Questões de Artes do ano 0000

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Como qualquer outra manifestação artística, a dança é uma forma de conhecimento que envolve a intuição, a emoção, a imaginação e a capacidade de comunicação. Os conteúdos específicos da dança, portanto, podem ser agrupados em três aspectos principais que serão elencados e/ou privilegiados de acordo com as necessidades dos alunos e o contexto sociopolítico e cultural em que se encontram: dançar, apreciar e dançar e as dimensões sociopolíticas e culturais da dança. De acordo com o exporto, numere a coluna B pela coluna A.

COLUNA A

I. Dançar.

II. Apreciar e dançar.

III. Dimensões histórico-sociais e culturais da dança e seus aspectos estéticos.

COLUNA B

( ) Conhecimento dos dançarinos/coreógrafos e grupos de dança brasileiros e estrangeiros que contribuíram para a história da dança nacional, reconhecendo e contextualizando épocas e regiões.

( ) Desenvolvimento das habilidades corporais adquiridas nos ciclos anteriores, iniciando trabalho de memorização e reprodução de sequências de movimentos, quer criadas pelos alunos, pelo professor, quer pela tradição da dança.

( ) Experimentação e diferenciação entre repertório, improvisação, composição coreográfica e apreciação, atentando para as diferentes sensações e percepções individuais e coletivas que ocorrem nos quatro processos.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

  • A. I – II – III.
  • B. II – III – I.
  • C. III – II – I.
  • D. III – I – II.
  • E. I – III – II.

A avaliação é a realização de um conjunto de ações direcionadas ao recolhimento de uma série de dados sobre uma pessoa, fato, situação ou fenômeno, com o fim de emitir um juízo sobre a mesma (HERNÁNDEZ, 2000). Sobre os critérios de avaliação da aprendizagem em arte, propostos pelos PCNs, é CORRETO afirmar que

  • A. da mesma maneira que na apresentação dos conteúdos, as indicações para a avaliação não estão divididas por ciclos, em face da possibilidade das indicações das linguagens artísticas a critério das escolas e da sua sequência no andamento curricular. Assim, estão mencionadas, separadamente, para cada linguagem artística (artes visuais, dança, música, teatro).
  • B. a única orientação estabelecida pelos PCNs é na codificação da metodologia de aplicação das avaliações, para que siga um padrão metodológico.
  • C. não existem orientações ou direcionamento para aplicação da avaliação da aprendizagem nos PCNs.
  • D. estabelece um formato único de aplicação da avaliação da aprendizagem em arte, ou seja, teatro, dança, música e artes visuais.
  • E. diferente da apresentação dos conteúdos, as indicações para a avaliação não estão divididas por ciclos em face da possibilidade das indicações das linguagens artísticas a critério das escolas e da sua sequência no andamento curricular. Assim, estão mencionadas juntamente para as linguagens (artes visuais, dança, música, teatro).

Não se pode imaginar uma escola que mantenha propostas educativas em que o universo cultural do aluno fique fora da sala de aula. A escola também deve ter propostas de orientação para jovens que ampliem seu repertório estético e os ajudem a se posicionar criticamente sobre questões da vida artística e social do cidadão. Assim, nas aulas de artes visuais, espera-se que os alunos sejam capazes de

I. expressar, representar ideias, emoções, sensações por meio da articulação poética pessoal, desenvolvendo trabalhos individuais e grupais.

II. construir, expressar e comunicar-se em artes plásticas e visuais articulando a percepção, a imaginação, a memória, a sensibilidade e a reflexão.

III. compreender, analisar e observar as relações entre as artes visuais, sem a necessidade de dialogar e compreender outras modalidades artísticas.

IV. identificar unicamente a diversidade da linguagem visual que se encontra em uma realidade estática, porém tentar perceber e analisá-la criticamente.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

  • A. III – IV.
  • B. I – II.
  • C. II – IV.
  • D. I – III.
  • E. I – II – III.

A área de arte, dada a própria natureza de seu objeto de conhecimento, apresenta-se como um campo privilegiado para o tratamento dos temas transversais propostos nos PCNs. Sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir.

I. Os temas transversais em conjunto com as outras áreas de conhecimento trabalhadas na escola, na área de arte, podem problematizar situações em que os alunos tenham oportunidade de perceber a multiplicidade de pensamentos, ações, atitudes, valores e princípios relacionados.

II. Para trabalhar os temas transversais na área de arte, não se pode levar em consideração as especificidades da área, procurando nos conteúdos, aspectos e características de universalidade para sua aplicação.

III. Os temas transversais: ética, meio ambiente, orientação sexual e cidadania; tecnologia informacional; pluralidade cultural, além de outros temas locais definidos na organização escolar, podem ser incorporados na aplicação do ensino das artes na escola.

IV. É preciso trabalhar a elaboração e apreensão de noções, princípios e valores pelos alunos sobre as práticas de arte e questões emergentes do processo sociocultural.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

  • A. I – II.
  • B. II – IV.
  • C. I – II – III – IV.
  • D. II – III – IV.
  • E. I – III – IV.

O século XXI demanda, das sociedades contemporâneas, competências específicas para que estas possam acompanhar a constante evolução ocorrida nos mais diversos setores: tecnológico, educacional e artístico, entre outros, o que exige dos indivíduos, como atores sociais, a necessidade do desenvolvimento de habilidades, e, dentre elas, as artísticas. Assim, o teatro na escola deve

  • A. desconsiderar a cultura dos adolescentes/jovens, propiciando informações que lhes dêm melhores condições nas opções culturais e na interpretação dos fatos e das situações da realidade com a qual interagem.
  • B. favorecer aos jovens e adultos possibilidades de compartilhar descobertas, ideias, sentimentos, atitudes, ao permitir a observação de diversos pontos de vista, estabelecendo a relação centrada, apenas, nos aspectos individuais.
  • C. considerar a cultura dos adolescentes/jovens, propiciando informações que lhes dêm melhores condições nas opções culturais e na interpretação dos fatos e das situações da realidade com a qual interagem. O jovem encontra no teatro um espaço de liberdade para se confrontar por meio do diálogo e da representação com questões éticas como justiça e solidariedade.
  • D. ampliar a capacidade de dialogar a negociação, a tolerância, a convivência com a ambiguidade, porém não deve ser centrada no processo de construção dessa linguagem. O jovem estabelece com os seus pares uma relação, apenas como objetivo de trabalho combinando sua imaginação criadora com a prática e a consciência na observação de regras.
  • E. promover oportunidades para que adolescentes e adultos conheçam, observem e confrontem unicamente aspectos da cultura local, descaracterizando o trabalho amplamente coletivo.

Educação estética significa falar sobre construção da subjetividade, em construção da ordem social por prática hegemônica. A estética é parte integrante do real, da lógica, da construção do desenvolvimento das práticas exercidas pelos sujeitos, sendo que subjetividade e estética se coligam em sua totalidade, comungam no campo ideológico, dispensam a neutralidade, assumem sua produção e ou reprodução cultural e social. Em relação à educação artística e à educação estética, é INCORRETO afirmar que o(a)(as)

  • A. possibilidade de pensar, agir, interagir e intervir por meio de imagens as condições estruturais e estruturadoras para se construírem formas de aprendizagem, conhecimento, comunicação que sejam intrínsecas à via figurativa.
  • B. intervenções sociais e culturais demandam conhecimentos estéticos que permitem resolver problemáticas relativas à sensibilidade e à criatividade, mas dentro de formas de consciência de ação e gestos que possam produzir as transformações que a humanidade, como um todo, requer.
  • C. papel do professor como mediador estético sobre as questões fundamentais que, nas artes, se traduzem como elementos sensíveis. A forma, a plasticidade, as cores, as texturas, as combinações que resultam das interações têm uma significação que se exprime diretamente para o corpo, a sensibilidade, o universo imaginário, onde a palavra divide como a imagem admirável onde isto repercute de modo direto e indireto no plano de valores e das atitudes.
  • D. importante na educação estética é o professor estar informado sobre a metodologia, dominar as informações técnicas e teóricas relativas ao mundo da arte, sem, obrigatoriamente, necessitar refletir sobre o sentido desta produção.
  • E. cultura estética é o cultivo da própria sensibilidade que demanda não somente informação sobre arte, mas exercício crítico e sensível do fazer artístico.

O Museu Sacro São José de Ribamar ou Museu de Aquiraz é um museu brasileiro localizado no Município de Aquiraz, no Ceará.

I. O Museu possui um acervo variado de bens, com cerca de 1.400 objetos, missais, alfaias, imagens eruditas em negrito lares etc, classificados nas coleções, datadas, em sua maioria, dos séculos XVIII e XIX.

II. No prédio que hoje abriga o museu, funcionou, em 1742, no primeiro pavimento, a Cadeia Pública.

III. O edifício do Museu de Aquiraz ainda não foi tombado, fato perigoso porque precisamos conservar suas relíquias.

IV. No interior do Museu, há um acervo de mais de 450 peças que resultaram, principalmente, do espólio dos jesuítas.

V. Foi ali que funcionou, na Vila de São José de Ribamar, a primeira escola de latim do Estado, posteriormente transformada em fábrica de cachaça.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

  • A. I – II – III – IV.
  • B. III – IV – V.
  • C. I – III – V.
  • D. I – II – IV – V.
  • E. II – III – V.

De acordo com a estética da comunicação, a busca por uma nova sensibilidade estética está baseada em dez princípios explicitados por Costa (1991). Sobre estética da comunicação, marque (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) A estética da comunicação é uma estética de eventos; não se identifica com as questões formais e o acontecimento mostra -se como fluxo espaço-temporal, destacando a noção de interactive living process.

( ) Tecnicamente, o evento é alcançado por meio de aparelhos que possibilitam a comunicação entre locais geograficamente distintos. O evento existe na perspectiva do aqui e agora, não se expandindo no espaço-tempo.

( ) Não importa o conteúdo que está sendo transmitido, mas, sim, a rede de trocas que está sendo ativada e as condições funcionais dessas trocas. Neste sentido, todo evento é um exercício de metacomunicação.

( ) O evento acontece em tempo não real.

( ) O evento não é a mobilização de conceitos, é mais uma mobilização de energia.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

  • A. V – F – V – F – V.
  • B. F – V – F – V – F.
  • C. F – F – V – V – F.
  • D. V– V – F – F – V.
  • E. F – V – V – V – F.

Quando o ser humano faz arte, ele cria um objeto artístico que não precisa nos mostrar exatamente como as coisas são no mundo natural ou vivido, e sim como as coisas podem ser de acordo com a sua visão. A função da arte e o seu valor, portanto, não estão no retrato fiel da realidade, mas, sim, na representação simbólica do mundo humano. Baseados nessa perspectiva, podemos destacar arte erudita, popular e de massa. Deste modo, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) A arte erudita refere-se àquela produzida e apreciada pela elite de uma sociedade, mas não necessariamente uma elite econômica, compreendida pelas pessoas ricas, e sim por uma pequena parcela, uma minoria de pessoas que conhecem vários estilos artísticos e que são bem informadas, ou seja, a elite cultural.

( ) A arte erudita caracteriza-se por apresentar esforço para captar o significado da existência humana, instigar o público apreciador a mudar sua visão de mundo e envolver o desenvolvimento dos códigos artísticos.

( ) Podemos citar como características da arte erudita: ter um alcance abrangente; ser de rápida visualização e de fácil acesso; ser produzida por uma minoria cultural para entretenimento e apreciação de muitos; ser interpretada por vários pontos de vista diferentes em relação aos seus significados; poder utilizar-se de todas as manifestações artísticas como as artes visuais, as artes cênicas, a dança e a música através dos meios audiovisuais; acompanhar tendências e mudanças contemporâneas que influenciam a sua criação; ser comercializada fazendo parte de um grande mercado consumidor.

( ) No outro extremo, encontra-se a arte popular, ou seja, aquela feita pelo povo e para o povo. O artista popular mantém raízes com a comunidade da qual faz parte, sendo grandemente influenciado, na sua criação, pelos seus motivos e significados simbólicos e estéticos.

( ) Arte popular possui como principais características: ser geralmente anônima, pois é resultado de várias colaborações que passam de geração em geração ao longo do tempo, geralmente feita oralmente; apresentar visão de mundo de um determinado grupo social; expressar os sentimentos comuns de uma coletividade.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

  • A. F – V – F – V - F.
  • B. V – F – V – F – V.
  • C. V – F – F – V – V.
  • D. F – F – V – V – F.
  • E. V – V – F – V – V.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

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