Questões sobre Psicologia do desenvolvimento

Lista completa de Questões sobre Psicologia do desenvolvimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Analise as afirmativas a seguir:
I. As características essenciais da deficiência intelectual (transtorno do desenvolvimento intelectual) incluem déficits em capacidades mentais genéricas e prejuízo na função adaptativa diária na comparação com indivíduos pareados para idade, gênero e aspectos socioculturais. O início ocorre durante o período do desenvolvimento e o diagnóstico baseia-se tanto em avaliação clínica quanto em testes padronizados das funções adaptativa e intelectual. II. O diagnóstico em Gestalt-terapia objetiva definir fenomenologicamente um processo: como esta pessoa está funcionando no momento e para que funciona deste modo, a que necessidades atende e a que necessidades deixa de atender. Esses questionamentos, na perspectiva gestáltica, devem ser respondidas a partir da aplicação de questionários com respostas objetivas, sem a intervenção ou participação do psicólogo.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Toda relação interpessoal

    A) mobiliza processos psíquicos.

    B) desregula processos conscientes.

    C) Influencia a formação de opiniões divergentes.

    D) influencia as experiências dissonantes.

    E) desregula pensamentos automáticos.

Analise as afirmativas a seguir:

I. Para Jean Piaget, a gestão de pessoas é uma função organizacional que visa à cooperação das pessoas que atuam nas organizações para o alcance dos objetivos exclusivamente individuais. Esse estudioso afirma, ainda, que a motivação de um colaborador em nada se relaciona com seus interesses ou com as condições do ambiente de trabalho.

II. De acordo com Piaget, em um determinado momento, nos primeiros anos de vida, a criança evoluiu para um estado de maior atividade e participação, denominado de período préoperatório. A aquisição da linguagem vai gerar mudanças significativas no campo afetivo e do pensamento. Com a fala, a criança torna-se capaz de exteriorizar a vida interior, na medida em que já conta coisas que aconteceram, bem como é capaz de falar sobre eventos futuros. Embora se iniciem as trocas entre as crianças, elas estão mais centradas em seus pontos de vista. Predomina, então, uma linguagem egocêntrica.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Naquilo que se refere à psicologia da aprendizagem, é CORRETO afirmar que:

    A) Para Piaget o estudo do pensamento e da linguagem é uma das áreas da psicologia em que é particularmente importante ter-se uma clara compreensão das relações interfuncionais. Enquanto não compreendermos a inter-relação de pensamento e palavra, não poderemos responder, e nem mesmo colocar corretamente, qualquer uma das questões mais específicas desta área. Por estranho que pareça, a psicologia nunca investigou essa relação de maneira sistemática e detalhada. As relações interfuncionais em geral não receberam, até agora, a atenção que merecem. Os métodos de análise atomísticos e funcionais, predominantes na última década, trataram os processos psíquicos isoladamente.

    B) Para Vygotsky, existem três momentos importantes da aprendizagem da criança: a zona de desenvolvimento potencial, que é tudo que a criança ainda não domina, mas que se espera que ela seja capaz de realizar; a zona de desenvolvimento real, que é tudo que a criança já é capaz de realizar sozinha; a zona de desenvolvimento proximal, que é tudo que a criança somente realiza com o apoio de outras pessoas ou de companheiros mais capazes.

    C) A Psicologia Genética de Vygotsky nos permite compreender o processo de aprendizagem como construção do pensamento e deduzir hipóteses sobre as leis próprias do desenvolvimento intelectual; não existe conhecimento pré-formado nem acumulado por experiências (oposição ao empirismo); pois sim, o que há é uma interação entre o sujeito e o objeto que se coloca na questão do conhecimento.

    D) A abordagem teórica construtivista de Wallon contribuiu para um novo modelo de educação que possibilitou a ampliação dos conhecimentos lógicos dos alunos para torná-los capazes de resolver os problemas mais complexos; a tarefa pedagógica do professor seria propor atividades desafiadoras que provocassem o desequilíbrio e reequilíbrio das estruturas cognitivas das crianças na aprendizagem.

Analise as afirmativas a seguir:

I. René Spitz afirma que o senso de isolamento, o excesso de apoio social e as tendências agressivas são exemplos de fatores individuais de risco de suicídio. Para esse estudioso, quanto maiores forem a afetividade e a aceitação percebidas por um indivíduo no seu grupo social, maiores serão as chances de que ele tenha dificuldade de desenvolver relacionamentos duradouros e, assim, crescem as chances da prática do suicídio.

II. As instruções específicas para uma entrevista lúdica consistem em oferecer à criança a oportunidade de brincar, como deseje, com todo o material lúdico disponível na sala, esclarecendo sobre o espaço onde poderá brincar, sobre o tempo disponível, sobre os papéis dela e do psicólogo, bem como sobre os objetivos dessa atividade, que possibilitará conhecê-la mais e, assim, poder posteriormente ajudá-la.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir:

I. A característica essencial de um transtorno bipolar de ciclagem rápida é a ocorrência de pelo menos quatro episódios de humor durante os 12 meses anteriores. Esses episódios podem ocorrer em qualquer combinação e ordem. Devem atender a critérios de duração e quantidade de sintomas para episódio depressivo maior, maníaco ou hipomaníaco, devendo também ser demarcados por um período de remissão completa ou por uma troca para um episódio da polaridade oposta.

II. O paradigma neopragmático, criado por Vygotsky, concebe a avaliação como uma oportunidade de ação-reflexão e de formar seres críticos e participativos.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir:

I. A teoria de Piaget é conceitualista porque ajuda a pensar a construção do conhecimento científico na visão dos pais do educando, exclusivamente. Ou seja, de acordo com esse teórico, as relações afetivas e familiares são decisivas para determinar a visão de mundo que a criança terá e como ele irá interpretar os conceitos científicos mais básicos com os quais terá contato no ambiente escolar.

II. Spitz concluiu que, quando há uma perturbação na relação mãe/filho, essa perturbação vai influenciar o estabelecimento das relações de objeto, e podem ser observadas as afecções psicotóxicas, termo utilizado por Spitz para designar tais perturbações. De acordo com esse renomado estudioso, esses fenômenos podem acarretar manifestações tais como: o coma do recém-nascido; a cólica do terceiro mês; ou o eczema infantil.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Segundo a teoria do desenvolvimento de Piaget, haveria períodos relacionados ao aparecimento de novas qualidades do pensamento, interferindo no desenvolvimento global.
Entre esses períodos estão:

    A) Fases oral, anal e fálica.

    B) Período sensório-motor, pré-operatório e operações formais.

    C) Período sensório-motor e operações informais.

    D) Período de latência, fase oral e sensório-motor.

    E) Período pré-operatório, operações informais e período de latência.

Vygotsky e os conceitos de pensamento e fala

Por V. SOUZA e P. ANDRADA (adaptado).


“O pensamento é uma nuvem, da qual a fala se desprende em gotas” (Vygotsky, 1925). Por meio desta afirmação poética, Vygotsky traz à tona a relação que pretendemos abordar aqui: a fala como expressão do psiquismo. 

O autor salienta que não há como estudar o pensamento e a fala a não ser pelo método dialético, que confere um caráter histórico às questões ligadas ao comportamento humano. Ele afirma que a questão do pensamento e da fala supera os limites das ciências naturais e se transforma em um fato histórico-social (Vygotsky, 1934). Segundo ele, é pela aquisição da fala que nos relacionamos socialmente e, ao mesmo tempo, interferimos na construção do meio. O que o sujeito pensa, interpreta e expressa é o que ele apreende de seu entorno, mas também, dialeticamente, é pela fala que este mesmo sujeito pode interagir e transformar o mundo (Vygotsky, 1931). 

Considera, o autor, que a fala, inicialmente, exerce a função de comunicação entre a criança e o meio e, nesse processo, vai construindo as condições para que se transforme em fala interna, quando exercerá a função de organizar o pensamento. A fala interna se desenvolve mediante as trocas estruturais e funcionais derivadas da fala social (Vygotsky 1934). Por volta dos dois anos de idade, as curvas do desenvolvimento da fala e do pensamento se encontram, em um processo exclusivamente humano. O autor aponta que neste momento em que ocorre o estabelecimento de um nexo entre estas duas funções (fala e pensamento) há um grande salto no desenvolvimento do sujeito. 

A partir deste salto advindo do desenvolvimento da fala, a criança pode explorar a relação entre signo e significado. A palavra, que era inicialmente para a criança uma propriedade externa do objeto, passa a ter um significado simbólico, que o autor denomina de função simbólica da fala. Essa conquista abre portas para a criança se apropriar de uma gama maior de experiências circundantes em sua realidade.

A palavra é o signo que conceitua e, ao mesmo tempo, representa o objeto, dando-lhe sentido como um predicado do pensamento. À medida que a fala fica mais complexa, o pensamento também se torna mais desenvolvido. Cada estágio do desenvolvimento do significado das palavras representa também um novo estágio de desenvolvimento na relação entre pensamento e fala (Vygotsky, 1934). 

Por estes processos descritos por Vygotsky é que o sujeito, cada vez mais, pode ampliar suas trocas com o mundo e, assim, expandir as representações do meio ao seu redor, formar novos conceitos e desenvolver a consciência de si e da realidade. Daí a compreensão de que o sujeito é produto e produtor de sua história, constituição possível, justamente, por seu caráter histórico-social. 

(Estudos de Psicologia. Campinas. 30(3). 355-365. julho - setembro 2013. Fonte: https://bit.ly/2J3VWiH). 

Leia o texto 'Vygotsky e os conceitos de pensamento e fala' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. Segundo Vygotsky, é pela aquisição da fala que nos relacionamos socialmente e, ao mesmo tempo, interferimos na construção do meio, como se pode concluir a partir da análise das informações do texto.

II. O texto leva o leitor a concluir que Vygotsky considera que a fala, inicialmente, exerce a função de comunicação entre a criança e o meio e, nesse processo, vai construindo as condições para que se transforme em fala interna, quando exercerá a função de organizar o pensamento.

III. Para Vygotsky, a palavra é o signo que conceitua e, ao mesmo tempo, representa o objeto, dando-lhe sentido literal como um predicado do pensamento, ao mesmo tempo em que impede o intercâmbio de ideias e sentimentos entre os indivíduos, como se pode perceber a partir da análise dos dados e informações do texto.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Vygotsky e os conceitos de pensamento e fala

Por V. SOUZA e P. ANDRADA (adaptado).


“O pensamento é uma nuvem, da qual a fala se desprende em gotas” (Vygotsky, 1925). Por meio desta afirmação poética, Vygotsky traz à tona a relação que pretendemos abordar aqui: a fala como expressão do psiquismo. 

O autor salienta que não há como estudar o pensamento e a fala a não ser pelo método dialético, que confere um caráter histórico às questões ligadas ao comportamento humano. Ele afirma que a questão do pensamento e da fala supera os limites das ciências naturais e se transforma em um fato histórico-social (Vygotsky, 1934). Segundo ele, é pela aquisição da fala que nos relacionamos socialmente e, ao mesmo tempo, interferimos na construção do meio. O que o sujeito pensa, interpreta e expressa é o que ele apreende de seu entorno, mas também, dialeticamente, é pela fala que este mesmo sujeito pode interagir e transformar o mundo (Vygotsky, 1931). 

Considera, o autor, que a fala, inicialmente, exerce a função de comunicação entre a criança e o meio e, nesse processo, vai construindo as condições para que se transforme em fala interna, quando exercerá a função de organizar o pensamento. A fala interna se desenvolve mediante as trocas estruturais e funcionais derivadas da fala social (Vygotsky 1934). Por volta dos dois anos de idade, as curvas do desenvolvimento da fala e do pensamento se encontram, em um processo exclusivamente humano. O autor aponta que neste momento em que ocorre o estabelecimento de um nexo entre estas duas funções (fala e pensamento) há um grande salto no desenvolvimento do sujeito. 

A partir deste salto advindo do desenvolvimento da fala, a criança pode explorar a relação entre signo e significado. A palavra, que era inicialmente para a criança uma propriedade externa do objeto, passa a ter um significado simbólico, que o autor denomina de função simbólica da fala. Essa conquista abre portas para a criança se apropriar de uma gama maior de experiências circundantes em sua realidade.

A palavra é o signo que conceitua e, ao mesmo tempo, representa o objeto, dando-lhe sentido como um predicado do pensamento. À medida que a fala fica mais complexa, o pensamento também se torna mais desenvolvido. Cada estágio do desenvolvimento do significado das palavras representa também um novo estágio de desenvolvimento na relação entre pensamento e fala (Vygotsky, 1934). 

Por estes processos descritos por Vygotsky é que o sujeito, cada vez mais, pode ampliar suas trocas com o mundo e, assim, expandir as representações do meio ao seu redor, formar novos conceitos e desenvolver a consciência de si e da realidade. Daí a compreensão de que o sujeito é produto e produtor de sua história, constituição possível, justamente, por seu caráter histórico-social. 

(Estudos de Psicologia. Campinas. 30(3). 355-365. julho - setembro 2013. Fonte: https://bit.ly/2J3VWiH). 

Leia o texto 'Vygotsky e os conceitos de pensamento e fala' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. O texto apresenta ao leitor a ideia de que é por meio dos processos descritos por Vygotsky que o sujeito, cada vez mais, pode ampliar suas trocas com o mundo e, assim, expandir as representações do meio ao seu redor, formar novos conceitos e desenvolver a consciência de si e da realidade.

II. A conquista das habilidades psicomotoras finas, como andar e correr, abre portas para a criança se apropriar de uma gama maior de experiências circundantes em sua realidade, pois viabiliza a comunicação com outros indivíduos, como se pode concluir a partir da leitura cuidadosa das informações do texto.

III. Uma das ideias presentes no texto é a de que o que o sujeito pensa, interpreta e expressa é o que ele apreende de seu entorno, mas também, dialeticamente, é pela fala que este mesmo sujeito pode interagir e transformar o mundo.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...