Questões de Serviço Social do ano 2017

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O procedimento de habilitação à adoção é fundamental para verificar se os pretendentes preenchem as condições exigidas pelo Estatuto da Criança e do Adolescentes, bem como se possuem condições morais e emocionais para o deferimento da medida. Sobre a habilitação de pretendentes à adoção, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. É obrigatória a participação dos postulantes em programa oferecido pela Justiça da Infância e da Juventude preferencialmente com apoio dos técnicos responsáveis pela execução da política municipal de garantia do direito à convivência familiar, que inclua preparação psicológica, orientação e estímulo à adoção inter-racial, de crianças maiores ou de adolescentes, com necessidades específicas de saúde ou com deficiências e de grupos de irmãos.
  • B. Sempre que possível, é recomendável que a preparação psicossocial e jurídica prevista pelo ECA para a habilitação de pretendentes à adoção inclua o contato com crianças e adolescentes em acolhimento familiar ou institucional em condições de serem adotados, a ser realizado sob a orientação, supervisão e avaliação da equipe técnica da Justiça da Infância e da Juventude, com apoio dos técnicos responsáveis pelo programa de acolhimento e pela execução da política municipal de garantia do direito à convivência familiar.
  • C. O procedimento destinado à habilitação de pretendentes à adoção prescinde da intervenção de equipe interprofissional a serviço da Justiça da Infância e da Juventude.
  • D. Os postulantes à adoção, domiciliados no Brasil, devem apresentar juntamente com a petição inicial cópias autenticadas de certidão de nascimento ou casamento, ou declaração relativa ao período de união estável, cópias da cédula de identidade e inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas, comprovante de renda e domicílio, atestados de sanidade física e mental, certidão de antecedentes criminais e certidão negativa de distribuição cível.
  • E. A recusa sistemática na adoção das crianças ou adolescentes indicados importará na reavaliação da habilitação concedida.

Sobre os Grupos de Apoio à Adoção e a preparação psicossocial e jurídica dos pretendentes à adoção, assinale a alternativa CORRETA.

  • A. Os Grupos de Apoio à Adoção ajudam a esclarecer que a adoção é medida excepcional e irrevogável, que atribui a condição de filho ao adotado, com os mesmos direitos e deveres, inclusive sucessórios, desligando-o de qualquer vínculo com pais e parentes, salvo os impedimentos matrimoniais.
  • B. Segundo o ECA, é facultativa a participação dos postulantes à adoção em programa oferecido pela Justiça da Infância e da Juventude que inclua preparação psicológica e orientação à adoção.
  • C. O programa oferecido pela Justiça da Infância e da Juventude deve obrigatoriamente ser conduzido por técnicos responsáveis pela execução da política municipal de garantia do direito à convivência familiar, com o apoio da equipe técnica da Justiça da Infância e da Juventude.
  • D. Os Grupos de Apoio à Adoção devem, ao final de sua atuação com um grupo encaminhado pela Justiça da Infância e da Juventude, elaborar estudo psicossocial, que conterá subsídios que permitam aferir a capacidade e o preparo dos participantes para o exercício de uma paternidade ou maternidade responsável.
  • E. Os Grupos de Apoio à Adoção, segundo a linhas de ação da política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente, devem estimular a adoção inter-racial, de crianças maiores ou de adolescentes, com necessidades específicas de saúde ou com deficiências e de grupos de irmãos, bem com as chamadas adoções dirigidas ou intuitu personae.

Considera-se adoção internacional aquela na qual a pessoa ou casal postulante é residente ou domiciliado fora do Brasil. Sobre o tema, assinale a opção CORRETA.

  • A. A habilitação de postulante estrangeiro ou domiciliado fora do Brasil terá validade máxima de 2 (dois) anos, podendo ser renovada.
  • B. A adoção internacional pressupõe a intervenção do Supremo Tribunal Federal.
  • C. Durante o processo de adoção internacional, será permitida a saída do adotando do território nacional apenas durante o estágio de convivência e com a supervisão da Autoridade Central.
  • D. Os brasileiros residentes no exterior não têm preferência aos estrangeiros nos casos de adoção internacional de criança ou adolescente brasileiro.
  • E. Uma mesma pessoa ou seu cônjuge não podem ser representados por mais de uma entidade credenciada para atuar na cooperação em adoção internacional.

Os assistentes sociais encontram limites concretos para a ação ética em defesa da concretização dos direitos humanos, limites esses impostos pelas contradições da sociedade brasileira capitalista, marcada pela desigualdade social e pelas diversas formas de exclusão que se sobrepõem à plena realização dos indivíduos. Vencer esses limites supõe estabelecer atitudes críticas da parte dos profissionais, enquanto agentes éticos, para avançarem em suas práticas, no compromisso com os trabalhadores, na garantia da realização dos direitos humanos e na construção de uma sociedade igualitária para todos. Supõe, ainda, compreender o cotidiano profissional em suas contradições e conflitos institucionais, no sentido de identificar possíveis mediações e estratégias que contribuam para

  • A. uma definição clara de estratégias globais para enfrentamento deste cenário.
  • B. um maior compromisso ético-político profissional.
  • C. a construção de um aparato legal que fundamenta a ação profissional.
  • D. o engajamento de toda a sociedade nesta causa.
  • E. a superação de determinações institucionais ambíguas.

As diretrizes curriculares do curso de serviço social apontam na direção da formação de um profissional generalista capaz de interpretar e intervir nas múltiplas manifestações da questão social.

A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

Os componentes ético-políticos demarcam as questões atinentes à teleologia e à deontologia.

  • C. Certo
  • E. Errado

As diretrizes curriculares do curso de serviço social apontam na direção da formação de um profissional generalista capaz de interpretar e intervir nas múltiplas manifestações da questão social.

A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

Os fundamentos teórico-metodológicos, ético-políticos e técnico-operativos compõem a tríade de sustentação do discurso e do agir do(a) assistente social, sendo que o primeiro determina os demais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Como trabalhador especializado, o assistente social deve apresentar propostas profissionais que vislumbrem soluções para além da requisição da instituição, cujas demandas são apresentadas na versão burocratizada e do senso comum, destituídas da tradução ético-política ou da interpretação teórico-metodológica. Portanto, constitui-se um instrumento fundamental para a consolidação do projeto ético-político profissional o/a

  • A. produtividade organizacional.
  • B. projeto de trabalho.
  • C. processo interdisciplinar.
  • D. objetivo institucional.
  • E. consciência política.

A atualidade do serviço social demanda a necessidade de exercício da capacidade de análise da experiência profissional cotidiana do assistente social, realizada por meio da identificação de itens que constituem uma possível rota para identificar, cotidianamente, no âmbito da ação profissional, os avanços teórico-políticos concretos, orientados pelo projeto ético-político profissional. Sobre esses itens, que precisam ser identificados, considere verdadeiros (V) ou falsos (F) os itens a seguir:

A sequência CORRETA é

  • A. V, F, F, V, V.
  • B. V, V, V, F, V.
  • C. V, V, F, F, F.
  • D. V, F, V, V, V.
  • E. V, V, F, V, V.

A formulação de um projeto de trabalho profissional, a partir de um conjunto de atribuições e competências que visem contribuir para a defesa das políticas públicas, para a garantia dos direitos sociais e para o fortalecimento do projeto ético-político, profissional pressupõe, EXCETO:

  • A. que o assistente social reproduza o projeto institucional como o seu projeto.
  • B. que a qualificação profissional seja renovada permanentemente.
  • C. identificação de projetos solidários ou antagônicos que partilham o mesmo espaço.
  • D. clareza dos impactos que o modo de organização da sociedade causa sobre a instituição.

O debate sobre o projeto ético-político do Serviço Social, data da segunda metade dos anos 90 do século XX. Acerca deste projeto, NÃO é correto afirmar:

  • A. Defende a liberdade como valor ético central.
  • B. Se opõe radicalmente aos princípios do projeto neo-liberal e ao processo de desmonte das Políticas Sociais.
  • C. Conceitual e ideologicamente, está sintonizado com as diferentes perspectivas pós-modernas presentes no pensamento social.
  • D. As diretrizes curriculares para formação profissional em Serviço Social aprovadas pela ABEPSS em 1996, constituem uma das suas expressões.
  • E. A produção de conhecimentos no interior do Serviço Social constitui um dos componentes que lhe dão materialidade.
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