Questões de Fonoaudiologia

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Considerando características de comunicação de crianças autistas, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A ecolalia é definida como sendo a repetição de uma palavra ou de um grupo de palavras ditas na fala do outro, e acontece sempre imediatamente após a fala do outro.

  • B.

    As principais alterações lingüísticas em indivíduos autistas estão relacionadas aos aspectos morfossintomáticos e semânticos da linguagem.

  • C.

    Todas as crianças diagnosticadas como autistas apresentam movimentos estereotipados.

  • D.

    Qualquer que seja a abordagem conceitual, a hipótese etiológica e o critério diagnóstico envolvendo autismo infantil, a linguagem sempre representa um aspecto fundamental do quadro clínico.

  • E.

    A inversão pronominal consiste em uma dificuldade na utilização da terceira pessoa do singular e uma tendência a sua substituição pela primeira pessoa do singular.

A última fase do período sensoriomotor, que vai aproximadamente de 18 a 24 meses de idade, é marcada pelo surgimento de condutas representativas que revelam o início da formação de uma nova capacidade conhecida como função simbólica ou representativa. Em outras palavras:

I - a criança desenvolve a possibilidade de lidar com realidades ausentes, simbolizando-as de alguma forma.
II - tal capacidade manifesta-se nas condutas comunicativas, na forma como a criança brinca ou manipula os objetos e no modo como passa a realizar imitações.
III - a novidade é que, agora, a criança passa a usar os objetos simbolicamente.

Das afirmativas acima:

  • A.

    apenas I está correta;

  • B.

    apenas I e II estão corretas;

  • C.

    I, II, III estão corretas;

  • D.

    apenas I e III estão corretas;

  • E.

    apenas II e III estão corretas.

Quanto aos Desvios Fonológicos e Desvios Fonéticos, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Nos desvios fonológicos, os erros de articulação ocorrem em função de uma desorganização em algum nível periférico do processo articulatório.

  • B.

    Os erros de distorção dos sons da fala, como por exemplo a produção interdental anterior e/ou palatal para os fonemas /t, d, n, l, s, z/ são muito comuns em casos de desvios fonológicos.

  • C.

    Nos desvios fonológicos, a dificuldade de produção de sons está na representação mental da regra fonológica.

  • D.

    No desvio fonético, a etiologia pode estar relacionada aos aspectos cognitivo-lingüísticos e psicossociais.

  • E.

    Em casos de desvios fonéticos, há sempre integridade anatômica e fisiológica dos órgãos fono-articulatórios.

O aprendizado da leitura e da escrita está vinculado a um conjunto de fatores, adotando-se como princípios o domínio da linguagem e a capacidade de simbolização. Pode-se, então, dizer que:

I - as condições externas de aprendizagem definem o sujeito como um organismo, cuja integridade anátomo-funcional possibilita a percepção dos estímulos.
II - por outro lado, as condições internas definem o campo de estímulos recebidos, em cujo fornecimento o meio ambiente representa um papel fundamental. 

Das afirmativas acima:

  • A.

    as duas estão corretas e se completam;

  • B.

    as duas estão incorretas;

  • C.

    a I está correta e a II está incorreta;

  • D.

    a II está correta e a I está incorreta;

  • E.

    as duas estão corretas, embora não haja correlação entre elas.

Analise as produções de fala a seguir e estabeleça os processos fonológicos encontrados, respectivamente, de acordo com a Teoria dos Processos Fonológicos.

Sapo - /tapu/

Carta - /kata/

Avião - /afiãw/

  • A.

    Plosivisação, apagamento de líquida final e dessonorização de obstruinte.

  • B.

    Anteriorização de palatal, dessonorização e substituição de líquidas.

  • C.

    Plosivisação, substituição de líquidas e anteriorização de palatal.

  • D.

    Dessonorização de obstruinte, apagamento de líquida final e posteriorização de palatal.

  • E.

    Posteriorização de palatal, redução de encontro consonantal e dessonorização de obstruinte.

Os fatores que devem ser pesquisados para possível diagnóstico de um distúrbio do aprendizado de leitura e escrita, são:

  • A.

    integridade motora, moral e profissional;

  • B.

    integridade moral, sócio-emocional e motora;

  • C.

    integridade motora, profissional e sensório-perceptual;

  • D.

    integridade motora, sensório-perceptual e sócioemocional;

  • E.

    integridade motora, moral e sensório-perceptual.

Na terapia de pacientes afásicos com discurso fluente, as seguintes condutas podem facilitar a compreensão da linguagem, EXCETO:

  • A.

    sempre falar de frente para o paciente.

  • B.

    usar enunciados automáticos.

  • C.

    usar a repetição e a redundância.

  • D.

    usar frases curtas e diretas.

  • E.

    reduzir a velocidade da fala.

Trocas, omissões, ou inversões grafêmicas, e disgrafia são considerados desvios:

  • A.

    da forma;

  • B.

    do ritmo;

  • C.

    de comportamento;

  • D.

    da deglutição;

  • E.

    da fala.

O atraso de linguagem pode ter como fator etiológico a deficiência mental. São características desse quadro:

1) tendência a ser amigável; procurar contatos sociais.

2) vocabulário limitado e construção de estruturas frasais mais elementares.

3) tendência ao uso de gestos com finalidades comunicativas.

4) uso marcante de inversões pronominais.

Estão corretas, apenas:

  • A.

    1 e 3.

  • B.

    1 e 2.

  • C.

    2 e 3.

  • D.

    2 e 4.

  • E.

    1 e 4.

São trocas de natureza perceptual auditiva:

  • A.

    /f/ > /v/;

  • B.

    /j/ > /m/;

  • C.

    /r/ > /l/;

  • D.

    /m/ > /g/;

  • E.

    /p/ > / l /.

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