Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Suponha que um paciente de 20 anos de idade tenha acordado da anestesia após uma tímpano-mastoidectomia com paralisia facial periférica do lado operado. No que se refere a esse caso hipotético, julgue os itens subsequentes.

Em lesões do nervo facial durante mastoidectomia, o teste de Schirmer é sempre anormal no pós-operatório imediato.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, referentes aos cuidados que envolvem a terapêutica quimioterápica.

É de competência do enfermeiro oncológico, antes da administração de qualquer quimioterápico, conferir a prescrição médica quanto à ordem escrita e a ordem em que deverá ser administrado o esquema.

  • C. Certo
  • E. Errado

Vários marcadores moleculares da proliferação tumoral já foram identificados. A esse respeito, julgue os próximos itens.

A atividade mitótica em meningiomas pode predizer um comportamento biológico mais agressivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere que um paciente excessivamente crítico seja atendido no hospital e questione as conclusões e indicações de tratamento do médico, exigindo o acesso a seu prontuário. Consta que o paciente venha fazendo uso de paracetamol e haja necessidade de avaliação renal, tendo sido solicitada dosagem de creatinina. Acerca dessa situação clínica hipotética, julgue os itens a seguir.

O medicamento utilizado pelo referido paciente interfere na análise laboratorial de dosagem plasmática de glicemia em jejum do paciente, utilizando-se metodologia espectrofotométrica.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à legislação do trabalho, julgue os itens seguintes.

O PCMSO deverá ter caráter de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho, inclusive de natureza subclínica, além da constatação da existência de casos de doenças profissionais ou danos irreversíveis à saúde dos trabalhadores.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere ao tratamento sistêmico do câncer de mama, julgue os itens subsequentes.

MRD1 tem sido associada a melhor resposta ao tratamento quimioterápico e ao aumento da sobrevida de algumas pacientes com câncer de mama.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em hospital que dispõe, em conformidade com as atuais diretrizes médicas, de todos os recursos diagnósticos e terapêuticos, uma paciente de 76 anos de idade, com antecedentes de câncer de mama tratado (sem recorrência), hipertensão, diabetes e dislipidemia, encontra-se em uso da seguinte medicação: enalapril, metformina, sinvastatina, tamoxifeno e AAS. Ao ser atendida pelo médico, refere que há quatro dias vem apresentando episódios de precordialgia em peso, de moderada intensidade, com irradiação para região cervical e com alívio espontâneo em trinta minutos; que, nas últimas 24 horas, os episódios têm se tornado mais frequentes e de maior intensidade álgica, tendo ocorrido três vezes. No momento em que está sendo examinada, relata apenas leve desconforto torácico do tipo opressão. Ao exame físico, encontra-se eupneica e acianótica. O exame físico apresenta, ainda, os seguintes resultados: PA de 140 mmHg × 70 mmHg; FC de 88 bpm; ritmo cardíaco regular em 2 tempos, sem sopros. Os demais parâmetros utilizados para o exame físico estão normais. A dosagem das enzimas cardíacas (CK-MB e troponina) estão aumentadas em três vezes o valor de referência. A figura a seguir mostra o resultado do eletrocardiograma.

A partir desse caso clínico, julgue os itens a seguir.

Está indicado, para a referida paciente, o uso de clopidogrel e enoxaparina, a qual deve ter dose de manutenção diminuída em 25%, ou seja, a dose deve ser de 0,75 mg/kg de 12 em 12 horas, em vez de 1,0 mg/kg de 12 em 12 horas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da fisiopatologia, da epidemiologia, do diagnóstico e da terapêutica dos problemas que afetam o recém-nascido de alto risco, julgue os itens de 51 a 63.

O diagnóstico clínico de um neonato do sexo feminino com baixo peso e baixa estatura, pescoço alado, orelhas em abano, palato estreito, micrognatia e edema do dorso dos pés é síndrome de Turner.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um paciente de 54 anos de idade, com diagnóstico de leucemia mieloide aguda, recebeu o primeiro ciclo de quimioterapia com citarabina seguida de idarrubicina e, no oitavo dia pósquimioterapia, desenvolveu febre de 38,3 ºC, medida em região axilar, com mais de uma hora de duração. O leucograma realizado mostrou uma contagem absoluta de neutrófilos igual a 350 células por milímetro cúbico.

Com base nesse caso clínico, julgue os itens que se seguem.

Na presença de um cateter de Hickman com hiperemia intensa no local de inserção, a vancomicina forma parte do esquema antibiótico empírico inicial.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que estudos genéticos populacionais têm mostrado várias doenças associadas com certos alelos HLA, julgue os itens a seguir.

A narcolepsia, a espondilite anquilosante e a artrite reumatoide apresentam associações mais fortes, respectivamente, com o HLA-DQB1*0602/HLA-DRB1*1501; HLA B27 e com o HLA-DQB1*2.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...