Questões de Pedagogia da COPEVE/ UFAL

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No contexto da sociedade do conhecimento, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), como instrumentos mediadores das relações entre professores e alunos ou dos alunos entre si para o uso educacional, passaram a ser um suporte fundamental para a instrução, beneficiando um universo cada vez mais amplo de pessoas. Para que essa associação entre as TIC e a educação possibilite enriquecer os processos de ensino e de aprendizagem, é necessário

  • A. selecionar e organizar os conteúdos de ensino para manter os registros das atividades realizadas em sala de aula com o apoio das TIC.
  • B. configurar ambientes de aprendizagem com materiais suficientes que possibilitem ao aluno não buscar informações em outras redes.
  • C. realizar trocas comunicacionais entre professores e alunos com o uso das TIC relacionadas apenas ao conteúdo estudado em sala de aula.
  • D. elaborar materiais didáticos para que possam servir como repositório de conteúdos de aprendizagem impossibilitando a interação entre professor e aluno com a utilização das TIC.
  • E. incorporar as TIC no contexto educacional com a finalidade de tornar mais eficientes e produtivos os processos de ensino e de aprendizagem, aproveitando os recursos e possibilidades que tais tecnologias podem oferecer.

Dadas as afirmativas em relação à avaliação da aprendizagem,

I. A avaliação envolve necessariamente uma ação que promova a melhoria da aprendizagem.

II. Na avaliação, o professor assume o papel de investigador, de esclarecedor e de organizador de experiências significativas.

III. A avaliação mediadora confronta os objetivos pretendidos e os alcançados com o objetivo de classificar os estudantes.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A. I, apenas.
  • B. III, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

Reflexões atuais sobre o ato educativo evidenciam a importância de se compreender as aprendizagens dos alunos com base em seu desenvolvimento. Considera-se, nesse contexto, que o desenvolvimento do ensino supõe que se observe, além dos aparatos legais, um planejamento escolar e didático, no qual as práticas de aprendizagem possam ser revistas e reavaliadas. Nesse sentido, é importante que o professor, ao construir seus instrumentos de avaliação, considere que

  • A. cada aluno possui tempos diferenciados para aprender os conteúdos e gerar respostas aos desafios cognitivos.
  • B. o atendimento às necessidades especiais deve ser levado em conta exclusivamente nos momentos de avaliação.
  • C. todos devem ser tratados em igualdade de aprendizagem para as respostas requeridas.
  • D. a aplicação de práticas isoladas de avaliação para cada turma deve ser prioritária.
  • E. a avaliação deve buscar a homogeneidade da turma.

Dadas as afirmativas sobre o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil,

I. Está organizado em três volumes.

II. Faz uma reflexão sobre creches e pré-escolas no Brasil.

III. Discute os processos de construção da identidade e autonomia das crianças.

IV. Contém seis documentos referentes aos eixos de trabalho orientados para a construção das diferentes linguagens pelas crianças.

verifica-se que estão corretas

  • A. I e II, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II e IV, apenas.
  • D. III e IV, apenas.
  • E. I, II, III e IV.

No depoimento, a professora enfatiza um importante aspecto da Profissão Docente, relacionado à

  • A. luta pela valorização salarial.
  • B. importância da formação inicial.
  • C. busca pela formação continuada.
  • D. singularidade da atuação feminina.
  • E. utilização das tecnologias de informação e comunicação no trabalho.

Dadas as afirmativas sobre o brincar e as interações infantis, conforme o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil,

I. Para brincar é preciso que as crianças tenham certa independência para escolher seus companheiros e os papéis que irão assumir no interior de um determinado tema e enredo, cujos desenvolvimentos dependem unicamente da vontade de quem brinca.

II. As capacidades de interação, são também desenvolvidas quando as crianças podem ficar sozinhas, quando elaboram suas descobertas e sentimentos e constroem um sentido de propriedade para as ações e pensamentos já compartilhados com outras crianças e com os adultos, o que vai potencializar novas interações.

III. As crianças se desenvolvem em situações de interação social, nos quais conflitos e negociação de sentimentos, ideias e soluções são elementos indispensáveis.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A. I, apenas.
  • B. III, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

Devido ao perfil das séries iniciais ter uma forte conotação de cuidado de crianças, a profissionalização do magistério favoreceu sua associação como

  • A. vocação feminina.
  • B. trabalho masculino.
  • C. prática assistencial.
  • D. função desprestigiada.
  • E. atividade especializada.

Predominava, até o século XIII, a ideia de que as crianças eram

  • A. alguém inocente.
  • B. seres sencientes.
  • C. adultos imperfeitos.
  • D. pessoas singulares.
  • E. seres autossuficientes.

No que concerne à criança e aos espaços formativos, a crítica da tirinha aponta para o(a)

  • A. incentivo à escuta da voz da criança.
  • B. eficácia do acúmulo de atribuições escolares.
  • C. paradigma dialógico entre a família e a criança.
  • D. solicitação enriquecedora de uma maratona de atividades.
  • E. instrumentalização positiva baseada na colaboração entre os sujeitos.
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