Questões sobre Hematologia

Lista completa de Questões sobre Hematologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma mulher de 32 anos de idade, previamente saudável, apresentou quadro de fadiga, astenia e palidez leve cutaneomucosa. Os exames laboratoriais evidenciaram hemoglobina = 5,0 g/dL (VR = 12 g/dL a 14 g/dL); volume corpuscular médio (VCM) = 90 fL (VR = 80-99); contagem absoluta de reticulócitos = 100 × 109 /L (VR = 30 a 80); haptoglobina < 10 mg/dL (VR = 30-200); lactato desidrogenase (LDH) = 667 U/L (VR = 120-220); bilirrubina indireta = 4,8 mg/dL (VR = 0,8 a 1,2); e esfregaço de sangue periférico sem esquizócitos. O teste de antiglobulina direto (TAD) mostrou 3+ anti-IgG e anti-C3 positivo.


A respeito desse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir. 
Germes como Mycoplasma pneumoniae devem ser rastreados como fatores infecciosos desencadeadores da AHAI na paciente mencionada.

Nos últimos anos, inúmeras ações governamentais e não governamentais têm buscado interferir nos níveis de Anemia Ferropriva na população. Apesar de diferentes intervenções com o uso de medidas profiláticas, educativas, modificações ambientais e um maior interesse político, os índices de anemia seguem muito altos. (Sociedade Brasileira de Pediatria, 2018) Sobre a Anemia Carencial Ferropriva, é INCORRETO afirmar que:

    A) A anemia ferropriva (diminuição sanguínea da hemoglobina e hematócrito e alterações hematimétricas) é o estágio final da deficiência de ferro.

    B) A depleção de ferro ocorre de forma progressiva, de acordo com a extensão e a rapidez da instalação.

    C) Em se tratando de reposição parenteral de ferro, a via intramuscular é melhor que a intravenosa devido a apresentar menos complicações.

    D) Na avaliação do hemograma, leucopenia e plaquetose também podem ser indicativos do quadro de anemia e devem ser considerados.

    E) No tratamento medicamentoso, o ferro é mais bem absorvido como sal ferroso (Fe++) num ambiente levemente ácido, por isso a indicação de tomá?lo com meio copo de suco de laranja.

O diagnóstico diferencial das anemias microcíticas é clinicamente importante, uma vez que apresentam causas, tratamento e prognóstico diferentes. Atualmente, a comprovação diagnóstica dessas doenças é obtida pela realização de exames que avaliam o metabolismo do ferro, a eletroforese de hemoglobina e a dosagem de HbA2.

VALORES DE REFERÊNCIA:
• Hb (hemoglobina): 12-14 g/dL. • Ferritina: homens: 22-322 ng/mL; mulheres: 10-291 ng/mL. • Ferro sérico: homens: 70-180 µg/dL; mulheres: 60-180 µg/dL. • Índice de saturação da transferrina (IS): homem 20–50%; mulher 15–50%. • Capacidade total de ligação do ferro (CTLF): 250–450 µg/dL.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)

    A) II, apenas.

    B) I e IV, apenas.

    C) II, III e IV, apenas.

    D) I e III, apenas.

    E) I, II, III e IV.

Sobre a Leucemia Mielocítica Aguda (LMA), analise os excertos, abaixo:


I - afeta tanto adultos quanto crianças e representa cerca de 20% das leucemias da infância.

II - os pacientes apresentam febre, anemia, fadiga. Os problemas com sangramentos são frequentes.

III - a sobrevida média dos pacientes é de 4 a 6 anos. Em cerca de 30% dos pacientes ocorre uma transformação da leucemia em outras neoplasias linfoides mais agressivas, nestes casos a maioria dos pacientes sobrevivem menos de 1 ano.


Está correto o que se afirma em:

    A) I, apenas.

    B) II, apenas.

    C) I e II, apenas.

    D) II e III, apenas.

    E) I, II e III.

Na análise do hemograma, a contagem de reticulócitos diminuída, está associada a/à:

    A) anemias hemolíticas.

    B) anemias hipoproliferativas.

    C) hemorragias agudas.

    D) ferropenia.

    E) lesões hepáticas e alcoolismo

É correto afirmar que o linfoma de Burkitt é um tipo de linfoma:

    A) Hodgkin de células T.

    B) Hodgkin de células B.

    C) não-Hodgkin de células T.

    D) não-Hodgkin de células B.

    E) não-Hodgkin de células mesenquimais.

Acerca das doenças hematológicas, julgue o item a seguir.


A púrpura trombocitopênica idiopática (PTI) é a causa mais comum de trombocitopenia na infância.

Acerca das doenças hematológicas, julgue o item a seguir.


Além da anemia ferropriva, a talassemia e as infecções agudas podem apresentar-se com anemia microcítica e hipocrômica.

Acerca das doenças hematológicas, julgue o item a seguir.


A púrpura de Henoch-Schönlein é uma doença benigna, precedida por infecção viral.

A anemia é condição clínica de grande prevalência e impacto na Atenção Básica, acometendo tanto a população pediátrica (principalmente por causa carencial) como a população adulta e geriátrica (quadros de sangramentos crônicos). Considerando o estudo do laboratório e cinética do Ferro, bem como as características hematimétricas da anemia ferropriva, complete CORRETAMENTE as lacunas:
A anemia ferropriva é a mais comum do mundo, decorrente de carência nutricional ou de sangramentos crônicos. Laboratorialmente, o evento inicial é a queda de _______________ para haver como evento final a manifestação no hemograma da anemia. No estudo da cinética do ferro, observa-se ainda elevação dos níveis de _____________. A característica hematimétrica pode ser normocíticanormocrômica inicialmente, mas depois passa a ter o caráter clássico de anemia hipocrômica-microcítica, sendo que a ______________ antecede a _______________.
Assinale a alternativa que corresponde CORRETAMENTE às lacunas:

    A) ferro sérico-TIBC-microcitose-hipocromia.

    B) ferro sérico-saturação de transferrina-hipocromia-microcitose.

    C) saturação de transferrina-ferritina-microcitose-hipocromia.

    D) ferritina-transferrina-hipocromia-microcitose.

    E) ferritina-transferrina-microcitose-hipocromia.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...