Questões de Administração da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)

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Considerando que, na literatura especializada, há diversos tipos de equipes, entre elas as equipes autodirigidas, assinale a alternativa que apresenta as características deste tipo de equipe e de seus integrantes.

  • A. É um grupo de pessoas experientes de diferentes departamentos ou funções, encarregado de melhorar a qualidade, reduzir custos e incrementar a produtividade em processos que afetam todos os departamentos e as funções.
  • B. É composta de pessoas vindas de diversas áreas da empresa (marketing, produção, finanças, engenharia) e é formada para alcançar um objetivo específico por meio de um mix de competências, sendo quase sempre designadas.
  • C. É formada especialmente para desenhar um novo produto ou serviço, em que os participantes são designados com base em suas habilidades, para contribuírem com o sucesso dos objetivos estabelecidos.
  • D. É designada para resolver imediatamente um problema, ficando o grupo responsável por um plano de longo prazo para a resolução da demanda, que pode incluir a implementação da solução proposta.
  • E. É composta de pessoas altamente treinadas para o desempenho um conjunto de tarefas interdependentes dentro de uma unidade natural de trabalho, na qual os membros usam o consenso na tomada de decisão para desempenhar o trabalho.

A habilidade de observar, prestar atenção, ouvir e demonstrar interesse pelo outro e pelo trabalho desempenhado, reconhecer/inferir sentimentos do interlocutor, em uma perspectiva interpessoal do trabalho em equipe, é conhecida como

  • A. comportamento receptivo.
  • B. empatia.
  • C. assertividade.
  • D. compreensão mútua.
  • E. civilidade.

A gestão da qualidade já está em sua terceira fase, denominada era da qualidade total. Ao longo desses estágios, foram desenvolvidos e aprimorados padrões de qualidade a serem incorporados pelas organizações. Atualmente, a gestão da qualidade considera que a

  • A. gestão das relações externas à organização não impacta na qualidade.
  • B. melhoria da qualidade associa-se ao aumento de custos dos produtos.
  • C. difusão das decisões para menores escalões pode gerar qualidade.
  • D. gerência participativa não influencia a gestão da qualidade.
  • E. eliminação de processos que não adicionam valor ao produto reduzem a qualidade.

Bloco R Samara 1 Considerando um ambiente de prestação de serviços e com relação ao enfoque na gestão da qualidade, é correto afirmar que

  • A. a produção e o consumo do serviço são simultâneos.
  • B. o esforço pela qualidade aparece no produto.
  • C. as condições são favoráveis à padronização.
  • D. o cliente tende a não influenciar o processo produtivo.
  • E. o cliente atua no final do processo produtivo.

Bloco S Samara 1.2 O processo de direcionar as atividades e os membros de uma organização e a aplicação dos recursos organizacionais frente a um propósito comum é denominado de direção. Com base nessa informação, é correto afirmar que a direção

  • A. constitui um processo impessoal, sendo complementado pelas demais etapas que se referem ao relacionamento interpessoal.
  • B. restringe-se ao nível intermediário, no qual também é chamada de gerência.
  • C. é rígida e intensiva quando o administrador age de acordo com a Teoria Y de McGregor.
  • D. baseada na confiança nas pessoas e na responsabilidade delas para com o trabalho caracteriza a Teoria Y de McGregor.
  • E. restringe-se ao nível institucional, no qual também é chamada de gerência.

O estilo de liderança é resultado da cultura organizacional, da cultura das pessoas envolvidas e das características individuais de cada gestor. Com base nessa informação, é correto afirmar que o líder pode ser

  • A. democrático, fixando as diretrizes sem a participação do grupo.
  • B. liberal, determinando as atividades que cada funcionário deve executar.
  • C. autocrático, tendo uma postura de não avaliar o grupo e não controlar os acontecimentos.
  • D. democrático, tendo uma participação limitada e fornecendo informações se solicitado.
  • E. democrático, estimulando o debate e a decisão pelo grupo.

Bloco S Samara 1.3 É relativamente recente o uso de motivação positiva no trabalho, já que antigamente se utilizava mais a punição do que a recompensa para o incentivo de comportamentos e do desempenho esperado das pessoas. Acerca desse tema, é correto afirmar que se refere à motivação

  • A. negativa a remuneração flexível.
  • B. positiva a remuneração por competência.
  • C. negativa a bonificação anual.
  • D. negativa a remuneração variável.
  • E. positiva a remuneração fixa.

Quanto ao processo de agrupamento de indivíduos e unidades de uma organização, é correto afirmar que a departamentalização

  • A. funcional é indicada para ambientes instáveis, pois não requer tarefas rotineiras.
  • B. por clientes é usada por empresas multinacionais para as operações fora do país da sede.
  • C. funcional tem como vantagem o enfoque nos objetivos das áreas departamentais, reduzindo a preocupação com os objetivos organizacionais.
  • D. por produtos agrupa atividades no mesmo departamento, ainda que elas sejam dissimilares.
  • E. por clientes se embasa no agrupamento de atividades conforme as saídas e os resultados da empresa.

Sobre as etapas do processo organizacional e os diferentes níveis institucionais, assinale a alternativa correta.

  • A. A avaliação do desempenho individual é realizada no nível intermediário da organização.
  • B. O planejamento estratégico do nível intermediário prevê a organização de planos no nível departamental.
  • C. A direção das equipes e dos departamentos se deflagra no nível institucional.
  • D. A determinação dos objetivos organizacionais se dá via planejamento tático no nível operacional.
  • E. Os controles táticos se deflagram no nível intermediário.

Quanto à situação patrimonial, um bem pode ser classificado como bom, ocioso, recuperável, antieconômico ou irrecuperável. Em relação ao tema, assinale a alternativa correta.

  • A. O bem considerando bom é aquele que ainda não foi utilizado, está em estoque aguardando para ser usado e apresenta perfeitas condições para uso normal.
  • B. O bem é ocioso quando, embora esteja em perfeitas condições, é usado parcialmente ou por mais de um usuário simultaneamente.
  • C. O bem recuperável é um bem avariado, porém sendo possível a sua recuperação, desde que o orçamento não ultrapasse até 50% de seu valor de mercado.
  • D. O bem antieconômico é aquele que foi adquirido por valor acima do respectivo valor de mercado e, portanto, gerou prejuízo ao adquirente.
  • E. Os bens irrecuperáveis também são chamados de materiais de consumo, ou seja, uma vez usados devem ser descartados, pois não há possibilidade de reúso.
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