Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito dos processos de integração grupal no ensino, julgue os próximos itens.

Existem quatro processos para a formação de grupos: o natural, o artificial, o induzido e o científico.

  • C. Certo
  • E. Errado

A criança nasce sem nenhum moralismo, não é boa nem má. O contexto em que ela estabelece suas relações vai definindo sua competência de julgar. A construção da consciência moral é uma das principais preocupações de

  • A. Vygotsky.
  • B. Skinner.
  • C. Freud.
  • D. Piaget.

A relação entre escola e democracia é complexa e pode ser tratada em nível intraclasse e em nível extraclasse. A esse respeito assinale a alternativa correta:

  • A.

    A democracia escolar implica uma relação pedagógica não- horizontal que preserve a autoridade do professor, a tradição e a transmissão dos conteúdos.

  • B.

    A escola é tão mais democrática quanto mais ela recruta seus professores através de concurso público, mesmo que sejam professores autoritários.

  • C.

    Os Conselhos Escolares são uma forma de gestão democrática que procura, teoricamente, associar a escola à formação cidadã e, ao mesmo, tempo, co-responsabilizar os atores pelo processo pedagógico.

  • D.

    A escola é intrinsecamente antidemocrática, pois ela lida com desiguais que precisam ser tratados desigualmente, o que fere o princípio mesmo da democracia

  • E.

    A escola é democrática na medida em que ela não difunde os mesmos conteúdos para todos e leva em consideração a origem de classes dos alunos, oferecendo conteúdos mais simples para os alunos das classes populares.

A respeito de avaliação de ensino e avaliação de aprendizagem, julgue os itens que se seguem.

A avaliação, para ser objetiva e adquirir credibilidade, deve limitar-se à mensuração quantitativa dos conteúdos desenvolvidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

O homem é um ser racional. Partindo desse pressuposto, é correto afirmar que todo homem já nasce com a capacidade racional e que, independentemente de suas relações, ele torna-se, em algum momento, racional. A esse respeito, assinale a opção correta.

  • A.

    De acordo com as teorias psicológicas sobre a mente humana, a capacidade do homem de produzir pensamentos é o que o diferencia dos outros animais e, dessa forma, o meio não interfere no desenvolvimento dessa capacidade.

  • B.

    Essa afirmação acerca da racionalidade do homem tem suas raízes no pensamento iluminista, o qual é negado pelos pensadores adeptos do construtivismo, que acreditam que o homem é um ser com prédisponibilidades racionais, pois fazer uso da razão não é uma capacidade transmitida pelo DNA.

  • C.

    A idéia de desenvolvimento cronológico é uma forma de afirmar esse pensamento, que, por sua vez, coloca a realidade como uma forte interferência no desenvolvimento das potencialidades da mente humana.

  • D.

    De acordo com os empiristas, sendo inata, a racionalidade não necessita que estímulos externos a provoquem. Nesse sentido, as experiências individuais pouco contribuem para o desenvolvimento das habilidades racionais.

A respeito de avaliação de ensino e avaliação de aprendizagem, julgue os itens que se seguem.

A aferição dos resultados em um processo de avaliação de ensino ou de aprendizagem cabe exclusivamente ao professor.

  • C. Certo
  • E. Errado

Currículo é um termo muitas vezes utilizado para se referir a programas de conteúdos de cada disciplina."(PCN - Introdução)Mas, currículo pode significar também:

  • A. Discussões e reelaborações de conteúdo.
  • B. Diferentes contextos da Pedagogia.
  • C. Expressão de princípios e metas do projeto educativo
  • D. Flexibilidade de conteúdo.
  • E. Organização da matéria de estudo.

Caracterizar aspectos tipicamente humanos do comportamento e elaborar hipóteses de como essas características se formaram ao longo da história humana e de como se desenvolveram durante a vida de um indivíduo, relacionando-as com as capacidades individuais de aprender, é uma idéia marcante do pensamento teórico de

  • A. Piaget.
  • B. Freud.
  • C. Skinner.
  • D. Vygotsky.

A respeito de avaliação de ensino e avaliação de aprendizagem, julgue os itens que se seguem.

Os vários níveis de rendimentos relacionados com o alcance dos objetivos expressos devem ser dimensionados na primeira fase da avaliação.

  • C. Certo
  • E. Errado

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A autonomia significa gestão centrada na escola, mas também aumento de flexibilidade, alterações no sistema de controle e desburocratização dos processos administrativos. Além disso, a escola necessita de autonomia curricular, o que lhe permitirá atender às necessidades educacionais e culturais de sua comunidade escolar. Isto significa que:

  • A.

    a autonomia administrativa assim como, a autonomia curricular nem sempre supõe a autonomia financeira, difícil de ser efetivada mesmo quando os sistemas de ensino fazem o repasse de verbas diretamente às escolas.

  • B.

    a autonomia organizacional definida estruturalmente, dificilmente assegura o vínculo da escola com os demais níveis do sistema e, conseqüentemente, não garante a sua liberdade de decisão às ações administrativas e pedagógicas.

  • C.

    a autonomia da escola, como um todo, é algo que se conquista, apesar de depender de instâncias superiores.

  • D.

    a autonomia deve ser compreendida tanto no nível pedagógico como no nível administrativo, pois a viabilização de qualquer proposta pedagógica depende de medidas administrativas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...