Questões de Administração da Instituto Brasileiro de Educação e Gestão (IBEG)

Lista completa de Questões de Administração da Instituto Brasileiro de Educação e Gestão (IBEG) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os órgãos, funções, níveis administrativos e hierárquicos da estrutura organizacional é representada em uma empresa pelo:

  • A. Fluxograma
  • B. Organograma
  • C. Funcionograma
  • D. Formulários
  • E. Cronogramas

Assinale a alternativa que não esta relacionada à Educação Corporativa.

  • A. Constitui um processo e não necessariamente um local, que todos os funcionários participam de uma variedade de experiências de aprendizagem necessárias para melhorar seu desempenho no trabalho.
  • B. Constitui um processo e não necessariamente um local, que todos o funcionários participam de uma variedade de experiências de aprendizagem necessárias para incrementar o impacto nos negócios.
  • C. É restrita aos níveis gerenciais e alta administração.
  • D. É holística, sistêmica, proativa.
  • E. Às vezes realizada por meio de universidade corporativa que é criada com intuito de enfrentar desafios e promover mudanças.

Sr. Eduardo resolveu abrir um café e padaria em seu bairro, com a proposta de oferecer o melhor serviço de café e panificação. Está muito entusiasmado e já fez a planta do prédio, escolheu as cores e disposição das mesas, representado pela figura apresentada. Terá 9 funcionários em seu pequeno empreendimento. Ele será o chefe e controlará o negócio. Não contará com assessoramento. Diante dessas informações qual estrutura organizacional melhor se adapta a empresa do Sr. Eduardo?

  • A. Linha- staff
  • B. Funcional
  • C. Matricial
  • D. Celular
  • E. Linear

Considerando que as principais características de uma equipe são sinergia, coesão, cooperação, assinale a alternativa correta sobre a concepção de coesão.

  • A. Significa a desorganização do sistema.
  • B. Auxilia as organizações a reduzir o nível de entropia.
  • C. Significa que o todo supera a soma das partes.
  • D. Auxilia as organizações em aprimorar a utilização dos recursos.
  • E. Está relacionada à aderência à equipe e influencia na motivação, unindo e guiando os membros de uma equipe.

Considerando que a comunicação interna têm várias direções, assinale a alternativa que apresenta como também pode ser chamada, a direção de comunicação denominada lateral.

  • A. Horizontal.
  • B. Descendente.
  • C. Ascendente.
  • D. Diagonal.
  • E. Nenhuma das alternativas.

Considerando que para ocorrer o processo de comunicação, torna-se necessário um objetivo, na forma de mensagem a ser transmitida, que passa de uma fonte para um receptor, assinale a alternativa que está relacionada ao emissor.

  • A. Composto pelas barreiras à comunicação que distorcem a clareza da mensagem.
  • B. Faz a verificação do sucesso na transmissão de uma mensagem como pretendida inicialmente.
  • C. É o sujeito a quem a mensagem se dirige.
  • D. Inicia a mensagem pela codificação de uma informação.
  • E. Produto físico codificado pela fonte.

Comunicar-se constitui habilidade requerida de todos os profissionais, independente da função e área de atuação. Embora a comunicação constitua uma das capacidades humanas mais fundamentais e é desenvolvi da naturalmente nos indivíduos, grande número de pessoas não sabem usá-la de forma eficaz. Leia atentamente e analise o que se afirma acerca da comunicação.

I - Existe uma grande diferença entre informar e comunicar.

II - Informar é um ato unilateral, que envolve a pessoa que tem a informação a dar.

III – O fato de uma pessoa saber se expressar com desembaraço e julgar-se boa comunicadora, não qualifica, necessariamente, sua mensagem como comunicação.

IV – Comunicar implica tornar algo comum, fazer-se entender, provocar reações no interlocutor.

V – O comunicador precisa não apenas saber falar, mas saber ouvir, sob pena de não fechar o ciclo da comunicação com efetividade e ainda causar conflitos desnecessários.

Pode-se concluir que estão corretas:

  • A. As afirmativas I, II, III, IV e V estão corretas.
  • B. As afirmativas II, III, e IV estão corretas.
  • C. As afirmativas I, III, IV e V estão corretas.
  • D. As afirmativas II, III, IV e V estão corretas.
  • E. As afirmativas III, IV e V estão corretas.

A comunicação administrativa é uma forma de comunicação que compreende conteúdos relativos ao cotidiano da administração e faz parte da comunicação corporativa. É correto afirmar com relação a esse tipo de comunicação, EXCETO:

  • A. Atende as áreas de planejamento e às estruturas técnico-normativas no sentido de orientar, atualizar, ordenar o fluxo de atividades funcionais.
  • B. Normas, instruções, portarias, memorandos, cartas, relatórios fazem parte da comunicação administrativa.
  • C. Com relação à comunicação administrativa ocorrem, com frequência, ruídos e problemas no interior das organizações, dentre muitos motivos, ressalta-se uso de tipos inadequados de instrumento, falta de clareza e qualidade.
  • D. A comunicação administrativa deverá atender as prerrogativas da empresa e cada colaborador tem obrigação de entendê-la para o alcance dos objetivos.
  • E. Comunicações administrativas em tamanho excessivo, de forma prolixa, não surtem efeito positivo.

Assinale a alternativa correta sobre como o Diagrama de Ishikawa também pode ser denominado.

  • A. Diagrama de Pareto.
  • B. Diagrama de Causa e Efeito.
  • C. Diagrama de Plano de Ação.
  • D. Diagrama de Mapeamento.
  • E. Diagrama de 5W2H.

Considerando que o conflito pode ser dividido em: conflito de relacionamento, de processo e de tarefa, assinale a alternativa referente ao de processo.

  • A. Envolve situações complexas, movidas pelo relacionamento entre duas pessoas ou mais.
  • B. Relaciona-se ao fato de como o trabalho é executado.
  • C. Está relacionado ao conteúdo e às metas do trabalho.
  • D. Surge nas relações interpessoais.
  • E. Influencia no desempenho, podendo prejudicar as metas e aos objetivos da organização.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...