Questões de Pedagogia

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Considere o texto abaixo para responder

às questões 22 e 23.

A professora Ana e a professora Beatriz tinham um mesmo

conteúdo a ensinar a seus alunos: a distinção e o funcionamento

dos três Poderes da República (o Legislativo, o Executivo

e o Judiciário). Ana, além de disponibilizar livros sobre

o tema, levou jornais e revistas e pediu que os alunos os

levassem também. A partir desse material, realizou debates,

estimulou a pesquisa bibliográfica e propôs trabalhos de grupo.

Houve respeito ao revezamento da palavra e cooperação

entre os alunos. Beatriz apresentou o tema fazendo uma

explanação com um esquema no quadro. Apresentou alguns

recortes de jornais para ilustrar sua fala. Solicitou que seus

alunos anotassem os tópicos principais sobre o tema. Houve

aceitação e atenção à sua fala.

Analise a prática pedagógica das duas professoras, assinalando a opção que apresenta uma apreciação correta sobre cada uma delas, quanto aos conteúdos.

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Em uma turma de 2º ciclo do Ensino Fundamental, a professora, trabalhando o conteúdo de espaço e forma, propôs o desafio:

Ao final, os alunos fizeram as seguintes afirmações sobre o desafio:

I - "Arrumamos os 6 palitos em forma de pirâmide."

II - "Não é possível formar 4 triângulos iguais com 6 palitos."

 III - "É possível formar só 2 triângulos iguais com 5 palitos e sobra 1 palito."

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    I e III, apenas.

  • E.

    II e III, apenas.

A organização do trabalho escolar em ciclos está associada à progressão continuada e ao questionamento à cultura da repetência. O propósito de impulsionar os processos de mudança e de reorganização do ensino em ciclos considera os processos de avaliação capazes de

  • A.

    eliminar a repetência e favorecer a democratização do ensino e, ainda, economizar gastos com material didático.

  • B.

    promover automaticamente o aluno, evidenciando uma organização flexível e de acesso mais imediato ao mercado de trabalho.

  • C.

    superar a cultura da multirrepetência, fruto de um atraso social e de uma naturalização das diferenças culturais.

  • D.

    prosseguir continuamente como uma regulamentação do fluxo e da reprogramação do trabalho, essencialmente no regime seriado.

  • E.

    avançar em relação às situações de classificação e de discriminação, comprometendo-se com um modelo de avaliação de caráter processual.

O horizonte da proposta de ciclos é a construção de uma nova concepção do processo de aquisição e produção do conhecimento. Considerando o conhecimento como processo - numa construção em que o aluno é situado como sujeito da ação em seu tempo próprio de aprendizagem, sendo formado continuamente - a idéia de interrupção é inadmissível.

A partir do exposto acima, um dos objetivos centrais da proposta de organização do ensino por ciclos é

  • A.

    permitir que todos alunos tenham tempo adequado de aprendizagem.

  • B.

    procurar uma metodologia que dê conta das dificuldades cognitivas dos alunos.

  • C.

    promover o aluno para que este não tenha um conceito negativo de si mesmo.

  • D.

    possibilitar que o professor desenvolva uma mesma metodologia com todos alunos.

  • E.

    evitar processos avaliativos utilizados para exercer controle sobre os alunos.

Uma situação-problema na qual os alunos deverão calcular a receita para 30 porções tem como objetivo:

  • A.

    comparar e organizar coleções pela quantidade de elementos.

  • B.

    identificar as regularidades em séries numéricas.

  • C.

    utilizar a decomposição das escritas numéricas para levantamento de produtos da região.

  • D.

    consolidar e construir significados da multiplicação em situação que envolva números naturais e número racional.

  • E.

    ler e escrever notações numéricas pela compreensão do valor posicional no sistema de numeração decimal.

Esta situação marcou a educação no Brasil nos últimos 50 anos, mostrando-se ora conservadora, ora renovada. Enfatiza: o preparo do indivíduo para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais; os indivíduos precisam aprender a adaptar-se aos valores e às normas vigentes da sociedade de classes e, embora propague a idéia de igualdade de oportunidades, não leva em conta a desigualdade de condições.

Estas idéias traduzem uma concepção de educação

  • A. libertária.
  • B. liberal.
  • C. tecnicista.
  • D. moderna.
  • E. crítica.

Considere a situação abaixo para responder às questões de 33 a 35.

Uma professora do 2º ciclo do Ensino Fundamental, após a leitura de um mapa do Brasil, solicitou a seus alunos que organizassem uma tabela com as distâncias de algumas capitais em relação a Manaus.

Segundo Almeida (2001), "os conhecimentos / habilidades de representação espacial devem ser desenvolvidos e aprofundados desde o 1o até o 4o ciclo [...]; são habilidades ligadas à leitura e à escrita, no sentido amplo de leitura e compreensão do mundo". Nessa concepção, ao realizar o trabalho de leitura de mapas em Geografia, o domínio da linguagem exigido é:

  • A.

    alfabético.

  • B.

    cartográfico.

  • C.

    matemático.

  • D.

    pictórico.

  • E.

    artístico.

Considere a situação abaixo para responder às questões de 33 a 35.

Uma professora do 2º ciclo do Ensino Fundamental, após a leitura de um mapa do Brasil, solicitou a seus alunos que organizassem uma tabela com as distâncias de algumas capitais em relação a Manaus.

As situações didáticas de leitura do mapa e elaboração de uma tabela referem-se a conteúdos conceituais e procedimentais que envolvem:

  • A.

    identificação de objetos no espaço.

  • B.

    reconhecimento de números naturais.

  • C.

    operações com números racionais.

  • D.

    estimativa de tempo e fusos horários.

  • E.

    tratamento da informação.

Considere a situação abaixo para responder às questões de 33 a 35.

Uma professora do 2º ciclo do Ensino Fundamental, após a leitura de um mapa do Brasil, solicitou a seus alunos que organizassem uma tabela com as distâncias de algumas capitais em relação a Manaus.

A professora solicitou a seus alunos que descobrissem, pela tabela, qual a capital mais distante do Rio de Janeiro. Com isso, objetivou:

  • A.

    utilizar a régua como padrão de medida.

  • B.

    trabalhar grandezas de naturezas diferentes.

  • C.

    comparar grandezas da mesma natureza.

  • D.

    descobrir a distância entre as capitais.

  • E.

    analisar as grandezas das regiões brasileiras.

Segundo Ferreiro (2001), as garatujas devem ser interpretadas como escritas verdadeiras porque:

  • A.

    se baseiam em outro sistema diferente do sistema alfabético.

  • B.

    se configuram como rabiscos sem significação no plano representativo.

  • C.

    são desenhos infantis primitivos.

  • D.

    são formas criativas de fácil interpretação.

  • E.

    representam produções, embora desviantes ou desorganizadas.

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