Questões sobre Fonologia

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Num ditado feito pela professora, em vez de advogado o aluno escreveu adivogadu. Esta forma de escrita resulta de:

  • A.

    apego às formas fonéticas da língua;

  • B.

    desinteresse em aprender a variedade escrita da língua;

  • C.

    alfabetização incompleta, favorecendo a distração;

  • D.

    confusão com as formas ortográficas;

  • E.

    incapacidade de análise da linguagem oral.

Das palavras abaixo relacionadas, extraídas do texto, a única em que o número de letras coincide com o número de fonemas é:

  • A.

    carrancudo

  • B.

    assinalados

  • C.

    China;

  • D.

    aquela;

  • E.

    palmatória

Ao se lembrar do tempo em que iniciava os primeiros estudos, o narrador destaca o

  • A.

    tratamento sempre rigoroso sofrido por ele, como por todos os alunos de escola pública, naquela época.

  • B.

    privilégio de sua situação social, decisivo para o estabelecimento de diferenças de tratamento.

  • C.

    constrangimento sofrido pelo menino, quando era alvo das excessivas atenções de sua primeira professora.

  • D.

    tratamento especial que recebia na escola, em virtude da superioridade de sua inteligência e de seu interesse pelo saber.

  • E.

    constrangimento que sofria por se sentir um privilegiado entre os colegas de sala, um tanto mais pobres do que ele.

As expressões botaram-me para aprender, fui ali recebido, mandaram-me para a aula de outro professor indicam

  • A.

    as iniciativas tomadas pelo menino nas situações de aprendizagem.

  • B.

    a benevolência com que os adultos atendiam aos desejos do menino.

  • C.

    a passividade de alguém cujo destino é decidido pelos outros.

  • D.

    o autoritarismo com que era tratado o menino durante as aulas.

  • E.

    o pouco caso que o menino fazia das ordens dos adultos.

No último parágrafo, a informação contida na frase Havia para mim um regime de exceção é exemplificada pelas seguintes frases:

I. A tabuada era cantada em coro.

II. Muitos deles eram moradores do engenho.

III. Existia um copo separado para eu beber água.

IV. Os outros meninos sentavam-se em caixões de gás.

 

A exemplificação ocorre APENAS em

  • A.

    I e II

  • B.

    II e III

  • C.

    I e III

  • D.

    II e IV

  • E.

    III e IV

De acordo com o texto, o sentimento que tem o menino, na condição de que desfruta na sala de aula, é o da

  • A.

    ampla solidariedade com os colegas.

  • B.

    piedade pela humilhação que sofrem os colegas.

  • C.

    intolerância para com o professor.

  • D.

    satisfação com a desigualdade.

  • E.

    revolta contra os castigos aplicados.

Está redigido de forma inteiramente adequada à norma culta o seguinte comentário sobre o texto:

  • A.

    Apesar de que nem todo o mundo gosta de literatura, sempre haverão leitores que José Lins do Rego cativará, enquanto escritor cujo o estilo é simples e direto.

  • B.

    À medida que se vai lendo esse trecho do romance, ele é rico em informações sobre as práticas educacionais vijentes nas antigas escolas.

  • C.

    Fica evidente que o menino tratava-se de um privilegiado, conquanto recebia condescendências graças a ser neto de coronel.

  • D.

    Um momento doloroso desse trecho é aonde o menino confessa de sentir-se bem com esse regime de miséria.

  • E.

    A bolsa a tiracolo indica, em contraste com os bauzinhos de flandres, a condição social privilegiada do neto do coronel Zé Paulino.

A frase do texto que está reescrita numa linguagem informal é:

  • A.

    Parece que ainda estou vendo eles, olhando pra mim.

  • B.

    Eu iria conviver com estranhos um dia inteiro.

  • C.

    Cantava-se a tabuada em uníssono, num ritmo que jamais esqueci.

  • D.

    Eu desfrutava de uma condição distinta da dos demais alunos.

  • E.

    Como neto do prefeito da terra, fazia jus a agrados e condescendências.

As normas de concordância verbal estão inteiramente respeitadas na frase:

  • A.

    Uma boa parte da criançada moravam lá mesmo, no engenho.

  • B.

    Chegava a me envaidecer aqueles agrados e bajulações.

  • C.

    O que mais me agradava em suas lições eram os carinhos recebidos.

  • D.

    Mesmo que tivesse raiva de mim, os meninos não a manifestavam.

  • E.

    Não havia quem deixassem de cantar a tabuada.

Está adequadamente empregada a expressão em destaque na frase:

  • A.

    O ritmo da tabuada à que me impressionava ainda está em meus ouvidos.

  • B.

    Os bolos com que os alunos eram castigados machucavam bastante.

  • C.

    Tinha um cavalo branco, na qual garupa eu ia orgulhoso.

  • D.

    Existia um copo separado, de cujo só eu podia utilizar para beber água.

  • E.

    Os agrados dos quais me distinguiam deviam-se à minha condição de neto do coronel Zé Paulino.

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