Questões de Administração Pública da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

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Correlacione as colunas abaixo atribuindo as características descritas na Coluna II à forma de administração correspondente, constante da Coluna I.

Ao final, selecione a opção que contenha a sequência correta para a Coluna II.

  • A. 1, 2, 3
  • B. 3, 2, 1
  • C. 2, 3, 1
  • D. 2, 1, 3
  • E. 1, 3, 2

A respeito da avaliação e mensuração do desempenho governamental, analise as afirmativas abaixo, classificando-as em verdadeiras (V) ou falsas (F).

Ao final, assinale a opão que contenha a sequência correta.

( ) Análise e avaliação sistemáticas de políticas públicas são essenciais para o enfrentamento de problemas persistentes de déficit de governança.

( ) A avaliação dos programas deve gerar um fluxo contínuo de informações, em vez de evidências baseadas em estudos isolados.

( ) Os agentes públicos devem perceber a avaliação como aliada e não como ameaça, assim como as punições pelo mau desempenho e premiações pelos bons resultados devem ser percebidas igualmente.

  • A. V, V, V
  • B. V, F, V
  • C. F, V, V
  • D. V, V, F
  • E. F, F, F

Acerca da avaliação e mensuração do desempenho governamental, correlacione as Colunas I e II e, ao final, assinale a opção que contenha a sequência correta para a Coluna II.

 

  • A. 2, 1, 3
  • B. 3,1, 2
  • C. 1, 3, 2
  • D. 1, 2, 3
  • E. 2, 3, 1

São propriedades essenciais dos indicadores utilizados para a mensuração do desempenho governamental, exceto:

  • A. utilidade.
  • B. validade.
  • C. simplicidade.
  • D. confiabilidade.
  • E. disponibilidade.

Conforme o Instrumento "Para Avaliação da Gestão Pública" (Brasil, 2010), diversas características inerentes à natureza pública diferenciam as organizações da administração pública das organizações da iniciativa privada. É incorreto apresentar como característica:

  • A. o controle social é requisito essencial para a administração pública contemporânea em regimes democráticos, o que resulta em garantia de transparência de suas ações e atos e na institucionalização de canais de participação social, enquanto as organizações privadas estão fortemente orientadas para a preservação e proteção dos interesses corporativos (dirigentes e acionistas).
  • B. a administração pública e as organizações privadas não podem fazer acepção de pessoas, devem tratar a todos igualmente e com qualidade. O tratamento diferenciado não é permitido por lei.
  • C. a administração pública só pode fazer o que a lei permite, enquanto a iniciativa privada pode fazer tudo que não estiver proibido por lei. A legalidade fixa os parâmetros de controle da administração e do administrador, para evitar desvios de conduta.
  • D. a administração pública tem o poder de regular e gerar obrigações e deveres para a sociedade, assim, as suas decisões e ações normalmente geram efeitos em larga escala para a sociedade e em áreas sensíveis. O Estado é a única organização que, de forma legítima, detém este poder de constituir unilateralmente obrigações em relação a terceiros.
  • E. as organizações privadas buscam o lucro financeiro e formas de garantir a sustentabilidade do negócio. A administração pública busca gerar valor para a sociedade e formas de garantir o desenvolvimento sustentável, sem perder de vista a obrigação de utilizar os recursos de forma eficiente.

Considerando-se os modelos teóricos de administração pública: patrimonialista, burocrático e gerencial, é correto afirmar que:

  • A. a Administração Pública burocrática acredita em uma racionalidade absoluta, pregando o formalismo, rigidez e o rigor técnico.
  • B. a Administração Pública burocrática pensa na sociedade como um campo de conflito, cooperação e incerteza, na qual os cidadãos defendem seus interesses e afirmam suas posições ideológicas.
  • C. a Administração Pública burocrática prega a descentralização, com delegação de poderes, atribuições e responsabilidades para os escalões inferiores.
  • D. a Administração Pública Gerencial é autorreferente e se concentra no processo, em suas próprias necessidades e perspectivas, sem considerar a alta ineficiência envolvida.
  • E. a Administração Pública Gerencial assume que o modo mais seguro de evitar o nepotismo e a corrupção é pelo controle rígido dos processos com o controle de procedimentos.

O termo governança pode ser entendido como:

  • A. conjunto de mecanismos e procedimentos que levam os decisores governamentais a prestarem contas dos resultados de suas ações, garantindo-se maior transparência e a exposição das políticas públicas.
  • B. a forma com que os recursos econômicos e sociais de um país são gerenciados, com vistas a promover o desenvolvimento.
  • C. as condições do exercício da autoridade política.
  • D. um conceito que está relacionado estreitamente ao universo político-administrativo anglo-saxão.
  • E. o reconhecimento que tem uma ordem política.

São requisitos básicos da ouvidoria enquanto mecanismo de participação social na gestão pública, exceto:

  • A. acesso irrestrito a todas as informações.
  • B. autonomia.
  • C. poder decisório.
  • D. instituição de mandato.
  • E. estrutura organizativa e orçamento condizente com as necessidades.

São princípios fundamentais que sustentam o processo de transformação de uma organização para atendimento das diretrizes de melhoria e simplificação do atendimento aos cidadãos, exceto:

  • A. foco no cidadão e indução do controle social.
  • B. participação e comprometimento.
  • C. informação e transparência.
  • D. aprendizagem.
  • E. participação do cidadão.

São informações necessárias a constar da carta de serviços ao cidadão em relação a cada um dos serviços prestados, exceto:

  • A. principais etapas para o processamento do serviço.
  • B. custo do serviço.
  • C. forma de prestação do serviço.
  • D. locais e formas de acesso ao serviço.
  • E. prazo máximo para a prestação do serviço.
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