Questões de Pedagogia da COPEVE/ UFAL

Lista completa de Questões de Pedagogia da COPEVE/ UFAL para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A sociedade atual está sendo pautada pela tríade: informação, conhecimento e aprendizagem. Essa sociedade está gerando demandas de ensino e de aprendizagem particulares a este novo milênio, que tem privilegiado a informação facilmente produzida e disseminada pela internet. Passamos a ter uma relação mais pessoal e dinâmica com a informação e uma interação mais frequente com as fontes, sejam elas pessoas ou bancos de dados localizados em qualquer lugar do mundo. Nesse sentido, para que o uso da informática possibilite enriquecer os processos educativos, é necessário

  • A. configurar os espaços de aprendizagem individual com materiais autossuficientes destinados ao aprendizado dependente.
  • B. configurar os espaços de aprendizagem individual com materiais autossuficientes destinados ao aprendizado dependente.
  • C. realizar trocas comunicacionais entre professores e alunos, disponibilizando o material didático em um repositório digital para realização das tarefas ou atividades propostas.
  • D. realizar cursos de aperfeiçoamento sobre introdução ao uso de informática na educação, desenvolvendo materiais didáticos que sirvam de consultas virtuais nos repositórios de conteúdos de aprendizagem que dispensem a interação entre professor e aluno.
  • E. possuir um conjunto de competências relacionadas à utilização das tecnologias, tais como: letramento digital, cooperação, autonomia, organização, comunicação e presença social, advindas dos aspectos socioculturais nos quais os sujeitos estão envolvidos.

Para Piaget (1975), a aprendizagem ocorre sempre que um conjunto de processos dentro do sistema nervoso aciona os esquemas cognitivos para processar e identificar a entrada de estímulos. Quando a criança adquire novas experiências através da interação com o ambiente, vendo ou ouvindo coisas novas, ela adapta os novos estímulos às estruturas cognitivas que já possui. O autor considera o processo cognitivo através de duas dimensões – aprendizagem e desenvolvimento – apresentando os seguintes estágios do desenvolvimento cognitivo da criança:

  • A. Sensório-motor, Operatório-concreto, Pós-operatório e Acomodação.
  • B. Sensório-motor, Operatório-concreto, Pós-operatório e Acomodação.
  • C. Sensório-motor, Operatório-concreto, Operatório-formal e Operatório-informal.
  • D. Sensório-motor, Assimilação, Acomodação e Operatório-concreto.
  • E. Pré-operatório, Operatório, Operatório-concreto e Operatório-informal.

Dadas as afirmativas a respeito da relação entre transversalidade e interdisciplinaridade na educação,

I. A interdisciplinaridade diz respeito principalmente à dimensão da didática.

II. A transversalidade refere-se a uma abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento.

III. Deve-se considerar que na transversalidade existem afinidades maiores entre determinadas áreas e determinados temas, como é o caso de Ciências Naturais e Saúde ou entre História e Geografia.

IV. A inserção de temas que integrem as áreas convencionais de conhecimento de forma a estarem presentes em todas elas, relacionando-as às questões da atualidade, é chamado de transversalidade.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A. III, apenas.
  • B. I e II, apenas.
  • C. III e IV, apenas.
  • D. I, II e IV, apenas.
  • E. I, II, III e IV.

Na organização do processo de ensino-aprendizagem, a gestão da matéria tem a ver com a

  • A. avaliação do ritmo das atividades.
  • B. aplicação de medidas disciplinares.
  • C. medição da quantidade de conteúdo.
  • D. observação do rendimento dos alunos.
  • E. orientação das atitudes dos professores.

O educador Paulo Freire argumentava que é impossível pensar a democratização da escola sem superar os preconceitos contra as camadas populares, os negros, as mulheres, as pessoas com deficiência e as minorias. Nesse contexto, a escola deve assumir na sociedade contemporânea uma função social diferenciada e ser um local privilegiado para

  • A. viabilizar as políticas nacionais de educação.
  • B. ensinar habilidades para o mundo do trabalho.
  • C. desenvolver valores e atitudes articulados com determinados interesses de classe.
  • D. fortalecer um modelo no qual se esperam alunos homogêneos, tratando como iguais os diferentes.
  • E. desenvolver em crianças, jovens e adultos a capacidade de aprender através do direito de serem iguais sem serem inferiorizados pelas diferenças.

  • A. fonemas.
  • B. rabiscos.
  • C. números.
  • D. símbolos.
  • E. desenhos.

Dadas as afirmativas a respeito da matrícula no Ensino Fundamental de 9 (nove) anos,

I. Abrange a população na faixa etária dos 5 (cinco) aos 14 (quatorze) anos de idade.

II. Estende-se, também, a todos os que, na idade própria, não tiveram condições de frequentá-lo.

III. É desenvolvido numa carga horária mínima anual de 800 (oitocentas) horas.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A. I, apenas.
  • B. III, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

A utilização da cantiga na alfabetização buscando reconhecer unidades fonológicas é uma prática escolar cujos recursos estão relacionados com a utilização da

  • A. rima das palavras.
  • B. linguagem figurada.
  • C. categorização gráfica.
  • D. assonância das letras.
  • E. ortografia dos grafemas.

A frase do aluno revela ao professor um “erro” comum no processo de alfabetização relacionado à

  • A. dialetação.
  • B. hipercorreção.
  • C. juntura vocabular.
  • D. hipersegmentação.
  • E. transcrição fonética.

Como pode ser classificado o tipo de escrita no exemplo da figura?

  • A. Escrita alfabética.
  • B. Escrita espelhada.
  • C. Escrita pré-silábica.
  • D. Escrita silábica-alfabética.
  • E. Escrita silábica com valor sonoro.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...