Questões sobre Fonologia

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A alternativa que deverá ter todas as palavras acentuadas graficamente é:

  • A.

    Economica, tarrafa, canoa, abobora, farinha.

  • B.

    Economica, cafe, concordancia, silaba, lapis.

  • C.

    Economia, fracionarios, pe, litoral, casario.

  • D.

    Economia, gostosa, segurança, eletricidade.

A divisão silábica (indicada por pontos) e a grafia estão CORRETAS em:

  • A.

    e.gré.gios - pro.cras.ti.na.tó.rio - quin.qui.dio

  • B.

    o.pró.brio - des.cri.mi.nar - an.ti-in.fec.ci.o.so

  • C.

    pai.sa.gem - su.pe.ra.bun.dân.cia - es.pa.ci.o.tem.po.ral

  • D.

    ig.no.mi.ni.o.so - ar.qui-se.gu.ro - só.ci.o.ins.ti.tu.ci.o.nal

NÃO há erro de grafia em:

  • A. A peça foi minunciosamente examinada no laboratório da faculdade de Engenharia.
  • B. A intercessão do Banco Central pode pôr em xeque os planos do Planalto para controle da inflação.
  • C. Essa regra, conforme previsto no próprio dispositivo constitucional, deixará de vigir assim que a emenda for promulgada.
  • D. Um dos fins da OEI é contribuir a fortalecer o conhecimento, a compreensão mútua, a integração, a solidariedade e a paz entre os povos íbero-americanos.

Assinale a alternativa em que todas as palavras estão corretamente separadas por sílabas.

  • A. I-ta-pe-ma / go-ver-na-dor / cons-tru-ção / ci-da-de.
  • B. Go-ver-na-dor / in-dús-tria / Ita-pe-ma / ba-res.
  • C. Tu-ris-mo / res-ta-u-ran-tes / eco-no-mia / cons-tru-ção.
  • D. Ci-da-de / e-co-no-mia / res-tau-ran-tes / aço-ria-nos.

Considere as seqüências de palavras abaixo e identifique a alternativa em que a separação silábica foi feita corretamente:

  • A. a-mea-ça, do-u-ra-do, caa-tin-ga, saí-da.
  • B. des-vi-o, des-a-ten-to, pa-ssa-ri-nho, a-u-ro-ra.
  • C. de-sa-gu-ou, caa-tin-ga, pa-ssa-do, ap-lau-so.
  • D. car-ro-ça, li-vra-ria, e-lei-ção, a-li-nha-do.

Atenção: As questões de números 01 a 10 baseiam-se no texto abaixo.

Assinale a alternativa que apresenta redação clara e adequada à norma culta da Língua Portuguesa.

  • A.

    Apesar da quantidade de textos dedicados a relação entre arte e política ser extensa, quase todos os trabalhos tem argumentado de que a primeira sempre faz referência à última.

  • B.

    As obras artísticas reconhecidas como mais perenes, mantém a expectativa do público e lhes provoca, reiteradamente, a sensação de não saber exatamente porque as relações humanas são tão complexas.

  • C.

    Nas óperas italianas dos anos 1800 a que fizemos referência, sacerdotes, trovadores e heróis são, antes de tudo, seres humanos comuns, perplexos diante de sua sina e de seus anseios mais íntimos.

  • D.

    Justamente por tratar de um tema onde os sentimentos mais profundos afloram, já fazem quase 200 anos que a Norma traz emoção aqueles que admiram obras típicas do Romantismo.

  • E.

    Se não fossem os conflitos pessoais que passamos, não havia se quer a possibilidade de pensar em crises político-sociais, à medida que o homem é, ao fim e ao cabo, o centro de tudo.

Está clara, correta e coerente a redação da seguinte frase:

  • A.

    O autor não esconde sua admiração com os valores da nossa cultura, aos quais ele considera tão estimulantes no sentido de revolucionar nosso ensino.

  • B.

    O autor considera alguns traços da cultura do povo brasileiro altamente estimulantes a uma verdadeira − e mesmo indispensável − revolução no nosso sistema de ensino.

  • C.

    Não seria preciso negligenciarmos quanto aos nossos valores culturais para se obter bons resultados numa revolução do nosso ensino, conforme o preconiza o autor.

  • D.

    Já devem ter ocorrido a muitas pessoas que as reformas são necessárias em nossa educação, mas poucas dão sugestões ou se atrevem a propor uma autêntica revolução.

  • E.

    O autor se mostra intransigente ao ser necessária uma revolução em nosso sistema de ensino, haja visto que chega a considerá-lo atualmente uma perda de tempo.

Quanto à acentuação, grafia das palavras e ocorrência do sinal de crase, a frase inteiramente correta é:

  • A.

    Uma revolução no ensino não se faz de modo fortuíto, mas voltada à uma transformação real e motivada das formas de pensamento.

  • B.

    Educação não é simples tarefa para filântropos, mas um emprendimento cultural que cabe à sociedade elevar à níveis de excelência.

  • C.

    Uma reforma não é o mesmo que uma revolução do ensino: falta àquela o teor de radicalismo necessário e conseqüente que é inerente a esta.

  • D.

    O autor recorreu a varias formas verbais no infinitivo para enfatisar o valor de cada ação que julga imprecindível à uma revolução no ensino.

  • E.

    Não será à partir de tímidas reformas que se provirá a educação dos meios para, de fato, construir pessoas e desenvolver idéias.

As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto seguinte.

Atente para as seguintes afirmações:

I. O emprego de pontos de exclamação e reticências ao longo do texto indica a ação constante da subjetividade de quem o escreveu.

II. No terceiro parágrafo o autor pondera, de modo equilibrado e simétrico, a antinomia entre as razões do cérebro e as do coração.

III. No quarto parágrafo, o autor refere-se a um seu amigo, a Fernando Pessoa e a Nieztsche para ilustrar perspectivas e conclusões bastante distintas.

Em relação ao texto, está correto somente o que se afirma em

  • a.

    I.

  • b.

    II.

  • c.

    III.

  • d.

    I e II.

  • e.

    I e III.

As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto seguinte.

Considerando-se o contexto, traduz-se corretamente o sentido de uma frase ou expressão do texto em:

  • a.

    Certos estavam os teólogos = os teólogos estavam seguros.

  • b.

    tenha secretamente elegido a Terra = com desvelo foi escolhida a Terra.

  • c.

    onde o fogo crepita = aonde ardem as labaredas.

  • d.

    se riram da sua ingenuidade e presunção = fizeram glosa de sua inocência e premeditação.

  • e.

    era uma deformação do espírito = representava uma deturpação da alma.

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