Questões sobre Hematologia

Lista completa de Questões sobre Hematologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre o diagnóstico clínico e laboratorial da anemia ferropriva, considere a alternativa incorreta:

    A) As manifestações clínicas da deficiência de ferro são determinadas pelos estágios de depleção, deficiência de ferro e anemia, propriamente, dita.

    B) Quando as repercussões clínicas e fisiológicas são aparentes, como apatia, cansaço, irritabilidade, taquicardia e outros. Exames laboratoriais específicos oferecem diagnóstico em cada um destes períodos.

    C) A depleção de ferro, primeiro estágio, é caracterizada por diminuição dos depósitos de ferro no fígado, baço e medula óssea e pode ser diagnosticada a partir da ferritina sérica, principal parâmetro utilizado para avaliar as reservas de ferro.

    D) Valores de ferritina inferiores a 12?g/L são fortes indicadores de depleção das reservas corporais de ferro em crianças menores de 5 anos, e inferiores a 15?g/L para crianças entre 5 e 12 anos.

    E) A OMS estabelece como ponto de corte para diagnóstico de anemia valores de hemoglobina menores que 12g/dl e 12,5g/dl para crianças de 6 a 60 meses e crianças de 5 a 11 anos de idade, respectivamente.

A agranulocitose também é chamada de neutropenia ou granulocitopenia. De acordo com a definição mais difundida, ocorre quando o número de neutrófilos é inferior a 1.000 – 1.500 células por milímetro cúbico de sangue. É uma patologia rara, mas potencialmente grave. Com relação a agranulocitose é correto afirmar:

    A) Quando a agranulocitose é causada por um transtorno autoimune, os corticosteroides não apresentam bons resultados.

    B) É classificada como leve quando o número de neutrófilos é maior que 1.000 – 1.500 células/milímetro cúbico de sangue.

    C) É classificada como moderada quando o número de neutrófilos é inferior a 500 – 1.000 células/milímetro cúbico de sangue.

    D) É classificada como grave quando o número de neutrófilos é superior a 500 células/milímetro cúbico de sangue.

Trombocitose essencial (trombocitemia primária) é uma doença mieloproliferativa associada a um aumento no número e tamanho de plaquetas circulantes. A trombocitose reativa é uma contagem elevada de plaquetas secundária a outra doença. É correto afirmar:

    A) Com a trombocitose secundária, a contagem de plaquetas é, muitas vezes, > 1.000.000/mcL e a causa pode ser óbvia por história e exame físico (talvez com teste confirmatório). Achados de hemograma completo e esfregaço do sangue periférico ajudam a sugerir deficiência de zinco e hemólise.

    B) Com a trombocitose secundária, a contagem de plaquetas é, muitas vezes, < 1.000.000/mcL e a causa pode ser óbvia por história e exame físico (talvez com teste confirmatório). Achados de hemograma completo e esfregaço do sangue periférico ajudam a sugerir deficiência de ferro e hemólise.

    C) Com a trombocitose secundária, a contagem de plaquetas é, muitas vezes, < 1.500.000/mcL e a causa pode ser óbvia por história e exame físico (talvez com teste confirmatório). Achados de hemograma completo e esfregaço do sangue periférico ajudam a sugerir deficiência de potássio e hemólise.

    D) Com a trombocitose secundária, a contagem de plaquetas é, muitas vezes, < 2.000.000/mcL e a causa pode ser óbvia por história e exame físico (talvez com teste confirmatório). Achados de hemograma completo e esfregaço do sangue periférico ajudam a sugerir deficiência de magnésio e hemólise.

Analise as afirmativas abaixo referente a anemia hemolítica esferocitose hereditária e marque verdadeiro V ou falso F:


( ) É caracterizada por disfunção de uma ou mais proteínas de membrana, gerando alteração na flexibilidade da hemácia com destruição periférica precoce. Clinicamente varia desde anemia discreta compensada até grave anemia hemolítica.

( ) O diagnóstico pode ser confirmado pela presença do Corpúsculo de Heinz no esfregaço de sangue periférico e pela pesquisa de G6PD.

( ) O tratamento inclui reposição de ácido fólico e esplenectomia para os pacientes com anemia mais grave.

( ) A transfusão de concentrados de hemácias deverá ser reservada para pacientes em crise aplásica ou hemólise grave.

( ) É uma desordem genética ligada ao cromossomo X.


Assinale a alternativa que corresponde a sequência CORRETA:

    A) V, V, F, F, V.

    B) V, F, V, F, V.

    C) V, F, V, V, F.

    D) V, V, F, V, F.

A Anemia é um achado frequente na prática do médico de atenção primária à saúde (APS).
Das anemias macrocíticas, a causa mais comum de anemia megaloblástica por deficiência de ácido fólico é:

    A) Neoplasia.

    B) Alcoolismo.

    C) Tabagismo.

    D) Deficiência de vitamina B12.

    E) Intoxicação medicamentosa.

Paciente feminina, 25 anos, consulta por história de astenia e parestesias em membros distais. Ao exame físico apresenta palidez cutânea e alopecia. Previamente hígida, sem outras queixas. Foram solicitados exames laboratoriais: Hemograma: Hb: 7,3 g/dl, Ht 22%, VCM106 fL, HCM:36pg, Leucócitos: 4100/mm3, plaquetas 143000/mm3, Creatinina: 0,8mg/dl, TGP:26U/L, TGO:25U/L, Bilirrubina total: 1,22mg/dl, Bilirrubina direta: 0,22mg/dl, Bilirrubina indireta 1,0mg/dl, DHL: 1270 U/L. Qual a hipótese diagnóstica mais provável para essa paciente?

    A) Anemia aplásica

    B) Anemia megaloblástica

    C) Talassemia

    D) Síndrome de Plummer-vinson

Assinale a alternativa correta com relação ao Linfoma de Hodgkin:

    A) Ocorre frequentemente de forma hereditária

    B) Ocorre mais freqüentemente entre 30 e 55 anos

    C) As células de Reed-Sternberg são linfócitos B característicos da doença

    D) O linfoma de Hodgkin compreende cerca de 32% dos casos da doença

Embora a trombocitopenia imune primária (PTI) não seja considerada uma doença maligna, o impacto dos sintomas na saúde e na qualidade de vida do paciente podem ser bastante restritivos caso ele não receba o tratamento adequado. Os tratamentos atualmente disponíveis possibilitam que o paciente com PTI tenha uma melhora na qualidade de vida, sem sangramento, seguindo naturalmente com o trabalho, estudos, prática de esportes, etc. O tipo de tratamento da PTI pode variar de acordo com a gravidade dos sintomas, e baseia-se principalmente na quantidade e frequência dos sangramentos e na contagem de plaquetas do paciente.
Com relação a PTI é correto afirmar:

    A) Infusões intravenosas de imunoglobulina (IVIG) e anti-D: são medicamentos utilizados para aumentar a contagem de plaquetas.

    B) Quando o tratamento com medicamentos para PTI não funciona, a remoção do baço poderá aumentar a destruição das plaquetas e, também pode diminuir o risco de infecções nesses pacientes.

    C) Corticosteroides: não são comumente usados para tratar PTI. Estes medicamentos, ajudam a diminuir a contagem de plaquetas.

    D) Alguns medicamentos comuns, como o ácido acetilsalicílico e o ibuprofeno, podem diminuir o risco de sangramentos.

Nos casos de Anemia ferropriva, de modo geral, a monitorização deve ser feita por meio da vigilância dos sintomas e da hemoglobina com intervalos de quantas semanas.

    A) 4 semanas.

    B) 6 semanas.

    C) 8 semanas.

    D) 12 semanas.

Que tipo de anemia ocorre por mutação que substitui o ácido glutâmico por valina na posição 6 da cadeia ß da globina?

    A) Talassemia.

    B) Falciforme.

    C) Hipocitratúria.

    D) Anemia Hemolítica Autoimune.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...