componente que contribui à garantia de produtividades satisfatórias. Em relação a essa importante estratégia, analise as assertivas abaixo:

I. O arroz irrigado é a cultura que possui maior área irrigada no Sul do Brasil. Dos cerca de 1,2 milhão de ha irrigados no RS e SC, há uma média de uso de aproximadamente 1.000 m3.ha-1 de água ao longo de todo ciclo do arroz irrigado.

II. A maior demanda por água para a cultura da soja ocorre no período de floração/enchimento de grãos. Nesses estágios, quando coincidem com períodos de ausência de chuvas e baixa umidade do solo, se disponível, a irrigação torna-se uma prática importante.

III. Além da grande área irrigada com arroz no Sul do Brasil, a irrigação por sulcos no cultivo de Eucaliptos e Pinus tem evoluído significativamente, atingindo aproximadamente 350.000 ha, principalmente nos estados do RS e PR. A irrigação acelera em cerca de 30% o ciclo dessas espécies e aumenta a qualidade da madeira destinada a produção de celulose.

IV. O uso de pivôs na irrigação tem crescido significativamente na última década. Esse tipo de irrigação é utilizado no Sul do Brasil para irrigação de lavouras de soja, milho e outras culturas. Os benefícios dessa tecnologia se devem ao baixo custo de mão de obra para operação e, ainda, possibilita o controle mais aproximado da lâmina de água aplicada. Contudo, possui um alto custo de implantação e pode ocasionar uma maior incidência de doenças devido ao maior período de molhamento foliar.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I e II.
  • B. Apenas I e III.
  • C. Apenas I e IV.
  • D. Apenas II e IV.
  • E. I, II, III e IV.

A produção de vinho é uma atividade econômica de destaque na região Sul do Brasil. Em relação à agroindústria de vinho e respectivos processos e produtos enológicos, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Pela legislação atual e para atender às Boas Práticas de Fabricação, exige-se que uma cantina contenha os seguintes setores: recepção de uva, fermentação, estabilização do vinho, engarrafamento, envelhecimento do vinho em garrafas, tratamento de efluentes vinícolas, laboratório e escritório.

( ) A fermentação alcoólica é uma etapa fundamental na produção do vinho, a qual consiste em um processo bioquímico aeróbico em que ocorre a síntese do álcool butírico predominante no vinho.

( ) A fermentação malolática ocorre posteriormente à alcoólica. Nessa etapa, ocorre a transformação do ácido málico em ácido lático e consequente redução da acidez total.

( ) A legislação brasileira determina um período mínimo de 2 meses de conservação de garrafas de vinho tinto.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A. V– V – V – F.
  • B. V – F – V – F.
  • C. F – F – V – V.
  • D. F – V – F – V.
  • E. V – V – F – F.

Em relação à armazenagem de grãos, assinale a alternativa correta.

  • A. Os silos se constituem em um método seguro de armazenamento, pois possibilitam maior controle de qualidade, devido à fácil integração com sistemas de secagem com ar forçado, sistema de aeração e de controle de temperatura. Os silos podem ser verticais ou horizontais e podem ser construídos de metal, alvenaria ou concreto.
  • B. Fosfina é um gás pouco tóxico utilizado em compartimentos de armazenagem de grãos não herméticos, bastante utilizado para o combate de insetos-pragas de grãos.
  • C. Os grãos de soja, milho e arroz são armazenados na faixa de 3 a 5% de umidade. A redução desse teor de água nos grãos possibilita o armazenamento por períodos mais longos, desfavorecendo o desenvolvimento de fungos e insetos-pragas.
  • D. O Brasil, diferentemente de outras grandes potências agrícolas como EUA e Argentina, possui capacidade de armazenagem de cerca de 90% da quantidade total de grãos produzidos.
  • E. O Brasil, diferentemente de outras grandes potências agrícolas como EUA e Argentina, possui capacidade de armazenagem de cerca de 90% da quantidade total de grãos produzidos.

Em relação ao mercado de grãos no Brasil, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O complexo soja (grão, farelo e óleo) é o principal gerador de divisas cambiais do agronegócio brasileiro, com negociações anuais que ultrapassam US$ 20 bilhões.

( ) A maior parte do arroz é destinado ao mercado interno, consumo doméstico. Contudo, na última década, cresceu a exportação desse grão atingindo cerca de 10% da produção nacional.

( ) As condições de solo e clima favoráveis, e o domínio de tecnologias agronômicas de produção tornaram o Brasil uma das lideranças mundiais na produção de grãos. Contudo, as questões deficitárias em logística, especialmente as más condições de rodovias, escassez de hidrovias e ferrovias, e deficiências operacionais de portos são fatores que diminuem a competitividade de exportação de grãos do Brasil.

( ) O Brasil é o maior exportador mundial de trigo. Contudo, o país importa quantidade significativa de trigo argentino que possui qualidade superior devido ao clima mais ameno que no Brasil. Em anos de super safra Argentina e aumento da oferta no mercado, a cotação do trigo brasileiro é substancialmente reduzida.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A. V – V – V – F.
  • B. V – F – V – F.
  • C. F– F – V – V.
  • D. F – V – F – V.
  • E. V – V – F – F.

Em relação ao cooperativismo, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Possui como princípios a adesão voluntária e livre; gestão democrática e livre; participação econômica dos membros; autonomia e independência; educação, formação e informação; intercooperação e interesse pela comunidade.

( ) As cooperativas têm como papel a redução da pobreza, a geração de trabalho, emprego, renda e integração social.

( ) Uma cooperativa é uma associação autônoma de, no mínimo, vinte pessoas, reunidas voluntariamente para atender às necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de uma empresa de propriedade coletiva e de controle democrático dos associados.

( ) Cooperativa é uma sociedade de capital que funciona hierarquicamente, defende o maior preço possível e promove a concorrência entre as sociedades.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A. V – F – F – V.
  • B. F – F – V – F.
  • C. V – V – V – F.
  • D. F – V – F – V.
  • E. V – V – F – F.

Em relação ao Geoprocessamento e respectivas aplicações na agricultura, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O Global Position System (GPS) foi um sistema de navegação por satélite criado pelo Departamento de Defesa dos EUA (DOD – Department of Defense) para fins militares inicialmente.

( ) O uso do GPS é capaz de determinar a posição do usuário em tempo real a qualquer instante e em qualquer lugar do mundo. Para isso, basta que o aparelho receptor capte os sinais emitidos de no mínimo 6 satélites, fornecendo informações em três dimensões (X, Y, Z).

( ) O Real-Time Kinematic (RTK) consiste em uma técnica utilizada para melhorar a precisão dos dados de posição derivados de sistemas de posicionamento por satélite como GPS, GLONASS, Galileo e BeiDou.

( ) Mesmo com a grande disponibilidade de ferramentas possíveis de georreferenciamento que podem ser utilizadas na agricultura, a difusão dessa tecnologia ocorre somente para fins de mapeamento da fertilidade das lavouras, denominada de agricultura de precisão.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A. V – V – V – F.
  • B. V– F – V – F.
  • C. F-F – V – V.
  • D. F – V – F – V.
  • E. V – V – F – F.

A ovinocultura se constitui em significativa atividade de produção animal no Sul do Brasil. Assinale a alternativa abaixo que contenha somente raças de ovinos.

  • A. Corriedale, Texel, Merino e Angus.
  • B. Texel, Merino, Corriedale e Hampshire.
  • C. Hampshire, Texel, Montana e Corriedale.
  • D. Texel, Montana, Índio-Brasil e Merino.
  • E. Suffolk, Dorper, Montana e Índio-Brasil.

As aves de criadouros comerciais, em geral, possuem pronunciada sensibilidade às oscilações de temperatura. Nesse sentido, fazem-se necessários alguns cuidados em relação às instalações de criação e ao engorde. Sobre esse assunto, analise as assertivas abaixo:

I. O galpão deve, preferencialmente, ser alocado de tal forma que a cumeeira esteja orientada no sentido norte-sul. Com essa orientação, se conseguirá que a superfície exposta a oeste seja a maior possível, evitando um superaquecimento pela insolação nas longas tardes de verão.

II. A orientação de aviário é irrelevante, visto que a grande maioria dos aviários devem conter, segundo a legislação brasileira, sistema automatizado de climatização por pressão de ar positiva ou negativa, nebulizadores e evaporadores.

III. Estratégias de localização, orientação, dimensões das edificações, pé-direito, beirais, telhado, lanternim, fechamentos, quebra-ventos e sombreiros são aspectos relevantes que possuem influência no condicionamento térmico dos aviários.

IV. Vaporizadores (bombas de pressão), ventiladores e exaustores são equipamentos utilizados com frequência nos aviários com objetivo de reduzir o impacto das altas temperaturas nas aves.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas I e III.
  • C. Apenas II e IV.
  • D. Apenas III e IV.
  • E. I, II, III e IV.

A correta escolha das pastagens e a observância das Boas Práticas Agropecuárias são a base da produção de carnes e leite no Sul do Brasil. Assinale a alternativa abaixo que contemple apenas forrageiras de clima temperado.

  • A. Aveia-preta (Avena strigosa Schreb.), Azevém (Lolium multiflorum Lam.), Trevo-branco (Trifolium repens L.) e Cornichão (Lotus corniculatus L. e Lotus subbiflorus L.).
  • B. Aveia-preta (Avena strigosa Schreb.), Azevém (Lolium multiflorum Lam.), Trevo-branco (Trifolium repens L.) e Sorgo (Sorghum bicolor).
  • C. Sorgo (Sorghum bicolor), Milheto (Pennisetum americanum), Teossinto [Zea mays subsp. mexicana (Schrad.) H.H. Iltis] e Aveia-preta (Avena strigosa Schreb.).
  • D. Brachiária (Brachiaria decumbens), Milheto (Pennisetum americanum), Teossinto [Zea mays subsp. mexicana (Schrad.) H.H. Iltis] e Aveia-preta (Avena strigosa Schreb.).
  • E. Alfafa (Medicago sativa), Milheto (Pennisetum americanum), Teossinto [Zea mays subsp. mexicana (Schrad.) H.H. Iltis] e Aveia-preta (Avena strigosa Schreb.).

A análise de tecido vegetal é uma das técnicas utilizadas para a verificação do estado nutricional das plantas, permitindo uma avaliação complementar das condições de fertilidade do solo. A coleta de tecido para análise deve ser feita, portanto, de forma adequada. É necessário conhecer o estádio recomendado para a coleta das amostras, que varia entre espécies. A seleção da parte amostrada da planta é de grande importância, pois há diferenças no teor de nutrientes entre folhas, caules e raízes. Na cultura do arroz, a parte da planta que deve ser amostrada ________ e a amostragem deve ser feita ___________.

Qual alternativa preenche, correta e respectivamente, as lacunas acima?

  • A. é a folha bandeira – no pendoamento
  • B. é a folha bandeira – no início do florescimento
  • C. são as folhas mais velhas – no pendoamento
  • D. são as folhas mais velhas – no início do florescimento
  • E. são os perfilhos mais jovens – na diferenciação do primórdio floral
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...