Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca das disposições constantes na CLT, julgue os itens subsequentes.
Os profissionais liberais, as instituições de beneficência, as associações recreativas ou outras instituições sem fins lucrativos que admitirem trabalhadores como empregados equiparam-se ao empregador, para os efeitos exclusivos da relação de emprego.
No que se refere ao tratamento sistêmico do câncer de mama, julgue os itens subsequentes.
A vitamina D e seus metabólitos aumentam a taxa de proliferação celular e, consequentemente, a progressão tumoral em modelos animais.
Em hospital que dispõe, em conformidade com as atuais diretrizes médicas, de todos os recursos diagnósticos e terapêuticos, uma paciente de 76 anos de idade, com antecedentes de câncer de mama tratado (sem recorrência), hipertensão, diabetes e dislipidemia, encontra-se em uso da seguinte medicação: enalapril, metformina, sinvastatina, tamoxifeno e AAS. Ao ser atendida pelo médico, refere que há quatro dias vem apresentando episódios de precordialgia em peso, de moderada intensidade, com irradiação para região cervical e com alívio espontâneo em trinta minutos; que, nas últimas 24 horas, os episódios têm se tornado mais frequentes e de maior intensidade álgica, tendo ocorrido três vezes. No momento em que está sendo examinada, relata apenas leve desconforto torácico do tipo opressão. Ao exame físico, encontra-se eupneica e acianótica. O exame físico apresenta, ainda, os seguintes resultados: PA de 140 mmHg × 70 mmHg; FC de 88 bpm; ritmo cardíaco regular em 2 tempos, sem sopros. Os demais parâmetros utilizados para o exame físico estão normais. A dosagem das enzimas cardíacas (CK-MB e troponina) estão aumentadas em três vezes o valor de referência. A figura a seguir mostra o resultado do eletrocardiograma.

A partir desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Na situação apresentada, a ecocardiografia de estresse está indicada para orientar a conduta a ser seguida, conforme o resultado do teste.
Acerca da fisiopatologia, da epidemiologia, do diagnóstico e da terapêutica dos problemas que afetam o recém-nascido de alto risco, julgue os itens de 51 a 63.
Considere uma gestante com VDRL positivo 1/16, tratada com 4.800.000UI de penicilina benzatina via intramuscular, 15 dias antes do parto. O VDRL do sangue periférico do recém-nascido foi 1/8, o hemograma completo, o exame do líquor e a radiografia dos ossos longos foram normais. Nessa situação, deve-se tratar o recém-nascido com penicilina benzatina 50.000 UI por via intramuscular, dose única.
Com relação às doenças e aos agravos de notificação compulsória, julgue os itens a seguir.
Caso de paciente com suspeita de botulismo deve ser notificado em, no máximo, 24 horas a partir do momento da suspeita inicial.
Considerando que estudos genéticos populacionais têm mostrado várias doenças associadas com certos alelos HLA, julgue os itens a seguir.
O cálculo de risco relativo é usado para comprovar a força de associação entre um antígeno HLA e uma doença.
No que se refere aos distúrbios com neutrófilos, basófilos, eosinófilos, monócitos e linfócitos, julgue os itens a seguir.
São causas de linfocitopenia hereditária: a síndrome de Wiskott-Aldrich, a ataxia-teleangectasia e a imunodeficiência com timoma.
Com relação à doença diverticular dos cólons e suas complicações, julgue os itens subsequentes.
A diverticulite é uma contraindicação para a realização de colonoscopia.
Existem várias modalidades de calor utilizadas de forma terapêutica em fisiatria. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.
Tanto as várias modalidades de aplicação de calor quanto as várias modalidades de aplicação de frio podem ser utilizadas para tratamento de dor e para tratamento de tônus muscular aumentado.
Suponha que tenha sido realizado um estudo para se avaliar um teste rápido para o diagnóstico da influenza A H1N1. O estudo envolveu 114 sujeitos. Sabe-se que, dos 22 exames que resultaram positivos pelo teste rápido, 14 estavam corretos, e que 91 sujeitos sem a doença foram corretamente diagnosticados. O padrão ouro empregado foi o teste de detecção do DNA a partir de amostras de sangue. Considerando essas informações, julgue os seguintes itens.
A probabilidade de um sujeito cujo teste rápido resultou negativo não ter a doença é superior ao valor preditivo negativo do teste rápido.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...