Questões sobre Psicologia do desenvolvimento

Lista completa de Questões sobre Psicologia do desenvolvimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As pesquisas de Daniel Goleman (1999) sobre a Inteligência Emocional revelam que os empregadores consideram importante para admitir uma pessoa que acabou de se formar na sua empresa, competências menos ligadas as habilitações técnicas e mais relacionadas a capacidade implícita de aprender no trabalho, denominadas de Competências Emocionais.
Sobre esse tema, assinale a opção que NÃO se refere a uma competência emocional:

    A) Autopercepção;

    B) Motivação;

    C) Empatia;

    D) Regulação;

    E) Aptidões sociais.

Erikson dividiu o desenvolvimento da personalidade em oito fases, do nascimento à velhice, que caracterizam as oito idades do homem ou as crises do Ego. Não é uma delas:

    A) Confiança x desconfiança básicas.

    B) Autonomia x vergonha e dúvida.

    C) Iniciativa x culpa.

    D) Invasão x evasão.

Assinale a alternativa que mais se aproxima dos estudos de Erikson:

    A) Sem menosprezar a importância da infância para o desenvolvimento da personalidade, deu ênfase aos processos que ocorrem na puberdade e adolescência, avançando no estudo da idade adulta e velhice.

    B) Desconsiderando a importância da infância para o desenvolvimento da personalidade, deu ênfase aos processos que ocorrem nas fases terminais do desenvolvimento humano.

    C) Em detrimento da importância da infância para o desenvolvimento da personalidade, relativizou os processos que ocorrem na puberdade e adolescência, dando maior importância ao estudo da idade adulta e velhice.

    D) Em detrimento da importância da infância para o desenvolvimento da personalidade, centrou seus estudos na problemática das fases terminais do desenvolvimento humano.

Leia o trecho a seguir:


“Segundo _______, a aprendizagem só se dá com a desordem e ordem daquilo que já existe dentro de cada sujeito. É necessário obter contato com o difícil, com o incomodo para desestruturar o já existente e em seguida estruturá-lo novamente, com a pesquisa e também motivações tanto intrínseca como extrínseca para obter a aprendizagem, ressaltando que a motivação _______ é _______ importante porque o sujeito tem que estar interessado em aprender, sendo que a junção dos dois (intrínseca e extrínseca) formam importantes aliados para a melhor aprendizagem do sujeito.”


Preenchem adequadamente as lacunas acima as respectivas palavras:

    A) Cagliari – Extrínseca – Mais.

    B) Cagliari – Intrínseca – Menos.

    C) Piaget – Intrínseca – Mais.

    D) Vygotsky – Extrínseca – Menos.

No trabalho psicopedagógico preventivo, a instituição, enquanto espaço físico e psíquico da aprendizagem, é objeto de estudo, uma vez que

    A) é onde ocorrem os problemas de aprendizagem e onde o sujeito enfrenta suas dificuldades no desempenho laboral.

    B) são identificadas as correlações entre aprendizagem, desempenho no trabalho e recurso intelectual.

    C) o sujeito que aprende possui uma história pessoal e uma modalidade de aprendizagem que deve ser adaptada às metodologias de aprendizagem.

    D) é necessário identificar as aptidões e habilidades do sujeito de forma a concentrar os conteúdos de aprendizagem.

    E) são avaliados os processos didático-metodológicos e a dinâmica institucional que interferem no processo de aprendizagem.

A (in)visibilidade da violência psicológica na infância e adolescência no contexto familiar

(trecho de artigo adaptado)


Estudiosos (7,8) no desenvolvimento psicológico infantil mostram que a violência psicológica acarreta ataques ao ego da criança, com sérios danos e distorções introduzidos em seu mapa psicológico sobre o mundo. Com essa perspectiva, Garbarino et al. (7) elencaram cinco importantes comportamentos parentais tóxicos do ponto de vista psicológico infantil para auxiliar na detecção deste abuso: rejeitar (recusar-se a reconhecer a importância da criança e a legitimidade de suas necessidades), isolar (separar a criança de experiências sociais normais impedindo-a de fazer amizades, e fazendo com que a criança acredite estar sozinha no mundo); aterrorizar (a criança é atacada verbalmente, criando um clima de medo e terror, fazendo-a acreditar que o mundo é hostil); ignorar (privar a criança de estimulação, reprimindo o desenvolvimento emocional e intelectual) e corromper (quando o adulto conduz negativamente a socialização da criança, estimula e reforça o seu engajamento em atos antissociais). Outra contribuição deste autor refere-se ao contexto cultural e social onde ocorre a violência, sendo consenso de que o reconhecimento de maus-tratos psicológicos depende substancialmente do contexto em que se está inserido. Nessa linha, o reconhecimento de maus-tratos psicológicos será efetuado quando comunicar uma mensagem cultural específica de rejeição ou prejudicar relevante processo de socialização e desenvolvimento psicológico (7,8).

Diferentes ângulos têm sido adotados pelos autores ao estudarem violência psicológica na infância. O'Hagan (9) e Brassard et al. (10) focalizam a conceituação dos maustratos psicológicos durante o desenvolvimento infantil no comportamento dos pais, em que esses repetidamente convencem a criança de que ela é a pior, que não é amada, querida, ou que seu único valor é comparado com a necessidade dos outros.

Jellen et al. (11) sinalizam que a violência psicológica tem sido considerada como ponto central do abuso infantil e da negligência. Claussen et al. (12) afirmam que a violência psicológica pode causar mais danos no desenvolvimento infantil do que a violência física.

Os possíveis efeitos, na criança, da convivência com violência psicológica são enumerados por vários estudiosos, tais como: incapacidade de aprender, incapacidade de construir e manter satisfatória relação interpessoal, inapropriado comportamento e sentimentos frente a circunstâncias normais, humor infeliz ou depressivo e tendência a desenvolver sintomas psicossomáticos (3,6,7,8).


(Disponível em: http://bit.ly/2Ktv9gk). 
Leia o texto 'A (in)visibilidade da violência psicológica na infância e adolescência no contexto familiar' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. Jellen et al. sinalizam que a violência psicológica tem sido desassociada do abuso infantil e da negligência, como se pode perceber a partir da análise dos dados e informações do texto.

II. O texto apresenta ao leitor a ideia de que estudiosos no desenvolvimento psicológico infantil mostram que a violência psicológica acarreta ataques ao ego da criança.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

David Kolb desenvolveu o conceito de que, para o aprendizado ser bem-sucedido, o indivíduo necessita passar por um ciclo de aprendizagem composto por quatro fases: atividade, reflexão, teoria e

    A) funcionalismo.

    B) pragmatismo.

    C) didatismo.

    D) estruturalismo.

    E) construtivismo.

Vygotsky


Para Vygotsky (1989), pela interação social, a criança tem acesso aos modos de pensar e agir correntes em seu meio. A cultura compartilha as formas de raciocínio, as diferentes linguagens (como a língua, a música, a matemática), tradições, costumes, emoções e muito mais. A utilização de instrumentos é uma característica essencialmente humana que possibilita maior domínio do meio e o desenvolvimento de habilidades específicas para utilizá-lo. Os signos elaborados pela cultura servem como instrumentos intelectuais que exigem do homem e lhe possibilitam uma diferenciação do pensamento em relação aos animais. Um dos pontos cruciais do desenvolvimento humano, que altera o curso de seu pensamento, é a conquista da fala.

De início, quando a criança profere sons e sílabas sem significado, a fala tem uma função afetivo-conativa, afirma Vygotsky (2005); e a inteligência da criança é de tipo prático. Embora pensamento e fala tenham caminhos de desenvolvimento parcialmente diferentes, em determinado momento seus percursos se encontram mais efetivamente, o que permite a construção do pensamento verbalizado e da fala intelectual. A linguagem, esse sistema de signos historicamente construído, possibilita uma forma de pensamento qualitativamente muito superior àquele anterior na criança. As emoções, assim como o pensamento, podem evoluir de um nível inferior para outro superior, mais complexo, transformando-se em sentimentos de acordo com a valorização delas na sociedade. 


Adaptado. Fonte: https://bit.ly/32LvU9N.

Leia o texto 'Vygotsky' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:
I. O texto procura passar ao leitor a ideia de que a linguagem é um sistema de signos historicamente construído que possibilita uma forma de pensamento qualitativamente inferior àquele anterior na criança. II. Na perspectiva defendida pelo texto, os signos elaborados pela cultura servem como instrumentos intelectuais que exigem do homem uma compreensão direta sobre seus significados e o tornam mais artificial, como os animais. III. De início, quando a criança profere sons e sílabas sem significado, a fala tem uma função afetivo-conativa, afirma Vygotsky, e a inteligência da criança é de tipo prático, de acordo com o texto.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Vygotsky


Para Vygotsky (1989), pela interação social, a criança tem acesso aos modos de pensar e agir correntes em seu meio. A cultura compartilha as formas de raciocínio, as diferentes linguagens (como a língua, a música, a matemática), tradições, costumes, emoções e muito mais. A utilização de instrumentos é uma característica essencialmente humana que possibilita maior domínio do meio e o desenvolvimento de habilidades específicas para utilizá-lo. Os signos elaborados pela cultura servem como instrumentos intelectuais que exigem do homem e lhe possibilitam uma diferenciação do pensamento em relação aos animais. Um dos pontos cruciais do desenvolvimento humano, que altera o curso de seu pensamento, é a conquista da fala.

De início, quando a criança profere sons e sílabas sem significado, a fala tem uma função afetivo-conativa, afirma Vygotsky (2005); e a inteligência da criança é de tipo prático. Embora pensamento e fala tenham caminhos de desenvolvimento parcialmente diferentes, em determinado momento seus percursos se encontram mais efetivamente, o que permite a construção do pensamento verbalizado e da fala intelectual. A linguagem, esse sistema de signos historicamente construído, possibilita uma forma de pensamento qualitativamente muito superior àquele anterior na criança. As emoções, assim como o pensamento, podem evoluir de um nível inferior para outro superior, mais complexo, transformando-se em sentimentos de acordo com a valorização delas na sociedade. 


Adaptado. Fonte: https://bit.ly/32LvU9N.

Leia o texto 'Vygotsky' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:
I. Segundo o texto, as emoções, assim como o pensamento, podem evoluir de um nível inferior para outro superior, mais complexo, transformando-se em sentimentos, de acordo com a valorização delas na sociedade. II. Embora o pensamento e a fala tenham caminhos de desenvolvimento parcialmente diferentes, em determinado momento seus percursos se encontram mais efetivamente, o que permite a construção do pensamento verbalizado e da fala intelectual, de acordo com o texto. III. O texto defende a ideia de que, para Vygotsky, a utilização de instrumentos é uma característica essencialmente humana que leva a um menor domínio do meio e ao desaparecimento de habilidades específicas para utilizá-lo em favor da nossa evolução enquanto espécie.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Uma paciente de 72 anos de idade é casada, tem um filho e dois netos, estudou até a quarta série do ensino fundamental e é católica. Ela foi visitada pela agente de saúde, que a orientou a fazer um check-up no posto de saúde junto com o seu esposo. Atendida pelo médico, ela fez vários exames e descobriu que estava com câncer de mama, sendo encaminhada para tratamento, mastectomia radical e quimioterapia. Após vários ciclos, constatou que estava com metástase e que a doença não teria mais cura. A paciente encontrava-se fadigada e triste e sofria muito com os efeitos colaterais do tratamento. Foi acompanhada durante todo o tratamento oncológico por uma psicóloga e revelou a ela que estava cansada do tratamento e que desejava interrompê-lo e passar os dias que restavam junto do esposo, filhos e netos. A família discorda da genitora e deseja que ela continue o tratamento. Quanto ao histórico familiar da paciente, ela tem mãe e avó falecidas por câncer de mama e ovário, respectivamente.  

Considerando esse caso clínico e os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


A perspectiva lifespan é uma abordagem dialética, a qual defende que o envelhecimento ocorre somente em razão do declínio, da doença e da incapacidade.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...