Questões de Língua Portuguesa

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O texto abaixo serve de base para as questões 14 a 30.

HAMBÚRGUER
                                        Márcio Bueno, A origem curiosa das palavras

             Sanduíche de carne moída, temperada, ligada com ovo, amoldada em bife e frita na chapa. Em países de língua inglesa, há quem entenda que hamburger, se não é atualmente, pelo menos na sua origem foi um sanduíche de ham (presunto, em inglês) com burger (que deveria ser carne). A impressão foi reforçada quando surgiram variedades como o eggburger (ovo com carne) e o cheeseburger (queijo com carne). Mas a história é bem diferente – hambúrguer nunca teve qualquer relação com o presunto. Tudo começou com nômades da Europa Oriental e Ásia, que costumavam comer carne crua finamente cortada. Inspirados neste hábito, no início do século XVIII marinheiros alemães do porto de Hamburgo inovaram, passando a cozinhar a carne. Quem levou para os Estados Unidos a receita de carne moída temperada, amassada em bolinhos redondos e frita como um bife, foram imigrantes alemães. O alimento começou a ser chamado de Hamburg steak (bife de Hamburgo), nome que em pouco tempo foi encurtado para hamburger. Com certa freqüência divulga-se que o sanduíche foi inventado nos Estados Unidos, mas a participação dos norte-americanos foi apenas juntar ao bife o pão.

A alternativa que NÃO mostra uma forma de voz passiva é:

  • A.

    "O alimento começou a ser chamado de hamburg steak...";

  • B.

    "Com certa freqüência divulga-se...";

  • C.

    "...que o sanduíche foi inventado nos Estados Unidos,...";

  • D.

    "A impressão foi reforçada quando surgiram variedades...";

  • E.

    "...que costumavam comer carne crua finamente cortada".

Com base no texto, julgue os itens que se seguem.

A substituição de "foi editado" (L.1) por editou-se mantém a correção gramatical do período.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nos itens a seguir, os fragmentos constituem trechos sucessivos de um texto. Julgue-os quanto à correção gramatical.

Dez mil vezes menores que as bactérias os vírus, não passam de material genético com uma capa de proteina.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a regência dos verbos e as várias formas que podem assumir os pronomes relativos conforme o contexto em que estão inseridos, aponte a alternativa adequada para o preenchimento das lacunas nas frases abaixo:

.

  • A. a que – cujo – o qual – que.
  • B. que – o qual – com o qual – onde.
  • C. que – o qual – com que – onde.
  • D. a que – de cujo – com que – onde.

As questões de números 1 a 12 baseiam-se no texto apresentado baixo.

 

 

 

 

 

Isso ocorre em um contexto histórico de fortalecimento do movimento negro ... (4º parágrafo)

O pronome grifado acima garante o desenvolvimento do parágrafo por referir-se explicitamente à

  • A.

    desvalorização do biótipo da população de origem negra.

  • B.

    imagem pública nem sempre positiva das pessoas de cor negra.

  • C.

    informação de ter havido aumento dos índices demográficos entre os negros.

  • D.

    consciência da existência de preconceitos raciais na sociedade brasileira.

  • E.

    aceitação da origem negra por um número maior de indivíduos desse segmento.

As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto seguinte.

A pontuação está inteiramente adequada na frase:

  • a.

    Recebi, via Internet, de um amigo que há muito não vejo, uma série de fotografias da Terra, tiradas de um satélite.

  • b.

    Tanto os astrônomos antigos como os teólogos, não erravam, na opinião do autor, quando consideravam que, a Terra, essa poeira ínfima, era o centro do universo.

  • c.

    Nada mais central na casa para os pais, que o lugar onde está o berço do filhinho, nada tendo a ver esse centro afetivo, com o geométrico da casa edificada.

  • d.

    Será que Niezstche interrompia a cada belo crepúsculo, suas leituras e seus escritos, sobretudo estes que, tanto peso tiveram nas idéias de seu tempo?

  • e.

    O astronauta russo, Yuri Gagárin, ao ter a visão de nosso planeta a partir de um satélite, enviou para todos nós, esta primeira mensagem de encantamento, "A Terra é azul!".

No grupo de palavras abaixo, há uma alternativa que não está escrita corretamente quanto ao uso do acento, identifique e assinale:

  • A.

    gíz - grávidezes - ceus

  • B.

    armazéns - faróis - álbuns

  • C.

    balões - cores - lápis

  • D.

    sóis - álcoois - mãos

Nas questões de números 14 e 15, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas das frases dadas.

A moça referiu-se_______essas crianças ao ver que elas______ _______ trazendo os brinquedos.

  • A.

    à ... mesmos... estavam

  • B.

    a ... mesma... estava

  • C.

    à ... mesmo ... estava

  • D.

    à ... mesmas ... estavam

  • E.

    a ... mesmas ... estavam

Assinale a opção correta acerca da literatura infantil brasileira.

  • A.

    Os poemas de Cecília Meireles relacionados ao mundo infantil tratam, de forma lírica, dos temas do cotidiano.

  • B.

    Com Monteiro Lobato, a literatura infantil brasileira passou por grande transformação no campo da linguagem, pois esteve diretamente associada às inovações artísticas da semana de 22.

  • C.

    A produção literária infantil no Brasil não é significativa, pois são muito poucos os autores que se dedicam ao mundo infantil como tema de seus livros.

  • D.

    A produção literária infantil afasta-se radicalmente das raízes culturais brasileiras, que ficaram restritas à tradição oral de narrativas folclóricas.

Com referência a aspectos gramaticais do texto, julgue os seguintes itens.

O termo "pobreza" é um substantivo abstrato terminado pelo sufixo –eza, que indica estado e condição.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...