Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo as DCNEI, as práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as:

    A) As brincadeiras e os conteúdos.

    B) As Interações e as brincadeiras.

    C) A educação bancária e conteudista.

    D) A educação libertária e as brincadeiras.

    E) As interações e os conteúdos

Em relação aos brinquedos e jogos, estes devem corresponder as características de cada faixa etária, na qual a criança se encontre. Os educadores e pesquisadores sobre o tema tem por base utilizar a descrição estudada por Piaget, nessa classificação o pesquisador descreve o que é inerente a cada faixa etária organizando-as em períodos ou estágios. Sendo assim, relacione as colunas abaixo: Coluna 1 1. Sensório motor 2. Pensamento pré-operacional 3. Operações concretas 4. Operações formais Coluna 2 ( ) A criança raciocina logicamente sobre eventos concretos e consegue classificar objetos de seu mundo em vários ambientes. ( ) O bebê constrói o significado do seu mundo pela coordenação de experiências sensoriais com o movimento. ( ) O adolescente é capaz de raciocinar logicamente e de maneira mais abstrata e idealista. ( ) A criança pequena demonstra crescente pensamento simbólico pela ligação de seu mundo com palavras e imagens. Assinale a sequência CORRETA:

    A) 1, 2, 3, 4

    B) 4, 3, 2, 1

    C) 3, 2, 4, 1

    D) 3, 1, 4, 2

    E) 3, 4, 1, 2

As instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação, garantindo: I. A observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano. II. Utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns etc.). III. Documentação específica que permita às famílias conhecer o trabalho da instituição junto às crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na Educação Infantil. IV. A não retenção das crianças na Educação Infantil. Assinale a alternativa CORRETA:

    A) Apenas os itens I e III estão corretos.

    B) Apenas os itens II, III e IV estão corretos

    C) Apenas os itens I, III e IV estão corretos.

    D) Apenas os itens II e IV estão corretos.

    E) Todos os itens estão corretos.

Na BNCC, a área de Linguagens é composta pelos seguintes componentes curriculares: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e, no Ensino Fundamental – Anos Finais:

    A) Filosofia

    B) Literatura

    C) Sociologia

    D) Língua Inglesa

    E) Língua Espanhola

Segundo o PCN – Língua portuguesa – 1º e 2º ciclo a produção oral pode acontecer nas mais diversas circunstâncias, dentro dos mais diversos projetos: Marque V para verdadeiro e F para falso: ( ) Atividades em grupo que envolvam o planejamento e realização de pesquisas e requeiram a definição de temas, a tomada de decisões sobre encaminhamentos, a divisão de tarefas, a apresentação de resultados. ( ) Atividades de resolução de problemas que exijam estimativa de resultados possíveis, verbalização, comparação e confronto de procedimentos empregados. ( ) Atividades de produção oral de planejamento de um texto, de elaboração propriamente e de análise de sua qualidade. ( ) Atividades dos mais variados tipos, mas que tenham sempre sentido de comunicação de fato: exposição oral, sobre temas estudados apenas por quem expõe; descrição do funcionamento de aparelhos e equipamentos em situações onde isso se faça necessário; narração de acontecimentos e fatos conhecidos apenas por quem narra, etc. Assinale a sequência CORRETA:

    A) V, V, V, V

    B) V, F, V, V

    C) F, V, V, F

    D) V, V, V, F

    E) V, V, F, V

A relação professor-aluno já teve vários nuances no decorrer da história. Para chegar ao padrão atual, houve uma trajetória baseada em correntes filosóficas e tendências pedagógicas que determinaram o papel dos atores de acordo com os princípios vigentes de cada época. Para se chegar no modelo de relação professor-aluno que se tem hoje, foi necessário passar por uma série de transformações nos papéis dos envolvidos. Os paradigmas que temos atualmente envolvem: I. Igualdade de oportunidades. II. Respeito a diversidade. III. Democratização do saber. IV. Desenvolvimento humano nos seus aspectos individual, social e transcendental. Assinale a alternativa CORRETA:

    A) Apenas os itens I e II estão corretos.

    B) Apenas os itens II e III estão corretos.

    C) Apenas os itens II, III e IV estão corretos

    D) Apenas os itens I, II e IV estão corretos

    E) Todos os itens estão corretos.

A avaliação da aprendizagem vem há muito tempo ocupando de maneira significativa tempo e espaço dentro das instituições de ensino no país, sendo alvo de muitas discussões de quem, quando e como avaliar. Assim refletir sobre a avaliação se faz necessário e nesse sentido os PCNs compreendem a avaliação como, EXCETO:

    A) É compreendida como um conjunto de atuações que tem a função de alimentar, sustentar e orientar a intervenção pedagógica.

    B) Acontece contínua e sistematicamente por meio da interpretação qualitativa do conhecimento construído pelo aluno.

    C) É compreendida como fator determinante e único para afinar a aprendizagem de determinado conteúdo pelo aluno.

    D) A avaliação subsidia o professor com elementos para uma reflexão contínua sobre a sua prática, sobre a criação de novos instrumentos de trabalho e a retomada de aspectos que devem ser revistos, ajustados ou reconhecidos como adequados para o processo de aprendizagem individual ou de todo grupo.

    E) A avaliação se aplica não apenas ao aluno, considerando as expectativas de aprendizagem, mas às condições oferecidas para que isso ocorra.

“A criança brinca porque, primeiramente, esta é uma atividade constitutiva do ser humano, e porque ela tem necessidade de agir em relação não apenas aos objetos que estão ao seu alcance, mas em relação ao mundo mais amplo dos adultos” (LEONTIEV, 2001, p.124). E, assim, a criança ao brincar vai criando suas experiências, contribuindo e construindo conhecimentos acerca do mundo e do outro com quem se relaciona. Marque V para verdadeiro e F para falso: ( ) É válido ressaltar a importância do jogo e da brincadeira no processo de aprendizagem das crianças. ( ) O jogo humano requer a capacidade de se relacionar com diferentes parceiros e com eles comunicar-se por meio de diferentes linguagens, para criar o novo e tomar decisões. ( ) O jogo simbólico ou faz-de-conta, é ferramenta para a criação da fantasia, necessária a leituras não convencionais do mundo. ( ) Os jogos, não interferem para a aprendizagem de regras sociais. ( ) Afeto, motricidade, linguagem, percepção, representação, memória e outras funções cognitivas estão profundamente interligadas, quando a criança brinca. Assinale a sequência CORRETA:

    A) V, V, V, V, F

    B) V, V, V, F, V

    C) V, F, V, V, F

    D) F, V, V, V, V

    E) V, V, F, F, V

Em relação ao questionamento do que ensinar, o principal instrumento que os Parâmetros Curriculares Nacionais trazem nesta direção é a abordagem dos conteúdos escolares em:

    A) Conteúdos conceituais e atitudinais.

    B) Conteúdos atitudinais e procedimentais.

    C) Conteúdos integrantes, conceituais e atitudinais.

    D) Conteúdos conceituais e integrantes.

    E) Conteúdos atitudinais, conceituais e procedimentais.

“O desenvolvimento da alfabetização ocorre, sem dúvida, em um ambiente social. Mas as práticas sociais assim como as informações sociais, não são recebidas passivamente pelas crianças.” FERREIRO, conforme o contexto acima a autora, esquematiza algumas propostas fundamentais sobre o processo de alfabetização inicial. Desse esquema de propostas, considere a alternativa CORRETA:

    A) Desde o início (inclusive na pré-escola) se aceita que todos na escola podem produzir e interpretar escritas no mesmo nível.

    B) Deve-se valorizar a criança, supondo que de imediato compreenderá a relação entre a escrita e a linguagem.

    C) Permite-se o acesso o quanto antes possível à escrita do nome próprio.

    D) Nenhuma das alternativas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...