Questões de Pedagogia

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É comum aos leigos no assunto confundir progressão continuada com promoção automática, que expressam decisões e ações pedagógicas distintas. Assinale a opção que caracteriza corretamente essa diferença.

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Segundo Smolka (1998), a questão "Para quem eu escrevo o que escrevo e por quê?" define uma concepção de alfabetização caracterizada pela:

  • A.

    aprendizagem automática de vocábulos isolados.

  • B.

    repetição e reprodução de palavras e frases feitas.

  • C.

    interação com o outro pelo trabalho de escritura.

  • D.

    prontidão para a execução das tarefas escritas.

  • E.

    capacidade de soletrar fluentemente para o grupo.

A avaliação institucional realizada em uma escola evidenciou a necessidade de qualificação profissional, tanto pedagógica quanto acadêmica. Um trabalho de formação continuada com professores que tenha a intenção de desenvolver competências no enfoque pedagógico e escolar deverá

  • A.

    favorecer o desenvolvimento profissional de forma crítica, numa perspectiva técnica e corporativa.

  • B.

    promover o desenvolvimento profissional, baseado na autonomia e na colegialidade, numa perspectiva cognoscitiva.

  • C.

    redimensionar o desenvolvimento profissional fomentado em processos reflexivos, na pesquisa-ação e na perspectiva sociocrítica.

  • D.

    redimensionar o desenvolvimento profissional centrado na pesquisa-ação, na reflexão organizacional e no enfoque fenomenológico.

  • E.

    compreender o desenvolvimento profissional baseado no trabalho com competências de aprender e ensinar, de perspectiva técnica e funcionalista.

A professora Glória não abria mão do uso do livro didático em quase todos os momentos do cotidiano escolar. A professora Cibele, sua colega de escola, buscava ser mais criativa, mantendo o livro didático como apoio, sem centrar seu trabalho exclusivamente neste material. Em uma conversa na sala de professores, Cibele incentivou a colega a utilizar recursos didáticos alternativos, afirmando que os livros didáticos:

I - determinam as questões fundamentais de cada componente curricular;

II - costumam selecionar dimensões culturais ignorando manifestações genuínas e comumente marginalizadas;

III - estimulam a pesquisa em outras fontes de informação;

IV - proporcionam articulação entre os diferentes campos do conhecimento;

V - estabelecem a forma e a seqüenciação das tarefas e do conteúdo da avaliação.

 Correspondem a uma crítica ao uso excessivo do livro didático as afirmativas:

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    II e IV, apenas.

  • D.

    IV e V, apenas.

  • E.

    I, II e V, apenas.

Segundo César Coll, a escola ativa tem como característica a atividade

  • A.

    funcional, que implica em interesse do sujeito pelo ato.

  • B.

    de efetuação, que implica na realização do ato.

  • C.

    de escuta, que implica no desenvolvimento da capacidade de ouvir.

  • D.

    do movimento, que implica na capacidade de interagir com o meio físico que cerca o sujeito.

  • E.

    estruturante, que implica em que as ações sejam ordenadas e disciplinadas.

A violência urbana é uma realidade que atinge de maneira perversa a todo cidadão e cidadã e, em especial, à criança e ao jovem. Para a escola enfrentar a cultura da violência, faz-se necessário promover uma educação em direitos humanos, que se realiza, segundo Candau (2001), quando

  • A.

    a questão é tratada nas aulas destinadas ao estudo dos temas transversais.

  • B.

    a segurança passa a ser o foco das soluções propostas para a violência escolar

  • C.

    os alunos são capacitados para se tornarem vigilantes uns dos outros no cotidiano escolar.

  • D.

    se oferece aos professores formação em direitos humanos por meio de técnicas didáticas e dinâmicas de grupo.

  • E.

    se transforma em uma postura que penetra as diversas dimensões da ação educativa.

O professor Marcos aplicou alguns instrumentos de avaliação a seus alunos, como trabalhos, testes e provas. Ao final do bimestre, verificou que a maioria tinha atingido notas muito abaixo do esperado. Sob o ponto de vista de uma avaliação que efetivamente diagnostique o processo de ensino e de aprendizagem, o procedimento que se espera desse professor é que:

  • A.

    elabore instrumentos de avaliação mais fáceis no bimestre seguinte, para que os alunos possam obter notas melhores e atingir uma média aceitável.

  • B.

    considere os resultados como produto de desatenção e indisciplina dos alunos, o que proporcionará mudança de postura e melhor aproveitamento no bimestre seguinte.

  • C.

    desconsidere as notas obtidas e os instrumentos de avaliação aplicados e lance nos boletins dos alunos as notas que julgar que cada aluno mereça.

  • D.

    passe a adotar os trabalhos em grupo como forma exclusiva de avaliação, pois motivam mais os alunos e facilitam a obtenção de boas notas pelos mais fracos.

  • E.

    utilize os resultados para avaliar e redimensionar seu próprio trabalho, retornando aos conteúdos com uma nova abordagem metodológica.

Daniel D. Sage defende que as estratégias para a promoção de práticas inclusivas nas escolas exigiriam um novo tipo de liderança por parte dos administradores: a liderança pró-ativa, a qual teria por tarefas:

  • A.

    minimizar os conflitos entre escola e esferas administrativas superiores, estimular as qualidades de todos os envolvidos, especialmente dos alunos, criar incentivos administrativos para os docentes e valorizar as iniciativas coletivas.

  • B.

    criar incentivos administrativos para os docentes, valorizar as iniciativas coletivas, servir de mediador entre escola e família e favorecer estratégias de colaboração entre os grupos.

  • C.

    tornar pluralistas todas as estratégias de liderança, usar uma perspectiva multicultural para interpretar os padrões de comunicação e desenvolver estratégias para colaboração entre os grupos de interesse.

  • D.

    usar uma perspectiva multicultural para interpretar os padrões de comunicação, criar incentivos administrativos para os docentes e minimizar os conflitos entre escola e esferas administrativas superiores.

  • E.

    propor situações em que os conflitos sejam explicitados, usar uma perspectiva multicultural na escolha dos conteúdos escolares e adotar incentivos administrativos para os docentes.

A professora Carla costuma planejar detalhadamente suas aulas. A professora Janaína, contudo, prefere não planejar, agindo muitas vezes de modo improvisado com seus alunos. Conversando a respeito do tema, a professora Carla falou à colega da importância do planejamento escolar que, em um contexto educacional que vise à formação para a democracia e a cidadania, tem como uma função fundamental:

  • A.

    facilitar o controle administrativo exigido pela equipe pedagógica da escola através do preenchimento sistemático de formulários.

  • B.

    explicitar os princípios, objetivos e os procedimentos didáticos para articular as tarefas da escola com as exigências do contexto social.

  • C.

    assegurar a fragmentação própria do trabalho docente, uma vez que objetivos, conteúdos, métodos e processos de avaliação são realidades indissociáveis.

  • D.

    garantir ao docente a comodidade de planificar todo o seu trabalho no início do ano letivo, a fim de que se possa dedicar a outras tarefas importantes no decorrer do ano.

  • E.

    oferecer uma diretriz de ação docente para tornar único e linear o lançamento dos conteúdos, a fixação e a avaliação da aprendizagem.

Segundo Monica Thurler, os tipos de cultura presentes nas escolas e que levam a uma eficácia ótima são as que:

I. favorecem a comunicação e a cooperação.

II. privilegiam o entendimento e a negociação.

III. criam uma forte identidade profissional dos professores.

IV. se articulam em torno de metas precisas.

V. estão voltadas para o entendimento multicultural dos problemas do aprendizado.

São corretas, apenas

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I, II e IV.

  • C.

    I, IV e V.

  • D.

    II, III e IV.

  • E.

    III, IV e V.

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