Questões de Arquivologia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

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Observe o esquema a seguir.

Assinale a alternativa que apresenta os métodos de arquivamento utilizados na elaboração do esquema.

  • A. Numérico simples e alfabético.
  • B. Ideográfico alfabético e cronológico.
  • C. Ideográfico duplex e alfabético.
  • D. Numérico simples e dígito-terminal.
  • E. Ideográfico decimal e enciclopédico.

Observe o seguinte exemplo de plano de classificação.

Sobre o plano de classificação apresentado, leia as alternativas a seguir e assinale a correta.

  • A. No plano de classificação exemplificado, o item 2 “Gestão de Recursos Humanos” é a Unidade detentora da documentação classificada.
  • B. O plano de classificação exemplificado foi elaborado a partir da estrutura da instituição.
  • C. O plano de classificação exemplificado foi elaborado a partir das funções da instituição.
  • D. No plano de classificação exemplificado, o item 2.1 “Controle de frequência” é uma função da instituição detentora do arquivo.
  • E. No plano de classificação exemplificado, o item 2.2.1 “Registro de frequência” é uma subfunção da instituição detentora do arquivo.

Vários são os objetivos da gestão de documentos. Assinale a alternativa que apresenta um deles.

  • A. Agilizar o processo de avaliação de documentos.
  • B. Controlar o processo decisório da administração pública.
  • C. Incentivar o trabalho intelectual do profissional de arquivo.
  • D. Promover a transparência das ações administrativas.
  • E. Racionalizar o expurgo de documentos.

“A maioria dos documentos oficiais modernos preservados em arquivos de custódia é valiosa, menos pela prova que oferecem da ação do governo, do que pela informação que apresentam sobre pessoas determinadas, situações, eventos, condições, problemas, coisas e propriedades que deram origem à competente ação” (SCHELLENBERG, Theodore Roosevelt. Arquivos Modernos: princípios e técnicas, 2.ª ed., Rio de Janeiro, FGV, 2002, p.199).

Sobre os valores informativos dos documentos, é correto afirmar que:

  • A. derivam somente da informação existente nos documentos oficiais sobre as próprias repartições.
  • B. as séries mais volumosas de documentos existentes nos arquivos nacionais foram recolhidas pela própria ação do governo, desconsiderando-se qualquer informação que pudessem conter sobre outros assuntos.
  • C. são a qualidade pela qual um documento evidencia a existência ou a veracidade de um fato.
  • D. na apreciação do valor informativo existente nos documentos oficiais, o arquivista leva em consideração apenas a origem dos documentos.
  • E. existem testes pelos quais se pode julgar os valores informativos dos documentos oficiais, a saber: verificação da unicidade, da forma e da importância dos documentos.

Código de classificação é a

  • A. referência alfanumérica que identifica a localização física do documento no arquivo permanente.
  • B. notação inserida nos documentos antes de serem encaminhados para o expurgo.
  • C. referência numérica que identifica e separa os documentos de acordo com seus prazos de guarda no arquivo.
  • D. referência numérica que associa a classificação ao seu contexto de produção, sendo composto de cinco unidades de informação: órgão produtor, função, subfunção, atividade e série documental.
  • E. notação dada aos documentos em idade intermediária.

É resultado da avaliação de cada série documental constante do Plano de Classificação de uma instituição:

  • A. a definição da destinação final dos documentos.
  • B. o levantamento das funções da instituição.
  • C. o levantamento das subfunções da instituição.
  • D. a identificação das atividades desenvolvidas pela instituição.
  • E. a organização lógica dos documentos produzidos e acumulados.

A organização de arquivos, como de qualquer outro setor de uma instituição, pressupõe o desenvolvimento de várias etapas de trabalho. Sobre essa questão, assinale a alternativa correta.

  • A. A condição sine qua non para se organizar os arquivos de qualquer entidade é o conhecimento que se tem dessa entidade: estrutura, objetivos e funcionamento.
  • B. O levantamento de dados sobre uma instituição deve ter início pelo exame dos relatórios mensais, semestrais e anuais da organização.
  • C. A etapa de análise dos dados coletados é a fase em que o arquivista acrescenta dados e referências sobre o pessoal encarregado do arquivo, o equipamento, a localização física e os meios de comunicação disponíveis ao diagnóstico da situação dos arquivos.
  • D. Para que um arquivo possa cumprir seus objetivos, torna- -se indispensável a formulação de um Plano de Emergência envolvendo todos os estágios de sua evolução.
  • E. Para a elaboração do Plano de Classificação da entidade devem ser considerados apenas dois elementos: a posição do arquivo na estrutura da instituição e a escolha das instalações e dos equipamentos.

Ao se elaborar um programa de descrição de papéis ou documentos privados em um arquivo público, deve-se levar em conta algumas considerações, descritas a seguir.

I. Os documentos privados devem ser descritos individualmente.

II. A descrição dos documentos privados deve ser feita da melhor maneira possível, de forma a facilitar o uso dos documentos.

III. Os documentos devem ser descritos de forma genérica, sem detalhamento.

IV. Os instrumentos de busca devem ser elaborados de forma a tornar mais conhecido o conteúdo, o arranjo e a importância dos documentos privados, facilitando o seu uso.

Está correto o contido em

  • A. I, somente.
  • B. I e II, somente.
  • C. II e IV, somente.
  • D. III e IV, somente.
  • E. I, II, III e IV.

As qualidades dos documentos de arquivo lhes conferem sua força probatória. De acordo com uma dessas qualidades, esses documentos não são colecionados e sim acumulados. O nome dessa qualidade é

  • A. imparcialidade.
  • B. autenticidade.
  • C. naturalidade.
  • D. organicidade.
  • E. unicidade.

O documento digital tem como base três elementos: o hardware, o software e

  • A. o peopleware.
  • B. a informação.
  • C. a informatização.
  • D. a memória.
  • E. o suporte.
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