Questões de Língua Portuguesa

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto seguinte.

A verdadeira liderança

Uma organização prestadora de serviços foi contratada para realizar um trabalho que envolveria vários de seus integrantes. Um destes, a certa altura, deixou de participar das atividades programadas. Então, o líder do grupo decidiu visitálo. Era uma noite muito fria, e encontrou o seu liderado em casa, sozinho, sentado diante da lareira, onde um fogo brilhante e acolhedor queimava as achas.

Sabendo o porquê da visita do líder, o liderado deu-lhe as boas-vindas, convidou-o a sentar-se em uma cadeira que estava perto da lareira e ficou quieto, esperando. O líder acomodou-se confortavelmente, porém não disse nada. Em silêncio, ambos contemplavam o estalar da lenha e a dança das chamas.

Quando passaram alguns minutos, o líder se levantou, foi para junto da lareira, examinou as brasas que se formaram e, cuidadosamente, selecionou a mais incandescente de todas, separando-a das demais e empurrando-a para o lado. Em seguida, sentou-se novamente, permanecendo silencioso.

O liderado quieto, porém fascinado, analisava todos os gestos do líder. Aos poucos, percebeu que a brasa, antes a mais viva de todas, ia perdendo, agora solitária, o brilho e o calor. Passados alguns minutos, apagou-se de vez.

O líder levantou-se, foi de novo para junto da lareira e manipulou novamente o carvão apagado, colocando-o de volta entre as brasas, no meio do fogo. Imediatamente o carvão voltou a incandescer, alimentado pelo calor dos outros carvões ardentes.

Nenhuma palavra tinha sido dita desde o cumprimento inicial. O líder levantou-se para ir embora. Quando se aproximou da porta, seu liderado lhe disse: "Você é um líder verdadeiro, obrigado por ter vindo e por me ensinar tanto por meio desse seu belíssimo sermão. Quero voltar ao convívio do nosso grupo."

(Ad

Está correta a articulação entre os tempos e modos verbais na frase:

  • A.

    O líder levantara-se, tendo ido de novo para junto da lareira e manipulando novamente o carvão que se apagou.

  • B.

    Sentaram-se, e assim ficariam algum tempo, a olhar as chamas que dançavam na lareira, produzidas pelo queimar das achas.

  • C.

    À medida que fossem queimando, as achas ensejam uma espécie de dança, que os dois acompanhariam com deleite.

  • D.

    O liderado acompanhava com atenção o cuidado com que o líder aproximaria o carvão das chamas que ardem com intensidade.

  • E.

    Se nenhuma palavra tinha sido dita, ainda assim fora evidente que cada gesto valesse por si só um belo sermão.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 01 A 10, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA.

No trecho: "Ivete Sangalo (...) se quisesse, poderia ter se desvencilhado do rótulo há muito tempo.", as formas verbais destacadas exprimem um ato:

  • A. futuro
  • B. possível de ser realizado
  • C. presente
  • D. que não pode se realizar

"Vacinas, medicamentos, computadores, telefones, quadro de avisos, tudo foi quebrado." É CORRETO afirmar que, na frase, o termo destacado exerce, sintaticamente, a função de:

  • A.

    Sujeito.

  • B.

    Aposto.

  • C.

    Adjunto adnominal.

  • D.

    Adjunto adverbial.

Assinale a alternativa que não apresenta problemas de pontuação.

  • A.

    Diferentemente das animações: Shrek, Monstros S.A. ou Deu a Louca na Chapeuzinho que são bem mais adultas que infantis, A Família do Futuro é para todas as idades. Tem as cenas fantasiosas para a galerinha mais jovem, e ótimas sacadas sobre o comportamento humano, com que os adultos vão se deliciar.

  • B.

    Diferentemente das animações Shrek; Monstros S.A; ou Deu a Louca na Chapeuzinho – que são bem mais adultas que infantis, A Família do Futuro é para todas as idades. Tem as cenas fantasiosas, para a galerinha mais jovem e ótimas sacadas sobre o comportamento humano, com que os adultos vão se deliciar.

  • C.

    Diferentemente das animações Shrek, Monstros S.A. ou Deu a Louca na Chapeuzinho, que são bem mais adultas que infantis. A Família do Futuro é para todas as idades: tem as cenas fantasiosas para a galerinha mais jovem e ótimas sacadas sobre o comportamento humano com que os adultos vão se deliciar.

  • D.

    Diferentemente das animações Shrek, Monstros S.A. ou Deu a Louca na Chapeuzinho – que são bem mais adultas que infantis –, A Família do Futuro é para todas as idades: tem as cenas fantasiosas para a galerinha mais jovem e ótimas sacadas sobre o comportamento humano, com que os adultos vão se deliciar.

  • E.

    Diferentemente, das animações Shrek, Monstros S.A. ou Deu a Louca na Chapeuzinho – que são bem mais adultas que infantis, A Família do Futuro é para todas as idades, tem as cenas fantasiosas para a galerinha mais jovem e ótimas sacadas sobre o comportamento humano, com que os adultos vão se deliciar.

O grupo de palavras que são acentuadas pela razão está corretamente expresso em:

  • A. avô, jiló, bisavô,
  • B. porém, bênção, pó
  • C. véu, aí, Grajaú
  • D. coração, estudará, éter
  • E. cajá, vêm, averigúe

Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto apresentado abaixo.

A tese de Fichte, entretanto, se move dentro do âmbito de uma teoria geral do exercício da liberdade, válida para todos os tempos e todos os lugares, enraizada na existência de um eu puro. Nosso ponto de partida é bem outro; claro que a educação para a liberdade deve pressupor a freqüentação de elementos não-livres vistos como o solo em que medra o desenvolvimento da liberdade. Mas entendemos que a tese nada tem a ver com um suposto eu puro, pois ela se mostra essencialmente e antes de tudo em seu caráter histórico: não existe algo como uma liberdade constitutiva da natureza humana considerada em si mesma.

Considerado o fragmento acima e o contexto, é correto afirmar:

  • A.

    a conjunção entretanto equivale a "por conseguinte".

  • B.

    em é bem outro, o advérbio foi empregado para demarcar, com nitidez, a diferença alegada.

  • C.

    a frase pois ela se mostra essencialmente e antes de tudo em seu caráter histórico expressa uma conseqüência.

  • D.

    no segmento em seu caráter histórico, o termo destacado refere-se a um suposto eu puro.

  • E.

    os dois-pontos anunciam uma enumeração, série com a qual se deseja apresentar uma explicação convincente.

Com referência às idéias e às estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os itens que se subseguem.

O emprego de sinal indicativo de crase em "às empresas" (L.6) justifica-se pela regência de "capital" (L.6) e pela presença de artigo definido feminino singular.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação às idéias e às estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os próximos itens.

Em "se comprometeram" (L.7-8), o pronome "se" indica que o sujeito da oração é indeterminado.

  • C. Certo
  • E. Errado

O texto abaixo serve de base para as questões 14 a 30.

HAMBÚRGUER
                                        Márcio Bueno, A origem curiosa das palavras

             Sanduíche de carne moída, temperada, ligada com ovo, amoldada em bife e frita na chapa. Em países de língua inglesa, há quem entenda que hamburger, se não é atualmente, pelo menos na sua origem foi um sanduíche de ham (presunto, em inglês) com burger (que deveria ser carne). A impressão foi reforçada quando surgiram variedades como o eggburger (ovo com carne) e o cheeseburger (queijo com carne). Mas a história é bem diferente – hambúrguer nunca teve qualquer relação com o presunto. Tudo começou com nômades da Europa Oriental e Ásia, que costumavam comer carne crua finamente cortada. Inspirados neste hábito, no início do século XVIII marinheiros alemães do porto de Hamburgo inovaram, passando a cozinhar a carne. Quem levou para os Estados Unidos a receita de carne moída temperada, amassada em bolinhos redondos e frita como um bife, foram imigrantes alemães. O alimento começou a ser chamado de Hamburg steak (bife de Hamburgo), nome que em pouco tempo foi encurtado para hamburger. Com certa freqüência divulga-se que o sanduíche foi inventado nos Estados Unidos, mas a participação dos norte-americanos foi apenas juntar ao bife o pão.

"A impressão foi reforçada quando surgiram variedades..."; a palavra abaixo em que o prefixo RE- tem a mesma significação que possui na palavra sublinhada é:

  • A.

    revisitar;

  • B.

    retornar;

  • C.

    rejubilar;

  • D.

    religar;

  • E.

    reescrever.

Na frase "Hoje acredito que isso não é necessariamente verdade", o termo sublinhado significa que se trata de uma declaração que

  • A.

    deixou de ter utilidade

  • B.

    não se aplica a todos os casos.

  • C.

    é o oposto daquilo em que a autora acreditava

  • D.

    é falsa.

  • E.

    não precisa ser considerada verdadeira.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...