Questões de Pedagogia

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Uma professora de Educação Infantil presencia a reação de uma criança, ao cair, xingar: Chão feio!. Tendo em vista a teoria piagetiana, uma compreensão possível desta situação pela professora é que esta criança:

  • A.

    alcançou a capacidade de reversibilidade, mas não a de realismo.

  • B.

    ainda é muito imatura emocionalmente.

  • C.

    não é capaz de operar ações mentais.

  • D.

    evidencia o animismo característico de seu pensamento.

  • E.

    está restrita às suas sensações e ações motoras.

Na prática pedagógica o educador a partir de sua trajetória acadêmica e existencial assume o papel de mediador entre a cultura elaborada e o educando em formação. Nesta perspectiva é correto afirmar que todo educador e educadora deve possuir algumas qualidades entre estas:

  • A.

    compreensão da realidade com a qual trabalha, pouco envolvimento político e competência teórica do conhecimento em que atua.

  • B.

    compreensão da realidade com a qual trabalha, comprometimento político e competência teórica do conhecimento em que atua.

  • C.

    comprometimento político e parcial competência teórica do conhecimento em que atua.

  • D.

    comprometimento político e total competência teórica do conhecimento em que atua.

Com relação aos fundamentos da educação, julgue o item a seguir.

Um dos fundamentos da educação estabelece que ela é um fenômeno histórico-social que perdura durante toda a existência do ser humano e se concretiza mediante as relações estabelecidas entre pessoas, e entre elas e as demais manifestações no mundo natural, físico, social, tecnológico e espiritual, no decorrer dos tempos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Pode-se dizer que, no contexto da instituição de Educação Infantil, a socialização da criança pequena acontece, principalmente:

  • A.

    por meio da participação nos jogos sociais que caracterizam o contexto da instituição.

  • B.

    na devida atenção dada pela professora ao ensino das regras de conduta social.

  • C.

    na ausência da ação familiar, responsável por esta educação.

  • D.

    na observação e imitação dos modelos que os educadores lhe apresentam intencionalmente.

  • E.

    na etapa devida do seu desenvolvimento moral que deve ser respeitada pela instituição.

Sabemos que na maioria das vezes, os fenômenos científicos e tecnológicos, não podem ser explicados apenas por um campo de conhecimento. È necessário no ensino fundamental a interação e o diálogo entre os docentes e as disciplinas envolvidas visando o tempo todo relacionar a teoria com a prática, bem como a função social de cada conteúdo. É correto afirmar, quando os educadores dialogam entre si, discutindo os objetos de estudo de suas disciplinas e a conexões possíveis entre elas estão caminhando na tentativa do que se convencionou chamar de:

  • A.

    interdisciplinaridade.

  • B.

    transversalidade

  • C.

    integralidade.

  • D.

    curricularidade.

Na sociedade contemporânea, pode-se considerar que uma das funções das instituições de Educação Infantil é

  • A.

    compensar para a criança pequena possíveis carências nutricionais, educacionais, emocionais e cognitivas que as famílias não têm conseguido suprir.

  • B.

    estimular a criança pequena nos aspectos motores e cognitivos do desenvolvimento, principalmente, no que diz respeito à alfabetização, exigência do Ensino Fundamental.

  • C.

    exercer a função de guarda das crianças, levando-se em conta que as atuais condições socioeconômicas do país têm tirado dos pais a oportunidade de cuidar de seus filhos.

  • D.

    dar oportunidade para que as crianças possam se desenvolver espontaneamente, em um lugar mais seguro que a rua.

  • E.

    compartilhar com a família responsabilidades de cuidado e educação da criança, colaborando com a promoção da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres.

Trabalhar com crianças, jovens e adultos na contemporaneidade é admitir um mundo polissêmico onde as verdades e as certezas estão sempre sendo questionadas. Torna-se necessário que questões sociais como: ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual e pluralidade cultural devam estar sempre vinculadas aos conteúdos das diferentes situações de ensino. É correto afirmar que essas temáticas, são denominadas, na legislação educacional brasileira de:

  • A.

    Temas regionais.

  • B.

    Temas intencionais.

  • C.

    Temas culturais.

  • D.

    Temas transversais.

A legislação educacional brasileira, especificamente a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, entendem a criança enquanto

  • A.

    futuro cidadão em desenvolvimento que, portanto, deve ter uma educação de qualidade garantida para que possa inserir-se com sucesso em seu meio social.

  • B.

    pessoa que demanda e merece cuidados de sua família, mas, que, devido a necessidade de seus pais trabalharem, tem o direito garantido pela Constituição Federal a um lugar de guarda.

  • C.

    pessoa em desenvolvimento que, em caso de famílias necessitadas, deve receber cuidados institucionais que supram essa carência, em termos físicos, nutricionais, educativos e emocionais.

  • D.

    sujeito de direitos, cidadão em processo, pessoa completa em uma fase especial de desenvolvimento, que tem o direito à educação e ao cuidado garantidos desde o nascimento.

  • E.

    indivíduo que tem direitos e deveres, mas que a família não tem educado efetivamente para que venha a ser cidadão cumpridor de seus deveres, devendo o Estado assumir essa educação.

Formar homens e mulheres leitores é compromisso da escola pública contemporânea. A leitura não pode ser entendida de forma engessada no processo de planejamento do professor. Em relação as práticas de leituras com crianças é correto afirmar que:

  • A.

    a leitura deve ser sempre dirigida pelo professor que apontará textos relacionados com seu planejamento escolar.

  • B.

    a melhor hora para a leitura é em casa, pois a criança poderá ler os livros que foram indicados por seus professores, bem como, os que deseja ler por vontade própria.

  • C.

    a criança deve progredir na leitura encontrando prazer e sentido nos múltiplos contatos com a língua escrita.

  • D.

    as crianças devem ser estimuladas a lerem preferencialmente os livros didáticos trabalhados no ensino fundamental.

No contexto da política brasileira para a infância, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil são:

  • A.

    importante contribuição para as instituições de Educação Infantil e têm como função sugerir aspectos que serão definidos autonomamente por creches e pré-escolas.

  • B.

    assim como o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, referência para o trabalho de planejamento do professor junto a um grupo de crianças.

  • C.

    mandatórias para todas as instituições com crianças de 0 a 6 anos e visam orientar, com base em princípios éticos, políticos e estéticos, a proposta pedagógica dessas instituições.

  • D.

    um documento nacional que esclarece sobre a participação da família, da comunidade e da creche na educação e cuidado infantil, seus direitos e deveres.

  • E.

    um currículo definido em nível federal que objetiva unificar e controlar o atendimento, a educação e a avaliação das crianças de creches e pré-escolas.

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