Questões de Legislação Federal

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Os riscos que, em decorrência do exercício das funções, vagarosa e cumulativamente e, em geral, irreversivelmente, comprometem a integridade física do empregado são chamados de riscos para a:

  • A.

    integridade;

  • B.

    performance;

  • C.

    preservação;

  • D.

    saúde;

  • E.

    segurança;

Visando melhor adaptação, muitas organizações criam equipes interfuncionais, reduzem custos, melhoram os processos e eliminam níveis organizacionais. As ações mencionadas caracterizam

  • A.

    assimilação de políticas.

  • B.

    liderança tecnológica;

  • C.

    mudança incremental;

  • D. parceria interna.
  • E.

    reorientação mercadológica.

A implementação, com êxito, de programas em empresas depende de pessoas que agem como catalizadores, estimulando, facilitando e coordenando as novas orientações. Essas pessoas são denominadas:

  • A.

    agentes de mudança;

  • B.

    desempenhadores referenciais;

  • C.

    líderes situacionais.

  • D.

    papéis críticos;

  • E.

    performadores básicos.

A Lei n.o 9.615/1998, mais conhecida como Lei Pelé, tem para o desporto semelhante significado ao que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) tem para o setor educacional. Trata-se, pois, de uma lei geral dos desportos, a abordar uma extensa e variada gama de temas e assuntos pertinente à área. Assim, ao focalizar a natureza e as finalidades do desporto, a lei o reconhece em três manifestações básicas — educacional, de participação e de rendimento. Especificamente em relação ao desporto de rendimento, ela o define como praticado segundo normas gerais dessa lei e regras de prática desportiva, nacionais e internacionais, com a finalidade de obter resultados, integrar pessoas e comunidades do país, e estas com outras nações.

A respeito desse assunto, julgue os itens em seguida.

Atletas como o tenista Gustavo Kuerten — Guga — e o nadador Fernando Scherer — Xuxa — não se enquadram no que o dispositivo legal entende por desporto de rendimento, pelo fato de competirem por conta própria — sem representarem uma associação desportiva específica — e, principalmente, por serem profissionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

ara melhorar seu desempenho, as organizações enviam equipes de observadores às organizações líderes para aprender "melhores práticas" e, comparando-as com as práticas atuais, buscam melhorá-las. Trata-se da abordagem

  • A.

    comparativa;

  • B.

    competitiva;

  • C.

    proativa.

  • D.

    reativa;

  • E.

    referencial.

A Lei n.o 9.615/1998, mais conhecida como Lei Pelé, tem para o desporto semelhante significado ao que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) tem para o setor educacional. Trata-se, pois, de uma lei geral dos desportos, a abordar uma extensa e variada gama de temas e assuntos pertinente à área. Assim, ao focalizar a natureza e as finalidades do desporto, a lei o reconhece em três manifestações básicas — educacional, de participação e de rendimento. Especificamente em relação ao desporto de rendimento, ela o define como praticado segundo normas gerais dessa lei e regras de prática desportiva, nacionais e internacionais, com a finalidade de obter resultados, integrar pessoas e comunidades do país, e estas com outras nações.

A respeito desse assunto, julgue os itens em seguida.

Com o aumento do número de alunos matriculados na educação básica — ensinos fundamental e médio — oferecida pela rede pública brasileira, o conceito de desporto educacional sofreu alterações e, nos dias de hoje, fixa-se mais na seletividade e na hipercompetitividade entre seus praticantes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sob o ponto de vista estratégico, a organização em rede apresenta algumas vantagens. Entretanto, existe a seguinte desvantagem:

  • A.

    agilidade e rapidez;

  • B.

    garantia de fornecimento;

  • C.

    custo fixo;

  • D. capacidade de empreender;
  • E.

    necessidade de capital.

A Lei n.o 9.615/1998, mais conhecida como Lei Pelé, tem para o desporto semelhante significado ao que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) tem para o setor educacional. Trata-se, pois, de uma lei geral dos desportos, a abordar uma extensa e variada gama de temas e assuntos pertinente à área. Assim, ao focalizar a natureza e as finalidades do desporto, a lei o reconhece em três manifestações básicas — educacional, de participação e de rendimento. Especificamente em relação ao desporto de rendimento, ela o define como praticado segundo normas gerais dessa lei e regras de prática desportiva, nacionais e internacionais, com a finalidade de obter resultados, integrar pessoas e comunidades do país, e estas com outras nações.

A respeito desse assunto, julgue os itens em seguida.

Entre as finalidades do chamado desporto de participação, a ser praticado de maneira voluntária, inscrevem-se a contribuição para a integração dos participantes na plenitude da vida social, a promoção da saúde e da educação, além da preservação do meio ambiente.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Lei n.o 9.615/1998, mais conhecida como Lei Pelé, tem para o desporto semelhante significado ao que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) tem para o setor educacional. Trata-se, pois, de uma lei geral dos desportos, a abordar uma extensa e variada gama de temas e assuntos pertinente à área. Assim, ao focalizar a natureza e as finalidades do desporto, a lei o reconhece em três manifestações básicas — educacional, de participação e de rendimento. Especificamente em relação ao desporto de rendimento, ela o define como praticado segundo normas gerais dessa lei e regras de prática desportiva, nacionais e internacionais, com a finalidade de obter resultados, integrar pessoas e comunidades do país, e estas com outras nações.

A respeito desse assunto, julgue os itens em seguida.

A inexistência de programas e projetos oficiais voltados para o apoio e o financiamento de construção de quadras poliesportivas nas escolas brasileiras, especialmente as das redes públicas, inviabiliza, na prática, o desenvolvimento do desporto educacional brasileiro.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Lei n.o 9.615/1998, mais conhecida como Lei Pelé, tem para o desporto semelhante significado ao que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) tem para o setor educacional. Trata-se, pois, de uma lei geral dos desportos, a abordar uma extensa e variada gama de temas e assuntos pertinente à área. Assim, ao focalizar a natureza e as finalidades do desporto, a lei o reconhece em três manifestações básicas — educacional, de participação e de rendimento. Especificamente em relação ao desporto de rendimento, ela o define como praticado segundo normas gerais dessa lei e regras de prática desportiva, nacionais e internacionais, com a finalidade de obter resultados, integrar pessoas e comunidades do país, e estas com outras nações.

A respeito desse assunto, julgue os itens em seguida.

Além do amador, que não recebe qualquer forma de remuneração, a legislação brasileira contempla a figura do desporto semiprofissional, expresso em contrato próprio e específico de estágio, para atletas em determinada faixa etária, e em incentivos materiais que não caracterizem remuneração.

  • C. Certo
  • E. Errado
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