Questões sobre Geral

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Uma certificação ambiental serve como um atestado de boas práticas de uma organização sob o ponto de vista do respeito aos impactos de suas atividades sobre o meio ambiente. Várias são as razões que levam uma empresa a obter tal tipo de certificado, tais como: questões de legislação, requisitos de comercialização ou mesmo uma demanda dos consumidores. Nesse sentido, considere as afirmações abaixo:

I. A família de normas ISO 14.000 não se preocupa apenas com os aspectos ambientais dos processos da organização, mas vai além ao levar em consideração seus produtos desde o seu projeto até sua disposição final, por meio de atividades como a análise do ciclo de vida.

II. O consumidor consciente busca produtos que geram menos impactos no meio ambiente. Por meio de seus hábitos de consumo, ele pode alavancar o processo de adequação ambiental das organizações e sua busca por práticas ambientalmente corretas, o que inclui sua busca por selos e certificações.

III. O certificado Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) emitido pelo Inmetro, atesta a eficiência energética de equipamentos eletrônicos, eletrodomésticos e edificações. Apesar disso, verificam-se poucos impactos em termos de melhorias dos projetos dos produtos oferecidos pelas empresas, em termos de redução de impacto no consumo energético.

Relativamente a essas afirmativas, selecione a opção correta:

  • A. As afirmativas (I) e (III) estão corretas e a afirmativa (II) está parcialmente correta.
  • B. As afirmativas (I) e (II) estão corretas e a afirmativa (III) está errada.
  • C. Somente a alternativa (III) está correta.
  • D. A alternativa (II) está errada e as demais alternativas estão parcialmente corretas.
  • E. Todas as alternativas estão corretas.

Relativamente à gestão de resíduos e efluentes, é correto afirmar que:

  • A. Um resíduo sólido, líquido ou gasoso é considerado perigoso por algumas características como sua inflamabilidade, sua corrosividade, sua reatividade, sua toxidade e sua patogenicidade.
  • B. A periculosidade de substância ou resíduo está vinculada às suas propriedades físicas, químicas ou infectocontagiosas. Nesse sentido, um resíduo só será considerado perigoso se ele apresentar concomitantemente risco à saúde pública e ao meio-ambiente.
  • C. Resíduos sólidos são detritos sólidos e semissólidos que resultam de atividades industriais, domésticas, comerciais, agrícolas, etc. Uma exceção a tal definição é o semissólido oriundo de tratamento de água industrial ou de esgotos. Mesmo quando tais materiais não puderem ser lançados na rede pública ou corpos de água, eles são tratados como resíduo líquido.
  • D. A responsabilidade pelo gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos é da administração pública municipal e qualquer tipo de responsabilização dos atores sociais produtores de tais resíduos (taxas, multas ou obrigatoriedade de adoção de tecnologias mais limpas) é um retrocesso ético, causando barreiras ao desenvolvimento econômico e desmotivando ações empreendedoras.
  • E. O fator mais importante do gerenciamento de efluentes líquidos é garantir que a sua deposição nas águas de rios ou lagos ocorra dentro do limite máximo suportável daquele ecossistema.

Em novembro de 2015, o Brasil vivenciou um dos maiores desastres ambientais de sua história: o rompimento da barragem de Fundão, pertencente ao grupo Samarco, no município de Mariana (MG). Tal evento chamou a atenção de diversas pessoas para a necessidade de uma adequada gestão dos recursos naturais, principalmente em atividades impactantes como a mineração. Assim, relativamente à gestão dos recursos naturais, é correto afirmar:

  • A. A política ambiental de uma organização ou de um agente público é o documento mais importante para guiar a gestão dos recursos naturais. Sua efetiva aplicação deve ser sempre parcimoniosa, dado que as atividades produtivas não podem ser prejudicadas devido às questões ambientalistas e geradoras de custos.
  • B. Apesar de algumas empresas terem descoberto o benefício econômico da reutilização e da reciclagem de alguns resíduos, é necessário entender que esta se configura sempre uma situação atípica de qualquer setor econômico. Assim sendo, o mais importante é manter consumidores e poder público cientes de quando é impossível melhorar.
  • C. A gestão dos recursos naturais em uma empresa responsável inclui a comunicação com os consumidores sobre os limites dos impactos positivos do consumo consciente. Assim, gerencia-se a mudança de perfis de consumo (a causa do problema), mantendo a estabilidade de mercado necessária ao bom desempenho da produção.
  • D. A gestão dos recursos naturais deve focalizar-se sobre o maior problema das organizações em termos ambientais: a legislação e a regulação ambiental com as pesadas multas que podem ser aplicadas.
  • E. Alguns recursos naturais exercem diversas funções econômicas, sociais e ambientais. Tais funções podem ser classificadas em funções de produção (usados como bens de consumo final ou intermediário), função de suporte (criando condições para a vida e as atividades produtivas), função de regulação (limpando, filtrando ou neutralizando resíduos) e função de informação (dando indícios sobre o estado de um determinado ambiente).

No âmbito das preocupações com os impactos ambientais das atividades industriais surgiram diversos conceitos, dentre os quais dois têm ganhado destaque: a ecoeficiência e a produção mais limpa. Relativamente a esses dois termos, considere as afirmações abaixo e marque a alternativa que julgar correta.

I. A Ecoeficiência é uma filosofia de gestão que visa minimizar os danos ecológicos, ao mesmo tempo em que maximiza a eficiência dos processos de produção da empresa. Isso pode ocorrer através de iniciativas como a redução do consumo de água, energia, materiais, aumento da reciclagem e a eliminação de emissões e/ou de subprodutos perigosos.

II. A Ecoeficiência consiste em um dos grandes desafios gerenciais da atualidade, posto que ela visa conciliar duas variáveis tecnicamente antagônicas. Ecologia e eficiência não funcionam sob as mesmas bases e o desenvolvimento de uma variável implica em uma perda de desempenho na outra.

III. Os conceitos de Ecoeficiência e de Produção mais Limpa são complementares, estando o primeiro focado na dimensão estratégica (criação de valor) e o segundo concentra-se na dimensão operacional (produção).

IV. O conceito de Produção mais Limpa foi cunhado pela 3M e outras organizações, com o objetivo central de prevenir desperdícios e emissões, em vez de tratar o controlar tais eventos depois que eles eram criados.

Relativamente a estas afirmativas, selecione a opção correta:

  • A. As afirmativas (I) e (II) estão corretas e as afirmativas (III) e (IV) está errada.
  • B. As afirmativas (I), (II) e (III) estão corretas e a afirmativa (IV) está errada.
  • C. A afirmativa (II) é carregada de forte componente ideológico e as demais estão erradas
  • D. A alternativa (II) está errada e as demais alternativas estão corretas.
  • E. Todas as alternativas estão corretas.

Analise se as afirmativas abaixo estão Corretas (C) ou Erradas (E) e depois escolha a alternativa que corresponde à sequência.

Assinale a alternativa correta:

  • A. CECCE
  • B. EECCE
  • C. CECEC
  • D. ECECE
  • E. CCEEC

Sobre o desenvolvimento sustentável é incorreto afirmar que:

  • A. Trata-se de um conceito que envolve um tripé: meio-ambiente, desenvolvimento econômico e segurança do trabalho. Entretanto, o mais importante é o meio-ambiente.
  • B. Trata-se de obter o crescimento econômico necessário, garantindo a preservação do meio-ambiente e o desenvolvimento social para o presente e para as gerações futuras.
  • C. Trata-se do desenvolvimento de iniciativas governamentais e empresariais com foco em ações concretas, mas que visam resultados a longo prazo.
  • D. O IBGE divulga, desde 2002, uma série de Indicadores de Desenvolvimento Sustentável (IDS), que envolve as dimensões ambiental, econômica, social e institucional. Cada dimensão é tratada por meio de seu grupo próprio de indicadores e uma matriz de relação entre eles é proposta.
  • E. Os Indicadores de Desenvolvimento Sustentável (IDS) do IBGE diferem do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das Nações Unidas em sua natureza. Enquanto este último busca gerar um indicador único que sintetiza variáveis econômicas, de saúde e de educação, os IDS tratam separadamente as variáveis econômicas, sociais e ambientais.

Sobre o ensino de engenharia de produção é correto afirmar que:

  • A. A partir de sua experiência no mercado de trabalho, os egressos dos cursos tendem a ser boas fontes de avaliação sobre a qualidade do curso onde foram formados, a partir de sua experiência no mercado de trabalho. Assim, os egressos são periodicamente consultados pelas universidades que oferecem cursos de engenharia de produção de modo a atualizar e modernizar seus cursos.
  • B. Diante dos desafios impostos por novas tecnologias de informação e comunicação, bem como do acesso à informação em bases de dados cada vez maiores, cabe aos professores de engenharia uma maior rigidez quanto à disciplina e severidade em avaliações tradicionais, de modo a garantir que os estudantes prestem atenção e assimilem o conteúdo transmitido em aulas expositivas.
  • C. Project-based learning (PBL) ou Aprendizagem Baseada em Projetos é uma metodologia de ensino adequada apenas aos estudantes que já passaram por uma disciplina completamente teórica. Assim, os estudantes terão as bases conceituais necessárias para a realização do projeto desejado.
  • D. A forma de estruturação dos cursos superiores de engenharia de produção em disciplinas e semestres dificulta o encadeamento lógico dos conteúdos e a visualização de interseções entre disciplinas de áreas diferentes desta engenharia. Uma alternativa de solução a este problema é a criação de projetos práticos de aplicação de conhecimentos com o envolvimento de seus professores e estudantes de duas ou mais disciplinas.
  • E. O objetivo de um curso de graduação em engenharia de produção é a formação de alunos para o mercado de trabalho. Assim, a formação deve estar pautada nas demandas e necessidades das empresas que costumam contratar os egressos. A formação para o empreendedorismo é interessante, mas está longe de ser algo prioritário.

Analise se as afirmativas abaixo estão Corretas (C) ou Erradas (E) e depois escolha a alternativa que corresponde à sequência.

Assinale a alternativa correta:

  • A. CEECE
  • B. CCEEC
  • C. CECCE
  • D. ECECE
  • E. ECCEC

Sobre o Método da Corrente Crítica (CCPM) de Eliyahu Goldratt, analise os itens:

I. Na execução de um projeto, o caminho crítico é definido em função das restrições nos recursos.

II. A Síndrome do Estudante e o multi-tasking são causas comuns de atrasos nos projetos.

III. Adiantar tarefas fora do caminho crítico resultará em antecipação do tempo de execução do projeto.

IV. As estimativas das tarefas são reduzidas em 50%, adicionando o tempo eliminado no buffer do projeto.

Assinale a alternativa que corresponde ao(s) item/itens verdadeiro(s):

  • A. Somente item I e IV
  • B. Somente item II, III e IV
  • C. Somente itens I, II e IV
  • D. Somente itens II e III
  • E. Todos os itens são verdadeiros

Sobre Analytic Hierarchy Process (AHP) assinale a alternativa incorreta.

  • A. Método compensatório da escola americana baseado no grau de preferência da alternativa, expresso pela avaliação do decisor.
  • B. Objetivo de priorizar um conjunto de alternativas em que estejam sendo avaliados múltiplos critérios.
  • C. Aplicado em 3 etapas: Construção de Hierarquias, Estimação das prioridades e Consistência Lógica dos Julgamentos.
  • D. Método não compensatório da escola francesa, que tem como objetivo priorizar um conjunto de alternativas em que estejam sendo avaliados múltiplos critérios por meio de uma sistemática de preferências.
  • E. Prioridade Local das alternativas, determina a importância de uma alternativa em relação a um critério específico.
Provas e Concursos

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