Questões de Psicologia da Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN)

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A definição de Liderança refere-se à capacidade de

  • A. influenciar um conjunto de pessoas para alcançar metas e objetivos.
  • B. persuadir um grupo de liderados visando a concretização da missão institucional.
  • C. controlar uma equipe de trabalho no cumprimento de metas e objetivos.
  • D. conduzir um grupo de trabalhadores na concretizações das decisões das instâncias de gestão.

Na década de 1980, Eisenberg e colaboradores propuseram que os trabalhadores formam crenças quanto o empregador cuida do seu bem-estar e valoriza suas contribuições. Essa definição corresponde à

  • A. percepção de reciprocidade organizacional.
  • B. percepção de suporte organizacional.
  • C. percepção organizacional.
  • D. percepção de justiça.

A psicologia da educação, no decorrer das duas primeiras décadas do século XX, identificou-se com as tentativas de utilizar e de aplicar na educação todos os conhecimentos potencialmente relevantes proporcionados pelas pesquisas desenvolvidas no âmbito da psicologia cientifica. Nesse período, existiram três áreas de pesquisa psicológica que se sobressaíram pelo seu interesse potencial na educação escolar, a saber:

  • A. o estudo das diferenças individuais e a elaboração de testes, análise dos processos de aprendizagem e a psicologia da criança.
  • B. os estudos dos processos de aprendizagem, os estudos filosóficos sobre desenvolvimento humano e a psicologia da infância.
  • C. a elaboração de testes psicológicos, a psicologia da criança e a análise filosóficas do desenvolvimento cognitivo.
  • D. a psicologia da criança e do adolescente, a análise das diferenças individuais e a psicologia da personalidade.

Os estudos atuais da psicologia escolar revelam que o fracasso escolar deve ser analisado de forma multicausal, possuindo influências de diversos elementos sociais, institucionais, emocionais, entre outros. Sobre o tema, é correto afirmar que

  • A. o psicólogo escolar deve estar atento ao contexto sócio-econômico e cultural em que o aluno está inserido para que possa compreender suas relações no processo ensino-aprendizagem.
  • B. o psicólogo escolar deve estar atento ao papel da escola na facilitação do fracasso escolar, trabalhando focado nas dificuldades de aprendizagem do aluno.
  • C. o psicólogo escolar deve compreender as relações políticas e sociais vigentes, esclarecendo que muitas vezes o aluno não aprende porque tem problemas familiares.
  • D. o psicólogo escolar deve atuar de forma preventiva, criando espaços para o atendimento psicoterápico de problemas emocionais dos alunos e, assim, evitando as situações de fracasso escolar.

São funções do psicólogo escolar:

  • A. a assessoria na elaboração, implementação e avaliação de projetos pedagógicos coerentes com os vários segmentos da escola; a análise e a intervenção relacionadas às interações em sala de aula, visando melhor aproveitamento das oportunidades educativas; e o desenvolvimento de programas junto aos pais, com orientações sobre o processo de ensino-aprendizagem.
  • B. a análise e a intervenção relacionadas às interações em sala de aula, visando melhor aproveitamento das oportunidades educativas; a promoção de reflexões junto aos docentes sobre suas práticas escolares; e a identificação dos alunos com dificuldades de aprendizagem, diagnosticando e tratando seus problemas.
  • C. a assessoria na elaboração, implementação e avaliação de projetos pedagógicos coerentes com os vários segmentos da escola; concepção e execução das medidas disciplinares, quando necessário; e a promoção de reflexões junto aos docentes sobre suas práticas escolares.
  • D. o desenvolvimento de programas junto aos pais, com orientações sobre o processo de ensino-aprendizagem; concepção e execução das medidas disciplinares, quando necessário; e a análise e a intervenção relacionadas às interações em sala de aula.

A perspectiva atual da psicologia escolar caracteriza-se, essencialmente, por vincular-se

  • A. a uma atuação preventiva e terapêutica dos problemas de aprendizagem.
  • B. a pressupostos que valorizam a compreensão da totalidade escolar, buscando compreender o contexto sócio-cultural em que a instituição está inserida.
  • C. a pressupostos culturais e sociais, analisando principalmente as dificuldades de aprendizagem e os problemas individuais.
  • D. pressupostos culturais e sociais, analisando principalmente as dificuldades de aprendizagem e os problemas individuais.

A especificidade do trabalho do psicólogo na escola está fundamentalmente relacionada ao essencial da sua formação, denominado como funcionamento humano, e às competências vinculadas a esse objeto . Essa formação permite-lhe um olhar específico e diferenciado sobre os processos subjetivos, sociais e individuais que se expressam no cotidiano escolar e, consequentemente,

  • A. dificulta a integração com os demais profissionais.
  • B. capacita o psicólogo escolar para o delineamento de formas de atuação diferenciadas nesse contexto.
  • C. capacita o psicólogo escolar a atuar focado nas dificuldades dos alunos no processo ensino-aprendizagem.
  • D. capacita o psicólogo a trabalhar de forma integrada com os demais profissionais da escola buscando visualizar os problemas individuais inerentes ao processo ensino aprendizagem.

A discussão referente à temática das políticas públicas em Educação é recente na Psicologia Escolar/Educacional, surgindo somente nos últimos 20 anos. Nesse período, iniciou-se um conjunto de questionamentos sobre o papel social da Psicologia Escolar, juntamente com as discussões sobre suas finalidades em relação à escola e àqueles que dela participavam. Nesse contexto, é correto afirmar que

  • A. é mais importante que o psicólogo escolar busque conhecer as dificuldades dos alunos e dos professores do que as políticas que são implantadas na educação.
  • B. o psicólogo escolar precisa conhecer as politicas públicas educacionais, mas seu foco deve permanecer nas dificuldades metodológicas dos professores.
  • C. a compreensão das políticas públicas em educação é fundamental para a prática do psicólogo escolar, já que seu papel é atuar com os alunos com dificuldades de aprendizagem.
  • D. é necessário que o psicólogo escolar conheça as políticas públicas educacionais vigentes para não analisar um único aspecto do processo educativo.

No cotidiano escolar, tem se tornado constante notícias sobre agressões físicas e psicológicas entre aluno-aluno, aluno-professor, aluno-direção etc. Embora a violência configure-se como um fenômeno complexo, tem se buscado uma série de intervenções especificas para inibir esse fenômeno crescente. O psicólogo escolar tem um papel fundamental dentro do combate à violência na escola, desenvolvendo ações, como

  • A. a valorização dos integrantes da comunidade escolar, possibilitando a abertura de um canal de expressão para alunos, professores, pessoal técnico e família.
  • B. a elaboração de materiais com conteúdos sobre violência, orientando e ressaltando as punições aos agressores.
  • C. a contribuição com o diálogo entre os participantes dos atos violentos, mas sem envolvimento com as questões políticas sobre violência.
  • D. o desenvolvimento de campanhas de prevenção da violência escolar valorizando e discutindo a violência como um problema específico da comunidade escolar.

Na atuação da psicologia escolar, é necessário que o psicólogo tenha conhecimentos que possam favorecer de forma significativa seu trabalho. Dentre esses temas, é essencial para a atuação do psicólogo escolar conhecer

  • A. o currículo escolar e psicopatologia da criança.
  • B. a aplicação de técnicas terapêuticas para os problemas de aprendizagem e o psicodiagnóstico.
  • C. as políticas educacionais e os projetos pedagógicos da instituição.
  • D. o planejamento pedagógico e a aplicação de técnicas terapêuticas para os problemas de aprendizagem.
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