Questões sobre Excelência

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O Modelo de Excelência Gerencial, proposto pela Fundação Nacional da Qualidade, possui oito fundamentos que constituem temas específicos a serem trabalhados. Qual dos fundamentos apresentados desdobra-se em resultados sustentáveis?

  • A. Desenvolvimento sustentável.
  • B. Liderança transformadora.
  • C. Pensamento sistêmico.
  • D. Geração de valor.
  • E. Adaptabilidade.

Com relação a planejamento estratégico e à excelência nos serviços públicos, julgue os itens subsequentes. O modelo de excelência na gestão pública deve gerar valor para todas as partes interessadas por meio do aprimoramento das relações de qualidade e do desenvolvimento das organizações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nas últimas décadas, a Administração pública vem buscando a excelência nos serviços públicos, fazendo uso de conceitos, metodologias e ferramentas consagradas, com vistas a atingir o grau ótimo de prestação de serviços ao cidadão. Nesse contexto, o modelo criado pela Fundação Nacional da Qualidade – FNQ desenvolveu critérios de excelência

  • A. correspondentes às melhores práticas importadas de organizações modelo, entre as quais o aprendizado organizacional.
  • B. que representam o grau de maturidade dos colaboradores, entre os quais se inclui o pensamento sistêmico.
  • C. que permitem medir o grau de excelência da organização, entre os quais se incluem estratégias e planos.
  • D. utilizados exclusivamente para obtenção de certificação de acordo com a pontuação atribuída a cada um de seus itens.
  • E. consistentes em insumos para aplicação de métodos de gerenciamento de processos, objetivando a otimização dos recursos materiais e humanos disponíveis na organização.

Dentre as metodologias de gestão voltadas à gestão por resultados no Brasil, destaca-se o Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP). O MEGP estabelece um conjunto de parâmetros de avaliação de resultados, e a pontuação global obtida pela organização é avaliada de forma a descrever a maturidade da gestão.

No MEGP, a máxima maturidade de gestão é aquela na qual há:

  • A. nível superior para quase todos os indicadores de gestão, sendo referencial de excelência em muitos processos ou produtos;
  • B. muitos resultados relevantes nos diferentes indicadores que apresentam tendências favoráveis, com potencial uso de informações comparativas;
  • C. indicadores com resultados relevantes e esparsos, decorrentes da aplicação dos enfoques de gestão, avaliações e melhorias apresentadas com algumas tendências favoráveis;
  • D. resultados indicados incipientes, decorrentes da aplicação de enfoques de gestão implementados;
  • E. resultados isolados decorrentes de enfoques de gestão implementados, pois a aplicação é local e limitada.

No que concerne a gestão da qualidade, modelo de excelência gerencial e modelo de gestão pública, julgue os itens que se seguem. Promover a competitividade e a sustentabilidade e estimular o aprendizado organizacional são benefícios do modelo de excelência em gestão adotado pela Fundação Nacional de Qualidade que podem ser aplicados a qualquer tipo de organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne a gestão da qualidade, modelo de excelência gerencial e modelo de gestão pública, julgue os itens que se seguem. De acordo com o modelo de excelência em gestão pública, a avaliação da gestão de uma organização dá destaque ao seu desempenho em relação ao mercado e visa identificar oportunidades de aprimoramento dos processos considerados excelentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da gestão da qualidade e do modelo de excelência gerencial, julgue os itens subsequentes. Liderança, estratégia e planos, clientes, sociedade, informações e conhecimento, pessoas, processos e resultados são critérios de excelência considerados pelo modelo de excelência em gestão utilizado pela Fundação Nacional da Qualidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

O modelo de excelência nos serviços públicos está alicerçado no binômio: princípios constitucionais da Administração pública e fundamentos próprios da gestão contemporânea. O modelo preconizado pela Fundação Nacional de Qualidade − FNQ, expressa o “estado da arte” da gestão contemporânea e fomenta as boas práticas de gestão, objetivando o aumento da eficiência, eficácia e efetividade dos serviços prestados pelo setor público. Nessa linha, propõe alguns critérios de excelência, com escopo, de

  • A. identificar o grau de maturidade da gestão da organização.
  • B. fixar metas e indicadores para fins de premiação.
  • C. celebrar um contrato de gestão para aprimoramento organizacional.
  • D. emitir certificação internacional de qualidade.
  • E. definir a posição ocupada pela organização no ranking nacional.

A conquista da excelência nos serviços públicos decorre de um amplo conjunto de fatores, muitos dos quais associados à incorporação de novas filosofias gerenciais, de novas tecnologias, de mudança cultural e amplo engajamento dos servidores. O modelo de excelência preconizado pela Fundação Nacional da Qualidade define fundamentos e critérios de gestão tendo como referência organizações de excelência em nível mundial. Constituem, entre outros, fundamentos desse modelo:

  • A. avaliação e remuneração por resultados.
  • B. informações e conhecimento.
  • C. inovação e geração de valor.
  • D. eficiência no uso de recursos e prestação de contas.
  • E. treinamento contínuo e transmissão de conhecimentos.

A conquista da excelência nos serviços públicos decorre de um amplo conjunto de fatores, muitos dos quais associados à incorporação de novas filosofias gerenciais, de novas tecnologias, de princípios e ferramentas da qualidade, do desempenho dos recursos humanos, com a efetiva participação e controle da sociedade, objetivando o atendimento das necessidades do cidadão. O modelo de excelência da Fundação Nacional da Qualidade – FNQ consiste na representação de um sistema gerencial constituído por diversos fundamentos a partir dos quais são estabelecidos os critérios de excelência, estes que, por seu turno,

  • A. permitem às organizações medirem seus esforços para verificar se estão ou não sendo excelentes ou caminhando rumo à excelência.
  • B. correspondem à visão de futuro da organização.
  • C. contemplam o binômio liderança e constância de propósitos.
  • D. medem as relações de interdependência entre os diversos componentes da organização.
  • E. traduzem o denominado pensamento sistêmico, que é a compreensão dos fatores que afetam a organização e as medidas de aprimoramento necessárias.
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