Questões de Pedagogia da COPEVE/ UFAL

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A partir da Gestão Democrática e da participação social nos processos educativos, uma proposta de Currículo Nacional deve

  • A. padronizar os conteúdos escolares.
  • B. organizar uma matriz única e mínima.
  • C. respeitar as especificidades regionais.
  • D. colaborar para a melhoria dos índices.
  • E. estruturar uma dependência normativa.


O diálogo entre os alunos, como processo de desenvolvimento afetivo, cognitivo e social, está fortemente associado à perspectiva

  • A. freudiana.
  • B. piagetiana.
  • C. walloniana.
  • D. vygotskiana.
  • E. behaviorista.

As narrativas contidas no currículo, explícita ou implicitamente, corporificam noções particulares sobre conhecimento, sobre formas de organização da sociedade e sobre os diferentes grupos sociais e representam os diferentes grupos sociais de forma diferente. Enquanto as formas de vida e a cultura de alguns grupos são valorizadas e instituídas como cânon, as de outros são desvalorizadas e proscritas. Assim, contam histórias que fixam noções particulares sobre gênero, raça, classe – noções que acabam também nos fixando em posições muito particulares (SILVA, 2005, p. 195). Segundo o autor, as narrativas contidas no currículo contribuem para:

I. o entendimento de que o currículo vincula-se a aspectos políticos inerentes às relações de poder que acentuam as desigualdades étnico-raciais e de gênero;

II. a superação das desigualdades instituídas em relação às questões étnico-raciais e de gênero;

III. a compreensão de que o currículo representa, de forma igualitária, os diferentes grupos sociais.

Das afirmativas, verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A. I, apenas.
  • B. III, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

A produção do conhecimento, no contexto da Sociedade em Rede, gera a necessidade de articulação do currículo escolar com a produção da ciência e tecnologia no contexto de cada nação. A velocidade do processo de globalização por meio das redes exige relações curriculares complexas viabilizadas pelas tecnologias digitais. São atributos das tecnologias que influenciam diretamente a cultura curricular:

I. interatividade;

II. mobilidade;

III. conectividade;

IV. velocidade.

Dos itens, verifica-se que estão corretos

  • A. I e II, apenas.
  • B. I e IV, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. III e IV, apenas.
  • E. I, II, III e IV.

A função social da escola tem sido cada vez mais diversificada. Ela se funda na premente necessidade do acompanhamento, por parte das instituições educativas, das mudanças que se processam aceleradamente em função dos avanços da ciência e da tecnologia e o mundo do trabalho. Nesse sentido, é correto afirmar que

  • A. a cultura escolar deve priorizar o ensino interdisciplinar.
  • B. a função do currículo escolar é reforçar o ensino de linguagem e da matemática para atender ao mundo do trabalho.
  • C. os conteúdos curriculares devem priorizar o ensino de ciências e suas conexões com a vida prática do aluno.
  • D. os conteúdos curriculares devem reforçar o ensino de conteúdos da prática e minimizar os conteúdos teóricos.
  • E. a cultura escolar deve desenvolver um ensino que crie conexões entre o que o aluno aprende e as experiências de vida.

carência de condições materiais nas regiões pobres.

  • A. de e-mail.
  • B. do cinema.
  • C. C da internet.
  • D. da televisão.
  • E. do vídeo game.

Na imagem, a relação entre a escola pública e a realidade social brasileira é marcada pela

  • A. proposta curricular conectada com a realidade.
  • B. desvalorização do ensino infantil e fundamental.
  • C. ineficiência dos sistemas de avaliação do ensino.
  • D. insuficiência nos investimentos no ensino público.
  • E. carência de condições materiais nas regiões pobres.

Na escola, o Projeto Político-Pedagógico busca

  • A. atender o cumprimento de tarefas burocráticas.
  • B. agrupar atividades didáticas e planos de ensino.
  • C. eliminar as retenções e reprovações dos alunos.
  • D. efetivar um compromisso definido coletivamente.
  • E. promover uma estabilidade escolar administrativa.

Uma das principais características do lúdico é o(a)

  • A. prazer.
  • B. desafio.
  • C. conquista.
  • D. envolvimento.
  • E. aprendizagem.

Na educação de crianças, a repressão do movimento do corpo é

  • A. prejudicial para a aprendizagem.
  • B. fundamental para manter a ordem.
  • C. prática que evita desgastes físicos.
  • D. mecanismo de formação do intelecto.
  • E. necessário para garantir a obediência.
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