Questões de Administração Pública da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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O sistema de gestão de excelência adotado no Modelo Referencial da Gestão Pública, integrante do Instrumento para Avaliação da Gestão Pública do Programa Gespública do Governo Federal, é baseado no

  • A. Ciclo PDCA.
  • B. Balanced Scorecard − BSC.
  • C. Programa 5S.
  • D. Mapa Estratégico.
  • E. Gerenciamento pelas Diretrizes − GDP.

O Balanced Scorecard é um instrumento de apoio à gestão estratégica, que visa fornecer uma visão de conjunto dos fatores críticos de sucesso para as organizações e enfatiza as seguintes dimensões ou perspectivas, EXCETO:

  • A. Financeira.
  • B. Processos internos.
  • C. Aprendizagem organizacional.
  • D. Política.
  • E. Mercadológica (do cliente).

Com relação à Comissão Interministerial de Sustentabilidade na Administração Pública − CISAP, considere:

I. A CISAP possui natureza consultiva e caráter permanente, vinculada à Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação.

II. Os membros titulares da CISAP poderão ocupar qualquer cargo no órgão que representam, possuindo cada um deles dois suplentes.

III. A participação na CISAP é considerada prestação de serviço público relevante, não remunerada.

IV. As proposições da CISAP serão avaliadas com base nas diretrizes gerais de logística e compras da Administração pública federal.

De acordo com Decreto no 7.746/2012 está correto o que consta APENAS em

  • A. II, III e IV.
  • B. I, II e III.
  • C. I, III e IV.
  • D. I e IV.
  • E. II e III.

No que concerne ao controle externo praticado sobre os atos da Administração pública, especificamente quanto ao controle financeiro, considere:

I. Competência do Tribunal de Contas para processar disciplinarmente os responsáveis pela indevida aplicação e utilização de recursos públicos, aplicando as sanções disciplinares previstas no estatuto dos servi dores do ente ao qual aqueles estejam vinculados.

II. O julgamento feito pelo Tribunal de Contas das contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos e as contas daqueles que derem causa à perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuízo ao erário.

III. O deferimento, pelo Tribunal de Contas, das aposentadorias, reformas e pensões, da Administração direta e indireta, a fim de garantir a observância do limite de despesa de pessoal.

IV. A sustação do contrato administrativo, em razão do descumprimento da lei, adotada diretamente pelo Congresso Nacional, que solicitará, de imediato, ao Poder Executivo a adoção das medidas cabíveis.

Está correto o que consta APENAS em

  • A. IV.
  • B. I e II.
  • C. I, III e IV.
  • D. II e IV.
  • E. II e III.

Temas que vêm ganhando grande relevância no debate relativo ao aprimoramento da atuação da Administração pública e, notadamente, das empresas estatais, são os conceitos de governança e accountability que, entre outros aspectos, contemplam, respectivamente,

  • A. legitimidade dos administradores e controle de gastos.
  • B. visão de futuro e geração de valor.
  • C. representatividade dos cidadãos e responsabilidade fiscal.
  • D. diretrizes claras e sustentabilidade.
  • E. transparência e responsabilização dos administradores.

Na evolução da Administração pública no Brasil, assim como em outros países, verificou-se o abandono do paradigma burocrático e a implantação do modelo gerencial. São diferenças que podem ser apontadas entre esses dois modelos:

I. No modelo burocrático o controle é a priori, enquanto no gerencial a ênfase é no controle de resultados.

II. O modelo burocrático preconiza estrutura hierárquica rígida, enquanto o gerencial é mais flexível, com redução de níveis e maior autonomia.

III. No modelo burocrático inexiste separação entre propriedade e a administração, sendo que somente a partir do modelo gerencial é que foi introduzido o conceito de meritocracia.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I e III.
  • B. III.
  • C. II e III.
  • D. I e II.
  • E. II.

A conquista da excelência na prestação de serviços públicos decorre de um amplo conjunto de fatores, muitos dos quais associados à incorporação de novas filosofias gerenciais, de avanços tecnológicos, princípios e ferramentas da qualidade, com a efetiva participação da sociedade. Nesse contexto, o modelo de excelência reconhecido e aplicado pela Administração é o prescrito pela FNQ − Fundação Nacional da Qualidade, que aponta fundamentos e critérios de excelência. Entre os critérios elencados pela FNQ, que objetivam medir o estágio em que determinada organização se situa em seu esforço rumo à excelência inclui-se

  • A. o pensamento sistêmico, que busca o entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização.
  • B. a responsabilidade social, definida como a ética e a transparência da organização com todos os públicos com os quais se relaciona.
  • C. a geração de valor, correspondente ao alcance de resultados consistentes, assegurando a perenidade da organização.
  • D. a visão de futuro, que consiste na compreensão dos fatores que afetam a organização, seu ecossistema e o ambiente externo.
  • E. a liderança, examinando o comprometimento dos membros da cúpula da organização no estabelecimento, disseminação e atualização de valores e princípios organizacionais que promovam a cultura da excelência.

Os indicadores são instrumentos metodológicos que permitem identificar e mensurar aspectos relacionados a certo conceito, situação, fenômeno, problema ou mesmo resultado de uma determinada intervenção na realidade social. Sobre os componentes básicos de um indicador, é correto afirmar:

  • A. Medida é o valor de um indicador em determinado momento.
  • B. Fórmula é a grandeza qualitativa ou quantitativa que permite classificar as características, os resultados e as consequências dos produtos, processos ou sistemas.
  • C. Índice é o padrão matemático que expressa a forma de realização do cálculo.
  • D. Padrão de comparação é o padrão matemático que expressa a forma de realização do cálculo.
  • E. Meta é um número orientado por um indicador em relação a um padrão de comparação a ser alcançado durante certo período.

O modelo de excelência nos serviços públicos está alicerçado no binômio: princípios constitucionais da Administração pública e fundamentos próprios da gestão contemporânea. O modelo preconizado pela Fundação Nacional de Qualidade − FNQ, expressa o “estado da arte” da gestão contemporânea e fomenta as boas práticas de gestão, objetivando o aumento da eficiência, eficácia e efetividade dos serviços prestados pelo setor público. Nessa linha, propõe alguns critérios de excelência, com escopo, de

  • A. identificar o grau de maturidade da gestão da organização.
  • B. fixar metas e indicadores para fins de premiação.
  • C. celebrar um contrato de gestão para aprimoramento organizacional.
  • D. emitir certificação internacional de qualidade.
  • E. definir a posição ocupada pela organização no ranking nacional.

As organizações públicas, assim como as privadas, vêm enfrentando, nas últimas décadas, grandes desafios de adaptação e busca da excelência na atuação e satisfação das expectativas dos consumidores e dos cidadãos. Nesse contexto, emergem convergências e, também, importantes diferenças entre a gestão pública e a privada, eis que

  • A. o modelo de administração gerencial somente é passível de aplicação no setor privado, considerando a supremacia do interesse público sobre o particular.
  • B. eficiência é um conceito próprio das instituições privadas, não aplicável ao âmbito público, eis que a ação governamental é pautada pela legalidade.
  • C. os princípios aplicáveis à Administração pública e o regime jurídico a que se submete inviabilizam a administração por resultados.
  • D. a Administração pública pode melhorar suas práticas utilizando metodologias desenvolvidas pelo setor privado com foco no cidadão-cliente.
  • E. o objetivo da gestão pública é proporcionar o bem-estar à coletividade, enquanto o da iniciativa privada é o lucro, razão pela qual não se aplicam ao setor público os instrumentos de remuneração por resultados.
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