Questões sobre Serviço Social e promoção social

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“Embora não seja viável dar conta da pobreza no capitalismo, nem em sua face material, pois, dialeticamente falando, riqueza e escassez fazem parte do mesmo todo, nem em sua face política, porque o mercado não suporta o papel de mero instrumento da cidadania, é possível arquitetar uma política mais adequada de combate à pobreza, que comece por admitir que política social, para ser “social”, precisa interferir nas relações de mercado – toda política social que não implica interveniência nas relações de mercado não é propriamente social, porque deixa tudo como está, mesmo sob os mais espetaculares discursos e projetos”. (Demo, 1997)

A partir dessa citação, pode-se depreender da visão do autor que:

  • A. uma política de combate à pobreza centrada na assistência e em medidas compensatórias deixa intocada a concentração de renda, pilar da desigualdade social;
  • B. a flexibilização dos direitos trabalhistas representou o ponto de chegada para o aprofundamento da concentração de renda;
  • C. a regulação do mercado, sobretudo do financeiro, está na raiz da redução do papel do Estado no investimento em políticas públicas;
  • D. uma política adequada de combate à pobreza e à desigualdade social exige vontade política e ampliação dos direitos sociais;
  • E. o enfrentamento da pobreza só é possível mediante a transformação radical da sociedade de classes, cujo vetor é a socialização dos meios de produção.

No que se refere à saúde mental, é correto afirmar que a prática matricial consiste no(a)

  • A. encaminhamento para os especialistas.
  • B. atendimento individual pelo profissional de saúde mental ou de outra especialidade.
  • C. intervenção psicossocial coletiva realizada apenas pelo profissional matriciador.
  • D. transformação da realidade, por meio de uma metodologia de gestão do trabalho em equipes interdisciplinares.
  • E. atendimento individualizado, sem a composição de uma rede de cuidado.

São áreas de desenvolvimento das ações do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES):

  • A. alimentação e transporte
  • B. saúde e previdência
  • C. arte e cultura
  • D. esporte e lazer
  • E. moradia e vestuário

Numa perspectiva crítica e contra-hegemônica, o trabalho profissional do assistente social na Política de Educação requer a(o)

  • A. ampliação dos programas assistenciais, da modalidade de educação a distância e da contratação de crédito educativo
  • B. articulação aos processos de visibilidade social e política dos sujeitos coletivos e singulares no contexto educacional
  • C. priorização da abordagem técnica individual com as famílias no âmbito das políticas de assistência estudantil
  • D. incentivo aos programas de formação e qualificação da força de trabalho presentes na agenda dos organismos multilaterais
  • E. reforço às estratégias de ampliação do acesso à educação escolarizada, através das parcerias entre Estado e empresariado

Com relação às políticas de educação e trabalho no âmbito do sistema penitenciário, julgue os próximos itens.

O sistema prisional é contemplado apenas pela educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base nas políticas de seguridade social, julgue os itens seguintes.

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, de caráter estritamente assistencial, visa promover a oferta de serviços socioeducativos a crianças e adolescentes com idade máxima de quatorze anos que foram retirados da situação de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à dimensão técnico-operativa do serviço social, julgue os itens a seguir.

As ações socioeducativas fundamentam-se em dois pilares, socialização das informações e o processo reflexivo, consistindo de ações planejadas e conectadas ao conjunto de outras ações desenvolvidas no âmbito dos processos socioassistenciais, político-organizativos e de planejamento e gestão.

  • C. Certo
  • E. Errado

O governo Federal, visando a dirimir situações de exclusão social e na busca de iniciativas, visando ao atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social, cria o Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) que expressa um conjunto de ações à acolhida, informação e orientação, inserção em serviços da Assistência Social, sejam estes socioeducativos e de convivência, encaminhamento a outras políticas, promoção de acesso à renda e, principalmente acompanhamento familiar. O programa, que tem ângulo voltado principalmente à inclusão social, tem com um de seus objetivos

  • A.

    contribuir para desvincular as famílias dos serviços geracionais.

  • B.

    promover sociabilização e elevar a educação formal dos adultos.

  • C.

    criar serviços que promovam a aquisição material para famílias carentes.

  • D.

    fortalecer o protagonismo e a autonomia das famílias e comunidades.

A Constituição Federal de 1988 estabelece cláusulas que visam a melhoria da condição social dos trabalhadores urbanos e rurais. Dentre elas, inclui-se

  • A.

    a permissão da diferença de salários, de exercício de funções e de critério de admissão por motivo de idade.

  • B.

    a diferenciação no tocante a salário e critérios de admissão do trabalhador portador de deficiência.

  • C.

    o estabelecimento da distinção entre trabalho manual, técnico e intelectual ou entre os profissionais respectivos.

  • D.

    a permissão de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito anos.

  • E.

    a igualdade de direitos entre o trabalhador com vínculo empregatício permanente e o trabalhador avulso.

A crise global do sistema capitalista que afeta a esfera do trabalho em larga escala, é marcada, segundo Antunes (2010), por um processo de

  • A.

    construção de um novo sistema de metabolismo social, ou seja, de um novo modo de produção fundado na atividade autodeterminada baseada na realização do trabalho socialmente necessário.

  • B.

    proliferação das distintas formas de “trabalho voluntário”, terceirizado, subcontratado e do “empreendedorismo”, que frequentemente se configura como forma oculta de trabalho assalariado e instável.

  • C.

    construção de inúmeros direitos sociais somado aos que foram arduamente conquistados pelos trabalhadores na Revolução Industrial.

  • D.

    ampliação dos mecanismos legais do trabalho com o fortalecimento do sistema de proteção social dos trabalhadores.

  • E.

    produção e de vida voltados exclusivamente para o atendimento das efetivas necessidades humanas e sociais.

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