Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os seguintes itens quanto a leucemias do sistema nervoso central (SNC).

Na leucemia de células B encontradas em adultos, uma entidade relacionada ao vírus HTLV-1, observamos múltiplas massas com ou sem quebra de barreira hematoencefálica na superfície cerebral e substância cinzenta profunda.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes a respeito da identificação de riscos à saúde do trabalhador.

A monitoração individual externa da exposição de trabalhadores de estabelecimentos de saúde a radiações ionizantes deve ser feita por meio de dosimetria com periodicidade semestral, levando-se em conta a natureza e a intensidade das exposições normais e potenciais previstas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de perícia médica, julgue os itens a seguir.

Os trabalhadores expostos à radiação ionizante podem se aposentar após 25 anos de trabalho. Nos casos em que haja comprovada exposição ocupacional acima dos limites de tolerância estabelecidos, esses trabalhadores fazem jus à aposentadoria especial com 15 anos de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à radiologia diagnóstica mamária, julgue os itens que se seguem.

A American Cancer Society recomenda o uso anual da ressonância nuclear magnética como rastreamento em pacientes com carcinoma lobular in situ, hiperplasia lobular atípica e hiperplasia ductal atípica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos problemas que afetam o recém-nascido de alto risco, julgue os itens de 64 a 76.

Um prematuro de 36 semanas pós-conceptuais, nascido com 30 semanas gestacionais e que esteja dependente de oxigênio no capacete a uma fiO2 de 40%, deve ser considerado como tendo displasia broncopulmonar moderada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às infecções hospitalares, julgue os próximos itens.

Suponha que um paciente com queimadura apresenta mudança na aparência do tecido acometido, como separação rápida da escara; mudança na cor, como escurecimento ou aparecimento de tinte violáceo ou edema na margem; e invasão de microrganismos dentro do tecido viável adjacente, verificada no exame histológico de biópsia da queimadura. Nesse caso, se as culturas do tecido queimado e do sangue coletados simultaneamente forem negativas, o diagnóstico de infecção da queimadura fica afastado.

  • C. Certo
  • E. Errado

O polimorfismo do sistema HLA permite diferenciar o próprio do não próprio. Com relação aos tipos de enxerto, julgue os seguintes itens.

A incompatibilidade HLA-DR provoca a mais intensa ativação de células T, que pode ser observada na reação mista de linfócitos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Gamopatias monoclonais são um grupo de desordens caracterizado pela proliferação de um único clone de células plasmáticas que produz uma proteína M monoclonal homogênea. Cada proteína M consiste em duas cadeias pesadas de polipeptídeos da mesma classe e subclasse e duas cadeias leves de polipeptídeos do mesmo tipo. Avanços nos métodos laboratoriais e sua disponibilidade comercial permitiram melhor diagnóstico e manejo do paciente portador de gamopatia monoclonal. A respeito dos conhecimentos acerca das gamopatias monoclonais, julgue os próximos itens.

A macroglobulinemia de Wandenstron não deve ser confundida com mieloma múltiplo IgM secretor. Pacientes com macroglobulinemia de Wandenstron podem ter anemia, hiperviscosidade, sintomas B, sangramento e sintomas neurológicos. Lesões líticas são incomuns. A biopsia de medula óssea tipicamente revela infiltração de células linfoplasmocitárias clonais CD 20 positivas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à anatomia pélvica feminina, julgue os itens a seguir.

A posição do ureter direito no bordo pélvico é sobre a artéria ilíaca comum direita. A identificação do ureter nesse ponto é fácil durante a dissecção cirúrgica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir a respeito de hemorragia digestiva.

O tamanho da úlcera sangrante e sua localização no estômago ou duodeno não interferem no prognóstico de hemorragia digestiva alta.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...