Questões de Arquivologia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

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Segundo Heloísa Bellotto, a instituição voltada para o pes- quisador, cujos documentos entram por compra, pesquisa e doação e são produzidos com finalidade científica, sendo seu acervo caracterizado por coleções (documentos unidos pelo conteúdo) é:

  • A. o museu.
  • B. a biblioteca.
  • C. o centro de documentação
  • D. o arquivo.
  • E. o núcleo de pesquisa.

A aplicação do respeito à ordem original implica que se um rquivo recebe documentos misturados e desordenados, ele

  • A. pode reorganizar apenas os documentos fotográficos, integrando-os à "série fotografias" já existente.
  • B. é obrigado a respeitar essa ordem inicial sob qualquer circunstância, podendo fazer referenciações, desde que não altere a ordem dos documentos.
  • C. não pode reorganizar os documentos quando eles fo- rem documentos correntes encaminhados pelos respec- tivos setores administrativos.
  • D. pode desrespeitar a ordem original sempre que esta não refletir a produção e a acumulação da fase corrente.
  • E. não pode reorganizar os documentos se eles forem fru- tos de doações particulares de titulares já falecidos.

O seguinte enunciado vale para as questões de números 05, 06 e 07:

Quanto aos contratos citados no texto, como documentos da editora, é correto afirmar que

  • A. devem ficar separados, integrados aos demais docu- mentos de cada um dos autores, constituindo fundos arquivísticos distintos.
  • B. podem integrar um ou mais fundos de arquivo, de acor- do com o sistema adotado pela editora.
  • C.

    enquanto estiverem vigentes farão parte de fundos arquivísticos distintos, devendo ser incorporados ao fundo da editora na fase permanente.

  • D.

    os contratos de autores que ainda não tenham livros publicados pela mesma editora deverão ser integrados a fundos distintos.

  • E.

    podem ficar separados, integrados aos demais docu- mentos de cada um dos autores, constituindo dossiês distintos de um mesmo fundo.

O seguinte enunciado vale para as questões de números 05, 06 e 07:

A fotografia da antiga fachada, citada no texto acima, deve ser

  • A. devolvida ao Juca para seu arquivo pessoal.
  • B. devolvida ao Paulo, para seu arquivo pessoal.
  • C. permanecer na editora, devolvendo-se o envelope ao Juca.
  • D. integrada ao arquivo permanente da editora, devolven- do-se o envelope ao Paulo.
  • E. encaminhada para o arquivo público.

O seguinte enunciado vale para as questões de números 05, 06 e 07:

As fotocópias das fichas de cadastro, citadas no texto, devem ser

  • A. descartadas, por serem cópias de documentos da editora e não terem mais nenhuma função.
  • B. devolvidas ao Paulo, por representarem documentos produzidos por ele durante suas atividades.
  • C.

    devolvidas à divisão de publicações, para evitar novas fotocópias nas futuras consultas.

  • D. anexadas aos contratos já assinados, por serem do mesmo assunto.
  • E.

    devolvidas aos respectivos autores de livros, pela ques- tão do respeito aos fundos.

A tipologia documental é hoje um dos temas centrais da arquivologia. Com base na tipologia, pode-se estabelecer séries, segundo Heloísa Bellotto (Arquivos Permanentes, 1991:25), com "uniformidade de função, vigência e procedência". Para que isso ocorra, o arquivista deve estabelecer a tipologia com base

  • A. no organograma administrativo da entidade produtora de documentos.
  • B. na vigência jurídico-administrativa dos documentos em questão.
  • C. em tabelas de equivalência entre tipos diplomáticos e tipos arquivísticos.
  • D. na análise da procedência diplomática dos documen- os em questão.
  • E. na estrutura orgânico-funcional da entidade produtora de documentos.

A classificação dos documentos de arquivo em "textual", "audiovisual", "cartográfico" ou "iconográfico" implica em definição

  • A.

    da espécie documental.

  • B.

    da forma do documento.

  • C.

    do formato do documento

  • D.

    do gênero documental

  • E. do tipo documental.

Quanto à natureza do assunto, os documentos podem ser classificados em

  • A. públicos e privados.
  • B. ostensivos e sigilosos
  • C. correntes e permanentes
  • D. tipológicos e diplomáticos.
  • E. administrativos e históricos.

Para negativos de vidro, é correto afirmar que

  • A.

    fotografia é o suporte e vidro é a forma.

  • B. fotografia é o formato e vidro é a técnica.
  • C. fotografia é o suporte e iconografia é a espécie.
  • D. fotografia é tanto o suporte como a espécie.
  • E. fotografia é a técnica e vidro é o suporte.

A Lei 8.159, de 08 de janeiro de 1991, dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados. De acordo com ela, os arquivos públicos são os conjuntos de documentos

  • A.

    produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decor- rência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos.

  • B.

    produzidos e recebidos, no exercício de suas atividades, por órgãos públicos de âmbito federal, estadual, do Distrito Federal e municipal em decorrência de suas funções administrativas, legislativas e judiciárias, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos.

  • C. e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou transferência para guarda permanente, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos.
  • D.

    de mais de 50 anos de idade produzidos e recebidos por instituições públicas ou privadas, em decorrência de suas atividades ligadas ao serviço público ou não, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos.

  • E.

    pessoais ou administrativos, produzidos e recebidos pelas autoridades do poder executivo em seu respectivo nível de competência, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos.

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