Questões de Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

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A dívida pública, segundo as definições constantes da Lei de Responsabilidade Fiscal – LC 101/2000, representada por títulos emitidos pela União, inclusive os do Banco Central do Brasil, Estados e Municípios, refere-se

  • A. à dívida pública mobiliária.
  • B. à dívida imobiliária.
  • C. ao refinanciamento com garantia.
  • D. à operação de arrendamento financeiro.
  • E. ao mútuo financeiro.

No que se refere à Dívida Ativa, a omissão de quaisquer dos requisitos previstos em lei, ou o erro a eles relativo, são causas de nulidade da inscrição e do processo de cobrança dela decorrente, mas a nulidade poderá ser sanada

  • A. a qualquer tempo ou grau de jurisdição, mediante correção da certidão anulável, visto que referida nulidade não é alcançada pela preclusão consumativa.
  • B. até decisão de segunda instância, mediante correção da certidão anulável, mas antes da interposição de recurso especial ou extraordinário.
  • C. até decisão de primeira instância, mediante substituição da certidão nula.
  • D. a qualquer tempo ou grau de jurisdição, mediante substituição da certidão nula.
  • E. antes da sentença de julgamento a ser proferida em sede de ação anulatória de lançamento tributário.

Nos termos da Lei Complementar no 101/00, a assunção, o reconhecimento ou a confissão de dívidas pelo ente da Federação, sem prejuízo do cumprimento das demais exigências que prevê, equipara-se

  • A. à dívida pública consolidada.
  • B. à dívida pública mobiliária.
  • C. à concessão de garantia.
  • D. ao refinanciamento da dívida mobiliária.
  • E. à operação de crédito.

De acordo com a LC 101/2000, art. 22, o cumprimento do limite de despesa com pessoal, estabelecido também por essa Lei, será verificado

  • A. mensalmente.
  • B. ao final de cada trimestre.
  • C. ao final de cada quadrimestre.
  • D. semestralmente.
  • E. ao final do exercício corrente.

De quais disponibilidades de caixa é vedada sua aplicação em títulos da dívida pública estadual e municipal, em ações e outros papéis relativos às empresas controladas pelo respectivo ente da Federação, bem como empréstimos de qualquer natureza, conforme trata o capítulo VIII – da Gestão Patrimonial, da LC 101/2000?

  • A. Dos regimes de previdência social, geral e próprio dos servidores públicos.
  • B. Das sobras de caixa por empenhos não executados no exercício corrente (restos a pagar).
  • C. Das operações de crédito contratuais.
  • D. Das operações de mútuos financeiros.
  • E. Das receitas extraorçamentárias previdenciárias e imobiliárias.

A responsabilidade na gestão fiscal pressupõe a ação planejada e transparente, em que se previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas. Com essa finalidade, a Lei de Responsabilidade Fiscal estabelece:

  • A. considera-se obrigatória de caráter continuado a despesa corrente derivada de lei, medida provisória ou ato administrativo normativo que fixem para o ente a obrigação legal de sua execução no respectivo exercício.
  • B. a lei considera como despesa total com pessoal o somatório dos gastos dos entes federativos com os ativos, os inativos e os pensionistas, excluídos aqueles relativos a mandatos eletivos.
  • C. a execução orçamentária e financeira identificará os beneficiários de pagamento de sentenças judiciais, por meio do sistema de contabilidade e administração financeira independentemente da ordem cronológica para pagamento.
  • D. os valores dos contratos de terceirização de mão de obra que se referem à substituição de servidores e empregados públicos não serão contabilizados para fins de verificação do limite das despesas com pessoal.
  • E. constituem requisitos essenciais da responsabilidade na gestão fiscal a instituição, previsão e efetiva arrecadação de todos os tributos da competência constitucional do ente da Federação.

A Lei de Responsabilidade Fiscal, Lei n.º 101/2000, atendendo ao disposto no art. 169 da Constituição Federal, estabelece os limites para despesa total com pessoal de cada ente da Federação. Os limites representam percentuais da receita corrente líquida. Assinale a alternativa que contém os limites de forma correta para cada um dos três entes.

  • A. União: 60% (sessenta por cento); Estados: 60% (sessenta por cento); Municípios: 50% (cinquenta por cento).
  • B. União: 60% (sessenta por cento); Estados: 50% (cinquenta por cento); Municípios: 50% (cinquenta por cento).
  • C. União: 50% (cinquenta por cento); Estados: 60% (sessenta por cento); Municípios: 60% (sessenta por cento).
  • D. União: 50% (cinquenta por cento); Estados: 50% (cinquenta por cento); Municípios: 50% (cinquenta por cento).
  • E. União: 60% (sessenta por cento); Estados: 60% (sessenta por cento); Municípios: 60% (sessenta por cento).

Os precatórios judiciais não pagos durante a execução do orçamento em que houverem sido incluídos integram, para fins de aplicação dos limites da Dívida Pública e das Operações de Crédito, estabelecidos pela Lei Complementar n.º 101/2000,

  • A. a dívida consolidada.
  • B. a dívida mobiliária.
  • C. as operações de crédito.
  • D. a concessão de garantia.
  • E. o refinanciamento da dívida mobiliária.

No que tange à Receita Pública, respectivamente à Lei da Responsabilidade Fiscal, na seção da previsão e arrecadação, constituem requisitos essenciais da responsabilidade na gestão fiscal a instituição, previsão e efetiva arrecadação de todos(as)

  • A. as receitas da competência das empresas públicas e mistas.
  • B. as receitas da competência das empresas públicas.
  • C. os tributos de competência das empresas públicas, mistas e privadas.
  • D. os tributos de competência somente das empresas privadas.
  • E. os tributos da competência constitucional do ente da Federação.

O art. 17 da Lei Complementar n.º 101/00 considera obrigatória, de caráter continuado, a despesa corrente derivada de lei, medida provisória ou ato administrativo normativo que fixem para o ente a obrigação legal de seu(sua)

  • A. execução por um período inferior a dois exercícios.
  • B. execução por um período superior a dois exercícios.
  • C. controle e acompanhamento por um período de dois exercícios.
  • D. execução pelo mesmo período de mandato do poder executivo do munícipio, estado, Distrito Federal e da União.
  • E. execução pelo mesmo período de mandato do poder executivo da União, somente.
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