Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os próximos itens, a respeito do tratamento paliativo do câncer metastático.
O tratamento sistêmico do câncer gástrico é realizado basicamente com quimioterapia com agentes como cisplatina, oxaliplatina, 5-Fu, irinotecano e epirrubicina; no entanto, recentemente, um estudo fase de III demonstrou que a adição de bevacizumabe à quimioterapia aumenta a sobrevida do grupo de doentes com essa neoplasia.Julgue os itens seguintes no que concerne ao diagnóstico da síndrome do intestino irritável.
O tratamento com antidepressivos é o mais indicado para essa condição clínica.
Considerando o traumatismo torácico, julgue os próximos itens.
A estabilização cirúrgica nos casos de fratura do esterno é indicada no momento do diagnóstico, sempre que houver desvio dos fragmentos ósseos.
Medicina - Cirurgia de Tecido Ósseo e Conectivo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca dos tumores ósseos malignos e benignos, julgue os itens subsequentes.
O condrossarcoma mesenquimatoso com predomínio de células redondas pode responder a esquema de quimioterapia.
Com relação à terapia radionuclídeo, julgue os seguintes itens.
O octreotídeo-111In também pode ser usado para tratamento de tumores neuroendócrinos, embora as taxas de resposta objetiva não sejam tão boas quanto as observadas com octreotato-177Lu.
De acordo com o manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais, os transtornos de personalidades são definidos como experiências subjetivas e comportamentos persistentes que se desviam dos padrões culturais, são estáveis ao longo do tempo e levam à infelicidade. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.
Em população prisional, a prevalência de transtorno de personalidade antissocial é de até 75%, destacando-se a existência de um padrão familiar.
Com relação aos conceitos que envolvem a pesquisa clínica em oncologia, julgue os itens de 51 a 60.
O conceito de avaliabilidade refere-se ao preenchimento das qualificações do paciente segundo os requisitos de seleção discriminados no protocolo. Assim, para poder participar do estudo, o sujeito deve corresponder a todos os critérios de inclusão e exclusão predeterminados.
A púrpura trombocitopênica idiopática (PTI) é o distúrbio hemorrágico que ocorre com maior frequência na faixa pediátrica. A incidência anual em crianças sintomáticas é de 4 a 5,3 casos para cada 100.000 habitantes. A forma aguda da doença acomete ambos os sexos, na mesma proporção. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Em lactentes de até dois anos de idade, a PTI pode estar relacionada à aplicação prévia 15 a 45 dias das vacinas que imunizam a criança contra MMR e hepatite
As infecções do trato urinário (ITU) são a segunda maior causa de infecções nos pacientes, porém a cultura de urina é o exame mais solicitado nos laboratórios de microbiologia clínica. Acerca da ITU, julgue os itens subsequentes.
Paciente do sexo feminino com piúria e contagem de 104 UFC/mL de um único tipo de microrganismo, em urina emitida espontaneamente, apresenta diagnóstico de ITU.
Medicina - Oncologia (Cancerologia Clínica) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
O modelo proposto por Donabedian, em 1960, para a operacionalização da avaliação da qualidade em saúde tem sido amplamente utilizado. A respeito desse modelo, julgue os itens que se seguem.
Os indicadores de processo devem mensurar se os conhecimentos e as tecnologias da saúde foram corretamente aplicados durante processo de atenção à saúde.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...