Questões de Arquivologia da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)

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É correto afirmar que a quantificação de ampliações fotográficas, feita para diagnosticar a situação de uma massa documental, utiliza como unidade de medida a (o)

  • A. peça.
  • B. dimensão.
  • C. cromia.
  • D. metro linear.
  • E. metro cúbico.

Assinale a alternativa que indica por quem é feita a avaliação de documentos contidos em uma massa documental acumulada.

  • A. Espécie documental.
  • B. Identificação de valores primários e secundários.
  • C. Tipo documental.
  • D. Conteúdo informacional.
  • E. Estrutura de classificação.

A ordenação de arquivos permanentes deve ser feita por

  • A. estrutura administrativa.
  • B. natureza dos documentos.
  • C. fundos.
  • D. temas.
  • E. áreas de pesquisa.

O arranjo é o processo de agrupamento dos documentos singulares em unidades significativas e do agrupamento, em relação significativa, de tais unidades entre si. Acerca desse tema, é correto afirmar que a “relação significativa” é o princípio da

  • A. proveniência.
  • B. ordem original.
  • C. territorialidade.
  • D. organicidade.
  • E. pertinência.

Para atender ao pesquisador, o arranjo do arquivo permanente deve ser feito com base em qual elemento?

  • A. Tema.
  • B. Cronologia.
  • C. Geografia.
  • D. Temporalidade.
  • E. Forma administrativa.

Assinale a alternativa que indica o instrumento de descrição que deve ser utilizado para descrever conjuntos ou unidades documentais na ordem em que foram arranjados.

  • A. Inventário.
  • B. Catálogo.
  • C. Guia.
  • D. Edição de fontes.
  • E. Repertório.

Assinale a alternativa que apresenta um procedimento do sistema de gestão arquivística de documentos digitais e convencionais.

  • A. Emulação.
  • B. Difusão.
  • C. Aquisição.
  • D. Captura.
  • E. Criação.

A entrega a um órgão público – geralmente à Biblioteca Nacional – de um ou mais exemplares de toda publicação editada em um país é uma exigência definida por lei. Assinale a alternativa que indica como é conhecida essa exigência.

  • A. Acesso à informação.
  • B. Identidade coletiva.
  • C. Transmissão de conhecimento.
  • D. Bibliografia nacional.
  • E. Depósito legal.

Os setores encarregados de recebimento, registro, distribuição e movimentação de documentos em curso são comumente denominados

  • A. arranjo.
  • B. fundo.
  • C. biblioteca.
  • D. acervo.
  • E. protocolo.

No que se refere à arquivologia, assinale a alternativa que apresenta a conceituação do termo catálogo.

  • A. Conjunto de documentos.
  • B. Móvel para guarda de documentos.
  • C. Local em que o acervo documental será conservado.
  • D. Instrumento de pesquisa que inclui todos os documentos pertencentes a um ou mais fundos, de acordo com critério temático, cronológico ou geográfico.
  • E. Órgão institucional que visa à guarda e à conservação de documentos.
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