Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a alternativa que apresenta as atividades que caracterizam a ação do pedagogo, considerando seus saberes pedagógicos específicos.

  • A.

    Organização do currículo; atendimento aos pais e gestão democrática.

  • B.

    Gestão democrática, resolução de conflitos entre professores e acompanhamento pedagógico aos alunos.

  • C.

    Resolução de conflitos entre alunos, atendimento aos pais e organização da disciplina escolar.

  • D.

    Organização do currículo, acompanhamento pedagógico aos alunos e sistematização da proposta curricular

  • E.

    Gestão democrática, organização do currículo e resolução de problemas do fluxo escolar.

Preocupados com a alienação e a fragmentação do currículo de sua escola, um grupo de professores se propôs a ajudar alunos em cursos de formação de professores e de licenciaturas em geral a elaborar projetos interdisciplinares cujo objetivo comum é o desenvolvimento de leitores competentes.

Em relação a essa proposta, julgue os itens seguintes.

A leitura é uma atividade-elo que transforma os projetos de um professor em projetos interdisciplinares.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência a habilidades e competências, assinale a opção correta.

  • A.

    A partir do desenvolvimento do conceito de inteligência emocional, foram abandonadas as discussões, em psicologia, acerca do quociente de inteligência (QI), passando o foco das discussões para competências e habilidades em cada área de conhecimento. Vygotsky foi um dos pioneiros nesse assunto, ao apresentar a teoria da zona de desenvolvimento proximal.

  • B.

    Conforme a teoria desenvolvida por Phelipe Perreoud, habilidades são conjuntos de comportamentos referidos ao saber fazer. Competências são agrupamentos de conhecimentos, habilidades e atitudes correlacionados, ou seja, a aplicação das habilidades adquiridas em situações diversas.

  • C.

    De acordo com Paulo Freire, é necessário o domínio de competências para ensinar; assim, o educador tem como missão o saber fazer da melhor maneira possível, pois a ele compete ensinar de forma clara e objetiva para que a aprendizagem do aluno seja bem fundamentada.

  • D.

    De acordo com Piaget, as competências são conjuntos de comportamentos relacionados ao saber fazer, enquanto habilidades são agrupamentos desses conhecimentos, competências e atitudes correlacionados, ou seja, a aplicação das competências adquiridas em situações diversas.

A respeito de avaliação de ensino e avaliação de aprendizagem, julgue os itens que se seguem.

Um método de avaliação é definido em quatro fases: determinação das habilidades a serem avaliadas, estabelecimento do padrão, seleção dos instrumentos e aferição dos resultados da avaliação.

  • C. Certo
  • E. Errado

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Quando observamos o cotidiano de uma escola, verificamos que as dimensões pedagógica, administrativa, financeira e jurídica contribuem para o êxito da organização de seu trabalho. Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª, relacionando as dimensões com suas características.

 A seqüência correta está em:

  • A.

    2, 3, 1 e 4.

  • B.

    2, 4, 1 e 3.

  • C.

    4, 3, 2 e 1.

  • D.

    4, 3, 1 e 2.

Na dinâmica do cotidiano escolar, cabe ao pedagogo, segundo suas especificidades:

  • A.

    resolver os conflitos entre professores e alunos.

  • B.

    distribuir as diferentes atividades no espaço escolar.

  • C.

    aconselhar os alunos com problemas de aprendizagem e de disciplina.

  • D.

    incentivar a comunidade para exigir seus direitos.

  • E.

    organizar as atividades pedagógicas a partir do currículo integrado.

Com referência a habilidades e competências, assinale a opção correta.

  • A.

    A partir do desenvolvimento do conceito de inteligência emocional, foram abandonadas as discussões, em psicologia, acerca do quociente de inteligência (QI), passando o foco das discussões para competências e habilidades em cada área de conhecimento. Vygotsky foi um dos pioneiros nesse assunto, ao apresentar a teoria da zona de desenvolvimento proximal.

  • B.

    Conforme a teoria desenvolvida por Phelipe Perreoud, habilidades são conjuntos de comportamentos referidos ao saber fazer. Competências são agrupamentos de conhecimentos, habilidades e atitudes correlacionados, ou seja, a aplicação das habilidades adquiridas em situações diversas.

  • C.

    De acordo com Paulo Freire, é necessário o domínio de competências para ensinar; assim, o educador tem como missão o saber fazer da melhor maneira possível, pois a ele compete ensinar de forma clara e objetiva para que a aprendizagem do aluno seja bem fundamentada.

  • D.

    De acordo com Piaget, as competências são conjuntos de comportamentos relacionados ao saber fazer, enquanto habilidades são agrupamentos desses conhecimentos, competências e atitudes correlacionados, ou seja, a aplicação das competências adquiridas em situações diversas.

Preocupados com a alienação e a fragmentação do currículo de sua escola, um grupo de professores se propôs a ajudar alunos em cursos de formação de professores e de licenciaturas em geral a elaborar projetos interdisciplinares cujo objetivo comum é o desenvolvimento de leitores competentes.

Em relação a essa proposta, julgue os itens seguintes.

A transversalidade e a interdisciplinaridade são conceitos fundamentalmente opostos, que se excluem mutuamente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das teorias de aprendizagem, assinale a opção correta.

  • A.

    O cognitivismo como teoria da aprendizagem de David Ausubel ancora-se, fundamentalmente, no princípio da aprendizagem significativa.

  • B.

    Karl Rogers é o principal teórico da vertente behaviorista da aprendizagem, que se baseia na teoria do reforço.

  • C.

    Skinner agregou às proposições de Piaget sobre o construtivismo a idéia, denominada sociointeracionismo, de que é o próprio processo de aprendizagem que promove o desenvolvimento de estruturas mentais superiores.

  • D.

    A teoria humanística da aprendizagem, cujo principal representante é Vigostky, tem como, foco o aluno, que possui liberdade para aprender.

A respeito de avaliação de ensino e avaliação de aprendizagem, julgue os itens que se seguem.

As provas objetivas devem ser constituídas de amostras representativas de todos os aspectos do universo de conhecimentos desenvolvidos em sala de aula.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...