Questões de Pedagogia

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Uma forma de dar maior qualidade ao trabalho pedagógico, evitando repetência e evasão, é o trabalho em equipe de professores, através do qual todos assumem a responsabilidade pelos alunos de forma conjunta. De acordo com as idéias de Perrenoud (2001), a atuação em equipe traz benefícios à escola porque:

  • A.

    cria grupos dentro do corpo docente, distinguindo os que atuam em equipe e os que preferem a autonomia.

  • B.

    constitui um "contrapoder" diante da direção, no necessário jogo de forças no contexto escolar.

  • C.

    contesta as regras comuns e ameaça a ordem tradicional, pois este tipo de organização é mais forte do que pessoas isoladas.

  • D.

    rompe com o individualismo, flexibiliza as classes, descentraliza a gestão e introduz novas idéias.

  • E.

    estabelece um nicho dentro da escola, interfere nos procedimentos burocráticos e necessita de recursos suplementares.

Analise a situação a seguir e responda às questões 19 e 20.

A professora Vânia costuma circular pela escola com seus alunos distribuídos em duas filas: uma de meninos e outra, de meninas. Em sala de aula, quando realiza um jogo didático, a competição se faz também entre meninas e meninos. Quando precisa dar um exemplo prático sobre algum conteúdo, se for um aspecto que evoque fragilidade e ternura, vale-se de situações da vida das meninas; se evocar vigor e agressividade, utiliza-se de situações que acredita serem do universo dos meninos.

Práticas cotidianas comuns, como as descritas no caso acima, ilustram um tipo de discussão sobre o currículo que questiona a forma como as diferenças de gênero são tratadas na escola. Esta discussão, caracteristicamente crítica, aponta que o currículo escolar vivido desta forma:

  • A.

    desfaz as práticas e concepções sexistas e competitivas, enfatizando a necessária igualdade entre os gêneros.

  • B.

    estimula que os alunos explicitem suas dúvidas acerca da sexualidade e expõe o debate sobre as diferentes opções neste campo.

  • C.

    constrói destinos sociais e produz identidades de gênero marcadas por diferenciação hierárquica, pouco contribuindo para a formação de vínculos de solidariedade.

  • D.

    respeita a pluralidade cultural e evita a exclusão de alunos dos ambientes onde forçosamente seriam discriminados.

  • E.

    demonstra que os problemas sociais advindos das diferenciações de gênero já foram superados no interior da escola, a partir da introdução de um currículo crítico.

Analise a situação a seguir e responda às questões 19 e 20.

A professora Vânia costuma circular pela escola com seus alunos distribuídos em duas filas: uma de meninos e outra, de meninas. Em sala de aula, quando realiza um jogo didático, a competição se faz também entre meninas e meninos. Quando precisa dar um exemplo prático sobre algum conteúdo, se for um aspecto que evoque fragilidade e ternura, vale-se de situações da vida das meninas; se evocar vigor e agressividade, utiliza-se de situações que acredita serem do universo dos meninos.

Os procedimentos utilizados pela professora Vânia fazem parte do currículo escolar?

  • A.

    Sim, pois o currículo envolve o conjunto de conhecimentos, habilidades, valores e hábitos, organizados pedagógica e didaticamente, como também os não explicitados.

  • B.

    Sim, pois o currículo é prioritariamente o resultado de ações espontâneas e não intencionais vivenciadas na escola e sistematizadas ao término de cada ano letivo.

  • C.

    Sim, pois o currículo é a prática didática empreendida pelo professor junto aos alunos, tendo em vista a mudança de atitudes e valores comportamentais.

  • D.

    Não, pois o currículo corresponde ao registro de todas as atividades profissionais realizadas por um indivíduo, visando a apresentar suas competências e habilidades.

  • E.

    Não, pois o currículo é a listagem de matérias a serem transmitidas aos alunos e que são impostas pelo Ministério da Educação e pelas Secretarias Estaduais e Municipais.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais apresentam uma série de temas transversais, dentre os quais a ética tem lugar de destaque. Em uma determinada escola, a equipe pedagógica definiu que o tema deveria ser trabalhado em aulas de Ensino Religioso. De acordo com as propostas dos PCN, este tipo de abordagem do tema ética:

  • A.

    contempla a orientação oferecida pelo documento, pois é da natureza do ensino religioso a discussão de questões éticas e de valores morais.

  • B.

    é coerente, apesar de o ensino acerca do fenômeno religioso envolver conteúdos próprios e não estar orientado para a formação de condutas morais

  • C.

    cria uma especialidade que o isola do currículo, comprometendo o princípio da transversalidade, e não reconhece sua presença nas experiências que ocorrem na escola e fora dela.

  • D.

    revela que a escola está buscando superar o duplo sistema de valores existentes em seu meio e na sociedade, através de ações que desvelem o Bem e o Mal.

  • E.

    ajuda os alunos a compreender que a ética é um fator aglutinador que está presente em todas as religiões, pois só é possível assumir posturas éticas por meio de uma prática religiosa.

O Assistente de Direção deverá contribuir para que o estabelecimento de ensino no qual atua cumpra, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, com as incumbências previstas pela LDB, dentre as quais estão:

  • A.

    elaborar e executar sua proposta pedagógica; administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros; assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas.

  • B.

    assessorar os Órgãos Regionais de Educação na elaboração do Plano Municipal de Educação e na definição das prioridades de atendimento à demanda.

  • C.

    assessorar os Órgãos Regionais de Educação na elaboração do Plano Municipal de Educação, elaborar e executar sua proposta pedagógica e participar do Conselho Municipal de Educação.

  • D.

    garantir o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas, assessorar os Órgãos Regionais de Educação na elaboração do Plano Municipal de Educação e participar da Associação de Pais e Mestres.

  • E.

    administrar pessoal, recursos materiais e financeiros da escola, assessorar os Órgãos Regionais de Educação na elaboração do Plano Municipal de Educação e participar da definição do orçamento Municipal para a educação e do Conselho de Acompanhamento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério.

Uma professora oriunda do Sul do Brasil se mudou para Manaus, indo trabalhar em uma escola desta cidade. Levando em conta todos os fatores que concorrem para a articulação entre os processos de ensino e de aprendizagem, a primeira providência desta professora, em relação a seus alunos, deverá ser:

  • A.

    conhecer o meio social, as manifestações culturais locais e as formas de linguagem dos alunos, pois a aprendizagem tem um vínculo direto com tais fatores.

  • B.

    apresentar aos alunos todos os aspectos culturais de sua região de origem, a fim de que eles se identifiquem com a professora.

  • C.

    aplicar um teste de entrada nos alunos para sondar em que níveis de aprendizagem se encontram, a fim de estabelecer um planejamento sistêmico.

  • D.

    estabelecer o conteúdo programático a ser desenvolvido no ano letivo, de acordo com os referenciais oferecidos pelos órgãos educacionais normativos.

  • E.

    lançar os conteúdos previstos pela orientação pedagógica, pois o processo de ensino e de aprendizagem necessita ser logo iniciado.

Acerca da relação educação e sociedade — dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica —, julgue os itens subseqüentes.

A visão de prática pedagógica defendida pelas teorias crítico-reprodutivistas tem como tarefa assegurar a reprodução da qualificação da força de trabalho, bem como ratificar o otimismo dos educadores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para Vygotsky, o processo de aprendizagem acontece, principalmente:

  • A.

    a partir da maturação das informações do código genético que influencia diferentemente o desenvolvimento, conforme a faixa etária.

  • B.

    pela forte influência do meio sobre o indivíduo que molda paulatinamente a personalidade da criança.

  • C.

    na interação social, sobretudo com pessoas mais experientes que possibilitam, assim, à criança avançar no seu desenvolvimento.

  • D.

    decorrente do desenvolvimento dos esquemas motores e das capacidades cognitivas.

  • E.

    a depender da capacidade volitiva da criança, o que pode variar de uma para a outra.

Jean Piaget é um dos grandes pensadores que vinculou suas pesquisas as questões de desenvolvimento e aprendizagem. Sobre suas idéias é correto afirmar que:

  • A.

    Piaget definiu o desenvolvimento como sendo um produto de equilíbrios sucessivos.

  • B.

    Para Piaget o desenvolvimento cognitivo do individuo não ocorre através de constantes equilíbrios e desequilíbrios.

  • C.

    Para Piaget somente no ser humano é possível a noção de equilíbrio.

  • D.

    A noção de equilíbrio é o alicerce da teoria de Piaget.

Acerca da relação educação e sociedade — dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica —, julgue os itens subseqüentes.

A relação educação e sociedade, em uma dimensão sociocultural, pode ser vista como instrumento de preservação da herança cultural de geração para geração, permitindo trocas diversas entre as diferentes sociedades e a recriação de valores, normas, idéias, saberes, hábitos e crenças de determinado grupo.

  • C. Certo
  • E. Errado
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