Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A gestão democrático-participativa prevê a articulação das relações humanas na interação de pessoas com diferentes cargos que compartilham objetivos comuns, tomando decisões de forma pública, participativa e solidária. Para assegurar tais práticas, as competências do pedagogo incluem o(a)

I formação de uma boa equipe de trabalho.

II construção de uma comunidade democrática de aprendizagem.

III promoção de ações de desenvolvimento profissional.

IV envolvimento dos alunos e dos pais na solução de problemas e na proposição de decisões.

V fortalecimento de formas de divulgação e de difusão das informações.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 2
  • B. 3
  • C. 4
  • D. 5

A respeito dos processos de integração grupal no ensino, julgue os próximos itens.

As atividades de integração grupal propiciam o desenvolvimento da flexibilidade, da liderança, da capacidade argumentativa e da habilidade de realização de sínteses.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção correta a respeito das formas de conversão do conhecimento nas organizações.

  • A.

    A externalização repassa conhecimentos tácitos por meio de experiências entre pessoas.

  • B.

    A internalização converte conhecimento tácito em explícito, gerando o chamado conhecimento conceitual.

  • C.

    A socialização converte conhecimento explícito em tácito por meio da prática, gerando conhecimento operacional.

  • D.

    A combinação converte conhecimentos explícitos individuais em conhecimento explícito da organização.

A respeito dos processos de integração grupal no ensino, julgue os próximos itens.

Brainstorming é a técnica grupal de debate livre adequada ao desenvolvimento de um tema.

  • C. Certo
  • E. Errado

Relativamente aos níveis de planejamento nas organizações, assinale a opção incorreta.

  • A.

    O nível estratégico está voltado para a definição da missão e do futuro de toda a organização e é mais flexível que os níveis tático e operacional.

  • B.

    No nível tático, que está diretamente relacionado às principais divisões e funções da organização, definem-se os objetivos da organização.

  • C.

    As atividades, os recursos e as formas de controle da organização são definidas no nível operacional, que apresenta os menores riscos em função de ser realizado em curto prazo.

  • D.

    Os níveis tático e operacional vinculam-se às atividades meio, já o nível estratégico, às atividades fim, principalmente.

O grande nome da corrente liberal pragmatista americana é John Dewey. Sobre esta corrente podemos afirmar:

  • A.

    que não teve nenhuma influência no Brasil, que foi sempre dominado pelo pensamento de Paulo Freire.

  • B.

    que defendeu a idéia de que a educação deve promover o sentimento religioso e a fé na teoria "criacionista", hoje bastante aceita pelos americanos

  • C.

    que influenciou bastante o educador brasileiro Anísio Teixeira, que estudou nos Estados Unidos e introduziu suas idéias no Brasil.

  • D.

    que o enunciado da questão está errado, pois Dewey não foi pragmatista, mas um grande nome do marxismo americano do começo do século XX

  • E.

    que o pragmatismo defende a idéia de que, se a educação é uma prática social, a prática pedagógica -e não a teoria- é suficiente para a boa formação do professor.

A antiga idéia de "triângulo pedagógico" (saber, professor e aluno) começa a ser substituída pela idéia de "quadrilátero pedagógico" (Jean Houssaye), onde se acrescenta a "escola", isto por que:

  • A.

    a figura do professor tem cada vez menos importância no processo pedagógico, que, na verdade, está centrado no aluno.

  • B.

    o saber não é mais algo "inegociável" e precisa ser relativizado em função de condições históricas e sociais.

  • C.

    o aluno é o centro do processo e o verdadeiro dirigente de seu ritmo de aprendizagem.

  • D.

    o enunciado é enganoso, pois o quarto elemento é a "família".

  • E.

    observou-se que o processo educativo formal se dá num lugar socialmente especial, a escola, com particularidades e complexidades que precisam ser levadas em conta.

A respeito dos processos de integração grupal no ensino, julgue os próximos itens.

A sociometria deve ser feita antes da escolha e aplicação das técnicas de grupo.

  • C. Certo
  • E. Errado

O construtivismo pós-piagetiano começou a existir antes mesmo de Piaget morrer. As descobertas que ampliam os conceitos apresentados por esse autor e se configuram como póspiagetianas incluem o(a)

  • A.

    introdução do desejo como um dos elementos essenciais do ser humano.

  • B. investigação sobre o sujeito da inteligência.
  • C.

    estudo do sujeito epistêmico e do sujeito da construção de conhecimentos.

  • D. entendimento da macrogênese dos conceitos.

A questão da violência escolar tem preocupado as autoridades escolares e civis da sociedade ocidental. Essa violência pode ser explicada pelo seguinte motivo:

  • A.

    A personalidade agressiva de certos professores sem nenhuma formação pedagógica ou penal.

  • B.

    A única razão da violência é a situação social dos alunos, saídos de classes desfavorecidas.

  • C.

    O problema é psicológico e diz respeito apenas à personalidade dos alunos agressivos.

  • D.

    Trata-se de um problema cultural de uma sociedade que conheceu a escravidão e a violência estrutural

  • E.

    São muitas razões que explicam a violência escolar, que precisa ser analisada em sua dimensão estrutural, conjuntural e individual, uma vez que a violência escolar é um tipo particular de violência que não pode ser confundida, nem em suas manifestações nem em seus objetivos com a violência social geral.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...