Questões de Farmácia do ano 2013

Lista completa de Questões de Farmácia do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em uma farmácia de manipulação, a água purificada utilizada na manipulação deve ser obtida a partir da água potável, tratada em um sistema que assegure a obtenção da água com especificações farmacopeicas, conforme legislação vigente. Atualmente, uma das técnicas mais aplicadas é a osmose reversa. Acerca dessa técnica de tratamento de água, assinale a opção correta.

  • A.

    A osmose reversa produz o deslocamento do solvente entre dois meios de solução com concentrações diferentes, separados por uma membrana semipermeável. Durante o tratamento, o solvente se desloca do meio hipertônico para o meio hipotônico, tendo-se, ao final do processo, o isolamento do soluto e a obtenção da água purificada.

  • B.

    A osmose reversa ocorre pelo deslocamento do solvente entre dois meios de solução com concentrações diferentes, separados por uma membrana semipermeável. Durante o tratamento, o solvente se desloca do meio hipotônico para o meio hipertônico, tendo-se, ao final do processo, o isolamento do soluto e a obtenção da água purificada.

  • C.

    A osmose reversa ocorre pela mistura do soluto entre dois meios de solução com concentrações diferentes, separados por uma membrana semipermeável. Durante o tratamento, o soluto se desloca do meio hipertônico para o meio hipotônico, tendo-se, ao final do processo, o isolamento do soluto e a obtenção da água purificada.

  • D.

    A osmose reversa ocorre pela mistura do solvente entre dois meios de solução com concentrações diferentes, separados por uma coluna de poro definido. Durante o tratamento, o solvente se desloca do meio hipotônico para o meio hipertônico, tendo-se, ao final do processo, o isolamento do soluto e a obtenção da água purificada.

  • E.

    A osmose reversa ocorre pelo deslocamento do solvente entre dois meios de solução com concentrações diferentes, separados por uma membrana semipermeável. Durante o tratamento, o solvente se desloca do meio hipertônico para o meio hipotônico e chega ao final do processo, quando os dois meios encontram-se em equilíbrio de concentração.

Assinale a opção correta no que se refere à preparação de soluções farmacêuticas.

  • A.

    A adição de solvente em uma solução não altera a concentração final da solução.

  • B.

    A adição de um sal diferente a uma solução não altera sua pressão osmótica nem sua molaridade, desde que esse sal não produza íons.

  • C.

    A preparação de 10,0 L de uma solução obtida a partir da dissolução de 1,0 mol de cloreto de sódio em água produz uma solução de 1,0 molar.

  • D.

    Considerando que uma solução tenha um volume de 0,250 L e contenha 27,8 g de cloreto de cálcio, e considerando, ainda, que a massa molar do cloreto de cálcio é igual a 111 g, é correto afirmar que a concentração molar do cloreto de cálcio nessa solução é de 1,0 molar.

  • E.

    Durante o preparo de soluções na farmácia magistral, o uso de vidraria volumétrica é dispensável, pois trata-se preparações simples que não exigem precisão de medida.

O farmacêutico presente em uma farmácia magistral pretende realizar uma avaliação da dissolução do fármaco captopril na forma farmacêutica de cápsulas magistrais. A farmacopeia especifica que esse ensaio deve ser realizado em sextuplicata, com volume de dissolução de 900 mL e utilizando ácido clorídrico 0,1 M como meio. Com base nessa situação, e considerando que no laboratório exista disponível solução de HCR 12 N, assinale a opção correspondente ao volume que deve ser retirado da solução-estoque de ácido para preparar a quantidade necessária de meio de dissolução a ser utilizada no experimento proposto.

  • A.

    450 mL

  • B.

    45 mL

  • C.

    75 mL

  • D.

    8,33 mL

  • E.

    7,5 mL

Segundo a Farmacopeia Brasileira, para a padronização de uma solução de ácido clorídrico 1 M, deve-se seguir o seguinte procedimento: pesar exatamente 1,5 g de carbonato de sódio anidro, adicionar 100 mL de água e duas gotas de vermelho de metila como solução indicadora; adicionar, em seguida, o ácido lentamente, com o auxílio de uma bureta, até o aparecimento de coloração rósea fraca. Cada 52,99 mg de carbonato de sódio anidro equivale a 1 mL de ácido clorídrico 1 M. Assinale a opção que corresponde ao tipo de reação que ocorre nessa padronização.

  • A.

    reação em meio não aquoso

  • B.

    reação de neutralização

  • C.

    reação de oxirredução

  • D.

    reação de complexação

  • E.

    reação de precipitação

Uma senhora de sessenta e cinco anos de idade chegou a uma farmácia e, muito preocupada com o aparecimento de vários casos de dengue em sua vizinhança, pediu conselhos ao farmacêutico sobre qual repelente ela deveria comprar. Suas dúvidas principais eram sobre a escolha da apresentação em creme ou aerossol e sobre a possibilidade de a dietiltoluamida, presente nos repelentes, causar alguma irritação na pele. Além disso, como ela não queria gastar muito, gostaria de saber se poderia usar o repelente de adultos em sua neta de um ano de idade e se seria seguro reaplicá-lo a cada três horas. Nessa situação hipotética, de acordo com os critérios técnicos pertinentes, o farmacêutico deveria

  • A.

    informar que repelentes na forma de cremes, loções ou aerossóis, desde que contenham a mesma concentração do princípio ativo, possuem exatamente o mesmo risco de causar irritação na pele.

  • B.

    contraindicar o repelente de adulto para crianças, pois estas são mais sensíveis a alguns toxicantes, devido à menor presença de algumas proteínas plasmáticas no sangue e à menor atividade das enzimas do citocromo P450.

  • C.

    explicar que, desde que o repelente não seja engolido pela criança, a reaplicação tópica é segura, uma vez que, por ser o repelente aplicado apenas na pele, o risco independe da frequência de exposição.

  • D.

    sugerir que a senhora evitasse o uso de repelentes, pois, assim como as crianças, idosos são mais suscetíveis aos efeitos tóxicos de xenobióticos, devido à maior biotransformação dessas moléculas no organismo dos idosos em relação a um adulto jovem, produzindo mais agentes tóxicos.

  • E.

    explicar que, devido ao fato de os cremes hidratarem a pele, são mais seguros contra a irritação e, portanto, recomendados na formulação em creme para adulto tanto na paciente idosa quanto na sua neta.

O ciclo da assistência farmacêutica compreende um sistema integrado e de sequências lógicas, cujos componentes apresentam naturezas técnicas, científicas e operacionais que representam as estratégias e o conjunto de ações necessárias para a implementação da assistência farmacêutica. Em relação a esse sistema, assinale a opção correta.

  • A.

    A etapa de seleção é um processo de escolha de medicamentos com base em critérios epidemiológicos, técnicos e econômicos, visando aumentar ao máximo o número de especialidades farmacêuticas disponíveis, de acordo com a multiplicidade de alternativas terapêuticas existentes no mercado.

  • B.

    O controle de estoque é uma atividade técnico-administrativa que visa subsidiar a programação e aquisição de medicamentos para manter a quantidade máxima de produtos em estoque e aumentar sempre que possível o estoque de reserva.

  • C.

    A distribuição é o ato profissional farmacêutico que tem início a partir da apresentação de uma receita elaborada por um profissional autorizado. Nesse ato, o farmacêutico informa e orienta o paciente sobre o uso adequado do medicamento.

  • D.

    A programação consiste em estimar quantidades a serem adquiridas para atendimento a determinada demanda dos serviços, por determinado período de tempo. Os métodos mais utilizados para se programar medicamentos são: por perfil epidemiológico, por consumo histórico e por oferta de serviços.

  • E.

    As áreas de estocagem devem estar sinalizadas exclusivamente por códigos estabelecidos pelo profissional farmacêutico, e as embalagens, dispostas de forma a dificultar a visualização dos nomes dos medicamentos, a fim de se evitar que pessoal não autorizado faça a sua dispensação.

Considerando as formas farmacêuticas líquidas de administração oral, assinale a opção correta.

  • A.

    A administração de fármacos em solução pode diminuir a irritação ou os danos à mucosa gástrica causados por fármacos como aspirina e cloreto de potássio, devido à sua rápida diluição no conteúdo gástrico.

  • B.

    As soluções representam uma alternativa viável para a administração de fármacos que apresentem sabor desagradável, uma vez que são facilmente deglutidas, permanecendo pouco tempo em contato com as papilas gustativas.

  • C.

    O termo elixir é utilizado para soluções simples de uma substância ativa contendo elevada concentração de sacarose, em associação, muitas vezes, com outros agentes adoçantes.

  • D.

    As soluções destinadas à administração parenteral podem ser formuladas visando o controle da velocidade de absorção do fármaco por meio do ajuste do tamanho das partículas dispersas.

  • E.

    Soluções são normalmente destinadas ao público infantil, devido ao fato de os princípios ativos se encontrarem diluídos, levando a uma menor resposta terapêutica se comparada à de uma forma farmacêutica sólida.

  • A.

    são inibidores da bomba de prótons utilizados no controle da hipertensão arterial.

  • B.

    suprimem a secreção de ácido gástrico por meio de inibição específica da enzima (H+, K+)-ATPase na superfície secretora das células parietais gástricas.

  • C.

    são absorvidos no estômago e, portanto, para facilitar a deglutição por pacientes idosos, o farmacêutico deve orientar que as cápsulas contendo esses medicamentos sejam abertas e os grânulos, triturados e dissolvidos em água.

  • D.

    pertencem à classe dos betabloqueadores adrenérgicos, que apresentam como mecanismo de ação comum o bloqueio dos receptores beta-adrenérgicos, porém com perfis farmacológicos diferentes.

  • E.

    são antagonistas dos canais de cálcio que diminuem a secreção de ácido gástrico, permitindo, assim, a reparação de úlceras e outros danos gástricos, duodenais e esofágicos.

Tendo em mente que as interações medicamentosas são eventos clínicos em que os efeitos de um fármaco são alterados pela presença de outro fármaco, alimento, bebida ou algum agente químico ambiental, assinale a opção correta.

  • A.

    Fármacos diuréticos como as tiazidas podem apresentar interação medicamentosa de efeito quando usados com anti-hipertensivos, por isso, a sua associação deve ser evitada.

  • B.

    O efeito de anticoagulantes como a varfarina pode ser diminuído pela administração de vitamina K e pela ingestão de alimentos contendo essa vitamina, como saladas verdes.

  • C.

    Fármacos sensíveis ao meio ácido, como a amoxicilina e a azitromicina, devem ser administrados juntamente com os alimentos.

  • D.

    Alguns antibióticos orais, como a ampicilina e a amoxicilina, podem potencializar os efeitos de contraceptivos orais por alterarem a microbiota intestinal.

  • E.

    A administração conjunta de tetraciclinas e analgésicos ou antitérmicos deve ser feita administrando-se os medicamentos com um copo de leite, a fim de se proteger a mucosa gástrica.

  • A.

    encorajar a paciente a fazer uso dos óvulos, que são melhores, pois, como são formas farmacêuticas tamponadas em pH 7,4, são capazes de manter o pH fisiológico normal da vagina.

  • B.

    encorajar a paciente a fazer uso do medicamento prescrito como a forma mais eficaz para o seu caso, que prevê o tratamento de uma infecção local empregando uma forma de administração local.

  • C.

    realizar a troca sugerida pela paciente pois, como os níveis sanguíneos obtidos a partir dos óvulos são menores dos que os conseguidos com igual dose por administração oral, os óvulos contendo metronidazol são menos eficazes que os comprimidos orais.

  • D.

    estimular a paciente a utilizar os óvulos como sendo a melhor alternativa de tratamento e orientá-la a introduzir um óvulo na vagina com os dedos, no período da manhã, advertindo que o uso desses dispositivos à noite não é recomendado, pois o estado de repouso pode contribuir para o derretimento da formulação e prejudicar sua efetividade.

  • E.

    orientar a paciente a retornar à consulta médica para fazer a mudança na prescrição. A partir da informação contida na bula, pode-se comprovar que óvulos contendo metronidazol são menos eficazes que comprimidos orais.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...