Questões de Arquivologia da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

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Analise os itens a seguir:

1. Educação;

2. Contabilidade;

3. Comunicações;

4. Pessoal;

5. Material;

6. Organização;

7. Finanças; e,

8. Publicações.

Assinale a alternativa que apresenta o sistema de arquivamento correspondente.

  • A. Duplex.
  • B. Numérico.
  • C. Alfabético.
  • D. Classificados.

“Toda comunicação reproduzida em vias, cópias ou exemplares de igual teor expedidas a diferentes pessoas, órgãos ou entidades. Especificamente, como documento, é mensagem endereçada simultaneamente a diversos destinatários, para transmitir avisos, ordens ou instruções. É, portanto, uma correspondência multidirecional. É a forma pela qual as autoridades transmitem determinações uniformes a toda uma classe de servidores a elas subordinados.” Trata-se de

  • A. circular.
  • B. telegrama.
  • C. requerimento.
  • D. correio eletrônico.

O instrumento de gestão de documentos definido anteriormente é o(a)

  • A. plano de classificação.
  • B. tabela de temporalidade.
  • C. relação de eliminação de documentos.
  • D. edital de ciência de eliminação de documentos.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I e II, apenas.
  • C. I, III e IV, apenas.
  • D. II, III e IV, apenas.

Arquivos centralizados são aqueles que reúnem em um só local físico da empresa todos os documentos produzidos e recebidos. São vantagens da centralização de arquivos, EXCETO:

  • A.

    O cuidado e a proteção aos documentos melhora muito.

  • B.

    Proporciona padronização ao sistema e métodos de arquivamento.

  • C.

    Gera economia de tempo, de pessoal, do gasto com arquivamento, dentre outros.

  • D.

    As consultas são feitas em um único local, no caso, onde estiverem localizados os arquivos.

  • E.

    A existência de um especialista em arquivística melhora a eficiência e a rapidez do trabalho em todas as suas etapas.

Acerca dos arquivos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Os arquivos são produzidos ou acumulados em conexão direta com as atividades funcionais de um órgão do governo ou de qualquer outra entidade.

( ) Geralmente, os documentos menos valiosos são os que se referem à organização e ao desenvolvimento funcional de um órgão.

( ) Três elementos principais devem ser considerados na classificação de documentos públicos: a ação a que os documentos se referem; a estrutura do órgão que o produz; e, o assunto dos documentos.

A sequência está correta em

  • A.

    V, V, F

  • B.

    F, F, F

  • C.

    F, V, F

  • D.

    V, F, V

  • E.

    V, V, V

Acerca do arquivamento, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Permite a imediata localização do material guardado.

( ) Quanto mais simples for o sistema de arquivamento, maiores as probabilidades de funcionamento eficiente.

( ) Permite a guarda ordenada de documentos.

A sequência está correta em

  • A. F, V, F
  • B. V, F, V
  • C. V, V, V
  • D. F, F, V
  • E. V, F, F

De acordo com a Teoria das Três Idades, os arquivos passam por três estágios de evolução distintos. Quanto ao terceiro estágio, é correto afirmar que se denomina Arquivo

  • A. permanente e possui documentos de valor primário.
  • B. corrente e possui documentos de valor secundário.
  • C. permanente e possui documentos de valor mediato.
  • D. intermediário e possui documentos de valor imediato.

Sabe-se que a avaliação constitui uma etapa da gestão de documentos. Entende-se por avaliação o(a)

  • A. sequência de operações que visa distribuir em classes os documentos de um arquivo.
  • B. conjunto de procedimentos que visa à identificação documental e a elaboração de instrumentos de pesquisa.
  • C. processo relacionado à análise de documentos, com vistas a estabelecer sua destinação em conformidade com os valores que lhes forem atribuídos.
  • D. conjunto de processos desenvolvidos por uma instituição para a atuação de suas competências específicas.

Os documentos públicos e notariais podem ser divididos em categorias. À categoria de documentos dispositivos refere-se o(a)

  • A. auto.
  • B. ato.
  • C. ata.
  • D. dossiê.
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