Questões de Arquivologia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

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Os arquivos de instituições públicas da esfera federal, estadual ou municipal, de atividades administrativas, judiciárias ou legislativas, são classificados em três espécies: correntes, temporários e permanentes. É correto afirmar que o arquivo corrente armazena

  • A.

    blocos de documentos de caráter histórico, cultural ou científico que são preservados indefinidamente.

  • B.

    documentos com pouca frequência de uso. Esse tipo de arquivo é adequado quando há uma grande quantidade de documentos.

  • C.

    blocos de documentos atuais que são consultados com muita frequência, para realização de tarefas, esclarecimento de dívidas, dúvidas e pesquisas.

  • D.

    documentos que raramente são consultados, mas que não podem ser considerados depósitos de lixo, existindo depósitos próprios para eles.

  • E.

    blocos de documentos que são retirados de um arquivo e transferidos a depósitos temporários para, em seguida, voltar ao seu arquivo de origem.

No Brasil, a política de arquivos públicos é gerenciada pelo

  • A.

    MEC.

  • B.

    SINE.

  • C.

    ENADE.

  • D.

    CAPES.

  • E.

    CONARQ.

O instrumento onde se determina o prazo de permanência de um documento em um arquivo e sua destinação após este prazo recebe o nome de Tabela de

  • A.

    Temporalidade.

  • B.

    Arquivamento.

  • C.

    Documentação.

  • D.

    Armazenamento.

  • E.

    Permanência.

A Teoria das Três Idades é baseada no ciclo vital dos documentos, segundo o qual, os mesmos passam por três fases:

  • A.

    interna, externa e conjunta.

  • B.

    primária, secundária e terciária.

  • C.

    inicial, secundária e final.

  • D.

    corrente, intermediária e permanente.

  • E.

    coleta, observação e guarda.

De acordo com Theodore Roosevelt Schellenberg (Arquivos Modernos: princípios e técnicas, 2.ª ed., Rio de Janeiro, FGV, 2002), os documentos de arquivos são constituídos por elementos tangíveis (fatores concretos) e intangíveis (fatores abstratos). Segundo o arquivista americano, os elementos relativos aos fatores concretos não são essenciais à caracterização do material de arquivo. São considerados essenciais, os elementos referentes aos fatores abstratos.

Assinale a alternativa que apresenta um elemento referente aos fatores abstratos.

  • A. Forma dos arquivos.
  • B. Fonte de origem dos arquivos.
  • C. Lugar de conservação dos arquivos.
  • D. Razão pela qual os materiais foram produzidos.
  • E. Lugar de guarda dos arquivos.

Existem muitas diferenças e semelhanças entre os documentos de arquivos e os das bibliotecas. No entanto, deve-se levar em consideração que a prática biblioteconômica focaliza o tratamento de peças individuais. Assinale a alternativa que apresenta o único conjunto de documentos que deve ser tratado de acordo com os princípios, métodos e técnicas da Arquivologia.

  • A. Diapositivos.
  • B. Filmes.
  • C. Mapas.
  • D. Ofícios.
  • E. Plantas.

Rascunho é um exemplo de

  • A. configuração que assume uma espécie documental, de acordo com a atividade que a gerou.
  • B. configuração física de um suporte, de acordo com a sua natureza e o modo como foi confeccionado.
  • C. configuração que assume um documento de acordo com a disposição e a natureza das informações nele contidas.
  • D. configuração que assume um documento de acordo com o sistema de signos utilizados na comunicação de seu conteúdo.
  • E. estágio de preparação e de transmissão de documentos.

Os fundos de arquivo devem ser preservados sem alienação. Essa afirmação se refere ao princípio da

  • A. proveniência.
  • B. organicidade.
  • C. unicidade.
  • D. integridade arquivística.
  • E. cumulatividade.

A Unidade responsável pelo arquivamento de documentos acumulados por entidade subordinada que, no sistema de arquivos adotado pela administração a que pertence, depende tecnicamente do arquivo central é denominada de Arquivo

  • A. Público.
  • B. Setorial.
  • C. Intermediário.
  • D. Privado.
  • E. Regional.

O nome dado à operação que consiste na guarda de documentos nos seus devidos lugares, em equipamentos que lhes forem próprios e de acordo com um sistema de ordenação previamente estabelecido é

  • A. acondicionamento.
  • B. arquivamento.
  • C. arranjo.
  • D. classificação.
  • E. recolhimento.
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