Questões de Artes do ano 0000

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Um designer ajustou a ferramenta de ajuste de curvas do Photoshop para aumentar tanto o contraste quanto a saturação de cores de uma imagem, deixando a curva com o formato de:

  • A. uma curva com início suave e final íngreme;
  • B. uma letra “V”, mantendo os pontos das áreas de brilho e sombra no topo da janela de controle e arrastando um ponto na região dos meios tons para baixo;
  • C. uma letra “V” invertida, mantendo os pontos das áreas de brilho e sombra na base da janela e arrastando um ponto na região dos meios tons para cima;
  • D. uma letra “S” invertida, arrastando um ponto para baixo na área dos brilhos e outro para cima na área das sombras;
  • E. uma letra “S”, arrastando um ponto para cima na área dos brilhos e outro para baixo na área das sombras.

No Adobe Illustrator, a ferramenta de seleção direta permite selecionar:

  • A. pontos individuais;
  • B. segmentos individuais;
  • C. objetos individuais;
  • D. cores individuais;
  • E. caracteres individuais.

No Adobe Premiere, a opção Automate to Sequence automatiza:

  • A. a criação de sequências;
  • B. a distribuição de clipes de uma bin em uma sequência de projeto;
  • C. a importação de clipes em uma bin;
  • D. a quebra de uma sequência em elementos menores com duração comum predefinida;
  • E. a distribuição de imagens estáticas na linha de tempo para produção de uma animação.

Educadores preocupados com as questões do ensino da Arte deram início a uma ampla discussão que, na década de 80, deflagrou a criação da Federação de Artes Educadores. Dessa mobilização, resultou o redimensionamento da concepção da Arte no contexto educacional formal, o que está contemplado, em certa medida, nos Referenciais Curriculares para a Educação Infantil (Brasil 1998), nos Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte (Brasil, 1997, Brasil, 1998), para o ensino fundamental, e nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (Brasil, 1999). Nesses documentos, a Arte é apontada como área de conhecimento (os documentos se referem ao ensino de Arte, e não mais à Educação Artística), e as diferentes linguagens são respeitadas quanto às especificidades inerentes a cada uma, no que tange aos conhecimentos a serem construídos. Assim, estão apresentadas as áreas de Artes Visuais, Musica, Teatro e Dança. O conhecimento a ser construído em cada uma dessas linguagens está organizado em torno de três eixos: a produção artística, a apreciação artística e a contextualização histórico-cultural dos diferentes fazeres em Arte, que são explicados assim:

I. Produzir refere-se ao fazer artístico (como expressão, construção, representação) e ao conjunto de informações a ele relacionados, no âmbito do fazer aluno e do desenvolvimento de seu percurso de criação. O ato de produzir se realiza por meio de experimentação e uso das linguagens artísticas.

II. Apreciar refere-se ao âmbito da recepção, incluindo percepção, decodificação, interpretação, fruição de arte e do universo a ela relacionado. A ação de apreciar abrange a produção artística do aluno e a de seus colegas, a produção histórico-social em sua diversidade, a identificação de qualidades estéticas e significados artísticos no cotidiano, nas mídias, na indústria cultural, nas práticas populares, no meio ambiente.

III. Apreciar refere-se ao fazer artístico e ao conjunto de informações a ele relacionadas, no âmbito do fazer aluno e do desenvolvimento de seu percurso de criação. O ato de produzir se realiza por meio de experimentação e uso das linguagens artísticas.

IV. Contextualizar é situar o conhecimento do próprio trabalho artístico, dos colegas e da arte como produto social e histórico, o que desvela a existência de múltiplas culturas e subjetividade.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

  • A. I – II – III.
  • B. I – III.
  • C. II – III – IV.
  • D. II – III.
  • E. I – II – IV.

O ensino da Arte na escola faz todo o sentido, pois a escola é um espaço ímpar de construção cultural. A educação escolar constitui-se por duas matrizes culturais: cultura escolar (currículo, programas oficiais) e cultura da escola (currículo oculto, constituído nas relações), e, conforme Strazzacappa (2008, p. 77), “A arte é uma produção cultural”. Portanto, como disciplina escolar, tem sua composição plenamente integrada ao âmbito da escola. De acordo com o exposto, marque a opção INCORRETA.

  • A. O ensino da arte é fator contribuinte na formação integral do cidadão. A criação é fator primordial na construção do conhecimento em arte e da sensibilidade. Neste processo educativo, o professor de arte é um elemento mediador entre a arte e o estudante, independente da faixa etária deste.
  • B. O ensino da arte busca, antes de qualquer coisa, a constituição de um ser humano sensível, formado em integralidade para compartilhar com o outro um pouco de si e do conhecimento estético e artístico que compõe sua formação e cultura.
  • C. A arte é a representação do mundo cultural com significado, imaginação; é interpretação, é conhecimento do mundo; é expressão de sentimentos, da energia interna, da efusão que se expressa, que se manifesta, que se simboliza, é fruição.
  • D. A arte é conhecimento elaborado historicamente que traz consigo uma visão de mundo, um olhar crítico e sensível, implicado de contexto histórico, cultural, político, social e econômico de cada época.
  • E. O ensino da arte é fator contribuinte na formação parcial do cidadão. A criação é fator secundário na construção do conhecimento em arte e da sensibilidade. Neste processo educativo, o professor de arte é um elemento irrelevante entre a arte e o estudante, independente da faixa etária deste.

No início da década de 1990, a Proposta Triangular, que ficou conhecida inicialmente como metodologia triangular proposta por Barbosa, disseminou-se por todo o país e ganhou adeptos entre os professores da então denominada Educação Artística que passaram a trabalhar não só com a produção artística, mas, no ensino, a partir de três ações: leitura de imagem, produção e contextualização. Observe a imagem a seguir.

 É CORRETO afirmar que a Proposta Triangular

  • A. surgiu da adaptação de um método de ensino, o qual se baseava unicamente no ensino da cultura local, nacional e na expressão individual.
  • B. é tradicional, porém interacionista, por articular arte como expressão e como cultura na sala de aula. Não é todo conteúdo que pode ser interpretado e operacionalizado por ela.
  • C. não apresenta uma sequência metodológica, ora pode-se trabalhar leitura de imagens e partir para a contextualização ou para a produção artística, ocorrendo o mesmo com os demais eixos, não sendo uma metodologia estática.
  • D. parte unicamente da codificação da imagem, da contextualização e da criação (fazer artístico).
  • E. apresenta-se em uma sequência metodológica: trabalhar leitura de imagens e partir para a contextualização ou para a produção artística, ocorrendo o mesmo com os demais eixos, sendo uma metodologia estática.

A arte na escola tem um percurso que se delineia em coaduno com a história e com as abordagens educacionais, bem como é pautada numa base legal que a regulamenta e estabelece normas e objetivos, registrados e documentados por diretrizes, parâmetros, referenciais e propostas, que, de acordo com Cury (1997), são nascidas do dissenso, unificadas pelo diálogo, não são uniformes, não são toda a verdade e podem ser traduzidas em diferentes programas de ensino e, como toda realidade, não é uma forma acabada de ser. Dentro desta dinamicidade, o ensino da Arte, basicamente, desenvolveu-se por quatro abordagens significativas. De acordo com o exposto, numere a coluna B pela coluna A, observando as abordagens significativas da arte e suas características.

COLUNA A

I. Tradicional.

II. Nova/renovada.

III. Tecnicista.

IV. Progressista.

COLUNA B

( ) Expressão do movimento de arte-educadores; disciplina do currículo pleno escolar, ensino da Arte; proposta triangular (apreciação, contextualização e fazer artístico); formação estética e abrangente da cultura e sensibilidade humana.

( ) Educação através da arte, atividade artística, processo criador de livre expressão do aluno; professor descompromissado com a ação pedagógica.

( ) Atividade, desenho, trabalhos manuais, música e canto orfeônico; professor transmissor de conteúdos e modelos artísticos.

( ) Educação artística, parte do currículo escolar, enfoque transmissivo e técnico de conteúdo, expressos do simples ao complexo dentro do espaço escolar.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

  • A. I – II – III – IV.
  • B. IV – III – II – I.
  • C. II – IV – I – III.
  • D. IV – II – I – III.
  • E. III – I – II – IV.

No que tange à prática educativa em arte, no Brasil, da década de 1980 para o momento presente, algumas propostas se desenharam.

Analise o texto a seguir. A __________ do ensino da arte postula que a construção do conhecimento em arte acontece quando há o cruzamento entre experimentação, codificação, informação do fazer, apreciar e contextualizar arte. Na ___________, a educação é pautada na construção da sensibilidade, em consonância com a multiplicidade humana, que se abre para a habilidade de ler arte, significá-la e expor-se pela arte, construindo na criança/aluno a competência de colocar sua visão pessoal numa manifestação cênica ou num desenho, assim é uma educação sensível, desnaturalização do olhar e sensibilidade da escuta em arte. Já a ____________ no ensino da arte prima por favorecer práticas de problematização, quebra de paradigmas regulares, intempestividade, resistência à homogeneização e capacidade de lidar com as irregularidades e heterogeneidade da vida e da arte, oportunizando paixão do experimentar em profundidade, bem como conjunção de práticas pedagógicas e práticas estéticas. A ____________ no ensino da Arte que constrói o conhecimento em rede sem hierarquização, numa articulação ciência e sensibilidade.

Marque a opção que preenche CORRETA e respectivamente as lacunas.

  • A. formação estética / pedagogia das afecções / Teoria Rizomática / Proposta Triangular
  • B. Proposta Triangular / formação estética / pedagogia das afecções / Teoria Rizomática.
  • C. pedagogia das afecções / Teoria Rizomática / Proposta Triangular / formação estética.
  • D. Teoria Rizomática / Proposta Triangular / formação estética / pedagogia das afecções.
  • E. pedagogia das afecções / Proposta Triangular / formação estética / Teoria Rizomática.

No transcorrer do ensino fundamental, espera-se que os alunos, progressivamente, adquiram competências de sensibilidade e de cognição em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, diante da sua produção de arte e no contato com o patrimônio artístico. Neste sentido, o ensino de Arte deverá organizar-se de modo que, ao longo do ensino fundamental, os alunos sejam capazes de

I. identificar, relacionar e compreender a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, conhecendo, respeitando e podendo observar as produções presentes no seu entorno.

II. compreender e utilizar a arte como linguagem, mantendo uma atitude apenas de busca coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas.

III. experimentar e conhecer materiais, instrumentos e procedimentos artísticos diversos em arte, de modo que os utilize nos trabalhos pessoais, identifique-os e interprete-os na apreciação e contextualize-os culturalmente.

IV. identificar, investigar e organizar informações sobre a arte, reconhecendo e compreendendo a variedade dos produtos artísticos e concepções estéticas presentes na história das diferentes culturas e etnias.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

  • A. I – II – IV.
  • B. II – III – IV.
  • C. II – IV.
  • D. I – III – IV.
  • E. II – III.

Os critérios adotados para a seleção de conteúdo, tendo em conta os três eixos como articuladores do processo de ensino e aprendizagem, acredita-se que, para a seleção e a ordenação dos conteúdos gerais de Artes Visuais, Música, Teatro e Dança por ciclo, é preciso considerar os seguintes critérios a seguir. Conteúdos compatíveis com as possibilidades de aprendizagem do aluno são:

  • A. valorização do ensino de conteúdos básicos de arte necessários à formação profissional; Manifestações artísticas de povos e culturas de diferentes épocas, incluindo a contemporaneidade; Especificidades do conhecimento e da ação artística.
  • B. valorização do ensino de conteúdos básicos de arte necessários à formação do cidadão, desconsiderando manifestações artísticas de povos e culturas de diferentes épocas, incluindo a contemporaneidade; Especificidades do conhecimento e da ação artística.
  • C. valorização do ensino de conteúdos básicos de arte necessários à formação do cidadão, considerando, ao longo dos ciclos de escolaridade, manifestações artísticas de povos e culturas de diferentes épocas, incluindo a contemporaneidade; Especificidades do conhecimento e da ação artística.
  • D. desconsiderar os conteúdos básicos de arte necessários à formação do cidadão, reconhecendo as ações para sua atuação apenas profissional, porém incluindo as manifestações artísticas de povos e culturas de diferentes épocas.
  • E. valorização do ensino de conteúdos básicos de arte necessários à formação do cidadão, considerando, da escolaridade, manifestações artísticas culturais apenas contemporâneas com valorização das especificidades do conhecimento e da ação artística.
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