Questões sobre Gestão de Conflitos

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Analise as seguintes afirmativas sobre conflitos e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Alguns conflitos apoiam os objetivos do grupo e melhoram seu desempenho; são os chamados conflitos funcionais, formas construtivas de conflito.

( ) Existem conflitos que atrapalham o desempenho do grupo; são formas destrutivas ou disfuncionais de conflito.

( ) Dentre várias técnicas de resolução de conflitos, podem ser citadas: não enfrentamento, suavização, concessão, comando autoritário.

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. V F V
  • B. F V F
  • C. V V F
  • D. V V V

Na administração de conflitos, quando cada parte envolvida no conflito abre mão de alguma coisa de valor, ocorre um processo denominado:

  • A. abstenção.
  • B. colaboração
  • C. acordo.
  • D. imposição.

É essencial que as empresas tenham pessoas dotadas de capacidade para “administrar conflitos” e evitar que o ambiente organizacional possa ser influenciado negativamente. Esta importância se dá pelo fato de que o ambiente de trabalho é composto por pessoas de diferentes personalidades, culturas e interesses pessoais/profissionais que, em determinadas circunstâncias, podem ser conflitantes e se transformam em fatores desencadeadores de conflitos. Sobre os “efeitos negativos” do conflito para o ambiente organizacional incluem-se, EXCETO:

  • A. O conflito estimula sentimentos de identidade no grupo, aumentando a coesão intragrupal.
  • B. O conflito prejudica o desempenho das tarefas, ou seja, afeta a produtividade do trabalhador.
  • C. Grande parte da energia gerada pelo conflito é gasta nele mesmo, prejudicando a energia que poderia ser gasta no trabalho produtivo.
  • D. O conflito prejudica o comportamento de cooperação, influenciando a natureza dos relacionamentos existentes entre pessoas e grupos.
  • E. O conflito apresenta consequências indesejáveis para o bom funcionamento da organização podendo provocar sentimentos de frustração, hostilidade e tensão.

Alguns comportamentos podem atrapalhar os relacionamentos no ambiente de trabalho, gerando conflitos que influenciam, inclusive, no desempenho dos funcionários. Analise as afirmativas a seguir e assinale aquela que indica um comportamento que evita o conflito.

  • A. Desconsiderar as necessidades alheias.
  • B. Esperar elogios e reconhecimento constante.
  • C. Relutar em aprender novas tarefas.
  • D. Manter uma comunicação aberta e recíproca.
  • E. Criar obstáculos para o sucesso do grupo.

Se bem administrado, o conflito pode gerar benefícios aos indivíduos e às organizações. As opções a seguir demonstram isso, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A. Provoca o aumento da motivação.
  • B. Acarreta a redução de quadros.
  • C. Promove Incentivos para o crescimento.
  • D. Estimula a cooperação e as alianças.
  • E. Aumenta a coesão de grupo.

Sobre os procedimentos adequados para evitar conflitos ou para manter a situação sob controle, assinale a afirmativa correta.

  • A. Ouvir os litigantes para marcar posição.
  • B. Criticar as partes em conflito para encontrar alternativas.
  • C. Negociar com os envolvidos para acirrar os ânimos.
  • D. Confrontar posições para definir o vencedor.
  • E. Aceitar as divergências para encaminhar o entendimento.

A ocorrência do conflito nas organizações é uma situação relativamente comum; no entanto, é essencial para a manutenção de um ambiente de trabalho saudável e agradável, que os gestores saibam identificar as causas destes conflitos, para desativá-los, a tempo de evitar uma contaminação ainda maior do ambiente organizacional. Sobre os diferentes estilos de administração de conflitos, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Estilo de acomodação: consiste em resolver os pontos menores de discordância e deixa os conflitos maiores para a frente.
  • B. Estilo de compromisso: é utilizado quando uma parte aceita soluções razoáveis para a outra e cada parte aceita ganhos e perdas na solução.
  • C. Estilo competitivo: é a atitude de confronto e de dominação em que uma parte se engaja em uma competição do tipo ganhar/perder forçando o uso de autoridade. O negócio é ganhar.
  • D. Estilo de evitação: é uma atitude de fuga em que o administrador procura evitar as situações de conflito, buscando outra saída ou deixando as coisas como estão para que, com o tempo, o conflito se torne menos intenso.
  • E. Estilo de confrontação: é utilizado para erradicar a ocorrência de conflito no ambiente organizacional. O administrador utiliza-se de advertências, suspensões e até mesmo demissões de funcionários envolvidos em conflitos.

Uma boa recomendação para a resolução de conflitos no ambiente de trabalho é

  • A. ignorar o histórico dos envolvidos, evitando que o passado de algum deles influencie na análise do processo.
  • B. ouvir a todos, mas considerar a necessidade de tratamento diferenciado e privilegiado de alguns dos envolvidos.
  • C. analisar com calma e precisão a postura individual, em conjunto e o histórico dos colaboradores envolvidos.
  • D. promover o receio de perder a vaga ente os colaboradores, facilitando um clima de concorrência saudável entre a equipe.

Considerando que o conflito pode ser dividido em: conflito de relacionamento, de processo e de tarefa, assinale a alternativa referente ao de processo.

  • A. Envolve situações complexas, movidas pelo relacionamento entre duas pessoas ou mais.
  • B. Relaciona-se ao fato de como o trabalho é executado.
  • C. Está relacionado ao conteúdo e às metas do trabalho.
  • D. Surge nas relações interpessoais.
  • E. Influencia no desempenho, podendo prejudicar as metas e aos objetivos da organização.

“Os conflitos existem desde o início da humanidade, fazem parte do processo de evolução dos seres humanos e são necessários para o desenvolvimento e o crescimento de qualquer sistema familiar, político e organizacional.” Acerca do exposto, NÃO é correto afirmar que

  • A. lidar com o conflito implica trabalhar com grupos e tentar romper alguns estereótipos vigentes na organização.
  • B. os conflitos não são necessariamente negativos; a maneira como lidamos com eles é que pode gerar algumas reações.
  • C. para lidar com conflitos é importante conhecê-los, saber qual é a sua amplitude e como estamos preparados para trabalhar com eles.
  • D. os dois únicos fatores que podem influenciar o surgimento do conflito dentro das organizações são as questões relacionadas ao trabalho e à estrutura organizacional.
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