Questões de Fonoaudiologia

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O código de Ética da Fonoaudiologia dispõe em um de seus artigos, das Responsabilidades do Profissional para com o Cliente. A este respeito é correto afirmar que o fonoaudiólogo deve:

  • A.

    permitir o acesso do cliente ao prontuário, dandolhe as explicações necessárias à compreensão do mesmo.

  • B.

    minimizar o quadro diagnóstico ou prognóstico, diminuindo, assim, o impacto dos mesmos em relação aos aspectos psíquicos e afetivos do cliente.

  • C.

    utilizar técnicas específicas no tratamento fonoaudiólogo que tenham ou não eficácia comprovada.

  • D.

    fornecer diretamente ao cliente os resultados dos procedimentos realizados, exceto quando o serviço for contratado por terceiros.

  • E.

    permitir o acesso do responsável ou representante legal durante a avaliação e tratamento, ainda que sua presença comprometa a eficácia do tratamento.

Marque a opção que NÃO faz parte das alterações no desenvolvimento da linguagem.

  • A. Dificuldade de orientação e sequencia temporal.
  • B. Dificuldade em analise-síntese auditiva ou visual.
  • C. Alterações da percepção figura-fundo auditiva ou visual.
  • D. Alterações de memória auditiva e/ou visual.
  • E. Dificuldade de identificação de sons baixos.

De acordo com as patologias fonoaudiológicas, relacione a coluna B pela coluna A.

COLUNA A

I. Afasia.

II. Disfagia.

III. Presbiacusia.

IV. Disartria.

V. Apraxia.

VI. Disfemia.

COLUNA B

( ) É um distúrbio na formulação e compreensão da linguagem.

( ) Diminuição auditiva relacionada ao envelhecimento.

( ) É a mais comum desordem da fluência da fala.

( ) Alteração no ato de engolir alimentos ou saliva.

( ) É uma desordem neurológica com perda para realização de movimentos.

( ) É um distúrbio neurológico com dificuldade em articular palavras

Marque a opção que indica as afirmativas CORRETAS.

  • A. I – III – VI – II – V – IV.
  • B. VI – III – I – II – V – IV.
  • C. VI – III – I – II – IV – V.
  • D. I – III – VI – II – IV – V.
  • E. I – II – VI – III – V – IV.

Sobre o sistema estomatognático, assinale (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) Suas funções são sucção, deglutição, fonação e respiração

( ) As estruturas não são interligadas, ou seja, a desordem em uma estrutura não apresentará desorganização ou desequilíbrio.

( ) É uma região anátomo funcional que engloba estruturas da cabeça, face e pescoço.

( ) As estruturas que compreendem esse sistema são: estruturas ósseas, dentárias, musculares, glandulares, nervosas e articulares. Envolvidas com a função da cavidade oral.

( ) A principal função é fonação.

Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  • A. V – F – V – V – F.
  • B. F – V – V – F – F.
  • C. V – V – F – V – F.
  • D. V – V – F – F – F.
  • E. F – F – V – V – V.

O tratamento fonoaudiológico do paciente afásico deve ser iniciado

  • A. duas semanas após o AVC.
  • B. ainda no hospital, quando o paciente estiver estável clinicamente.
  • C. imediatamente após a saída do hospital.
  • D. seis meses após o AVC.
  • E. quando o paciente puder ir ao consultório.

A perda auditiva pode causar riscos de diferentes formas na relação da criança com sua família e/ou a sociedade. Sobre essa relação, marque a afirmativa CORRETA. A(o)

  • A. família é considerada a primeira socialização do indivíduo surdo e também é denominada de socialização institucional.
  • B. surdez só não gera dificuldade de interação com a mãe, em virtude do vínculo afetivo existente entre mãe e filho.
  • C. escola deverá criar situações de comunicação, preparar a criança para a sociedade e oferecer instrumento linguístico adequado.
  • D. socialização comunitária diz respeito às relações parentais.
  • E. surdo estabelece relações mais adequadas com pessoas ouvintes.

M.A.S., 09 anos de idade, é deficiente auditivo do tipo neurossensorial severo nas duas orelhas e faz uso de prótese auditiva bilateralmente desde os 05 anos. Compareceu ao hospital, acompanhado da mãe, embora se comunique através da fala. São apenas palavras soltas, e ainda com trocas de fonemas e grande dificuldade na formação de frases. Na escola, também apresenta dificuldades na associação fonema/grafema, separação e junção de sílabas e, ainda, na aprendizagem da leitura e escrita.

De acordo com o caso, as habilidades auditivas alteradas são

  • A. consciência auditiva, localização auditiva e análise-síntese auditiva.
  • B. discriminação auditiva, memória auditiva sequencial e análise-síntese auditiva.
  • C. localização auditiva, identificação auditiva e memória auditiva sequencial.
  • D. atenção auditiva, localização auditiva e identificação auditiva.
  • E. consciência auditiva, memória auditiva e memória auditiva sequencial.

Prender a ponta da língua no assoalho bucal e elevar o dorso pressionando o assoalho com ritmo é um exercício especifico para instalação do fonema

  • A. /g/
  • B. /v/
  • C. /s/
  • D. /l/
  • E. /x/

Sabe-se que a deficiência auditiva ocasiona problemas de comunicação e o grau de comprometimento também está relacionado se a perda auditiva foi pré-lingual ou pós-lingual. Com relação às características da fala do surdo, analise as afirmativas a seguir

I. Bebês com perda auditiva balbuciam e/ou vocalizam até 5 meses.

II. Os fonemas /p/, /b/, /m/, /f/, /v/ são mais fáceis de serem produzidos, pois são mais visíveis.

III. Observa-se a presença de prolongamento de segmentos fônicos (vogais).

IV. Os fonemas /s/, /z/, /x/, /j/, são mais difíceis de serem produzidos quando a perda auditiva é maior nos graves.

V. Os fonemas adquiridos mais tardiamente e com dificuldades são /k/, /g/ e /r/.

Marque a opção que indica as afirmativas CORRETAS.

  • A. I – II.
  • B. I – II – III.
  • C. II – III – IV.
  • D. II – III – V.
  • E. I – IV – V.

Criança que utiliza como única possibilidade comunicativa a repetição sistemática da última palavra emitida pelo interlocutor, é uma forma de expressão denominada

  • A. ecolalia.
  • B. dislalia.
  • C. jargonofasia.
  • D. disfagia
  • E. alaria.
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