Questões de Comunicação Social do ano 2012

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Ao determinar o que é ou não notícia, a mídia determina os assuntos que serão considerados relevantes pela sociedade.

Tal afirmação corresponde à perspectiva teórica

  • A.

    hipodérmica

  • B.

    organizacional

  • C.

    da dissonância

  • D.

    do agendamento

  • E.

    do gatekeeper

O pensamento que melhor representa a teoria de Marshall MacLuhan é:

  • A.

    “Não apenas somos esmagados pelo próprio volume da informação. Somos também, em maioria, atrapalhados por uma educação que nos prepara inadequadamente para processá-la.”

  • B.

    “Somos limitados por uma língua na qual as palavras podem significar uma coisa para uma pessoa e algo bem diferente para outra.”

  • C.

    “A informação que ingerimos molda nossa personalidade, contribui para as idéias que formulamos e dá cor à nossa visão do mundo.”

  • D.

    “O conhecimento − assim como as pessoas, os lugares, as coisas e as formas de organização − está se tornando descartável.”

  • E.

    “A roda é um prolongamento do pé; o livro é um prolongamento do olho; a roupa é um prolongamento da pele e o circuito elétrico é uma prolongação do sistema nervoso central.”

A declaração que oferece conceituação à responsabilidade social do jornalista foi dita por:

  • A.

    Tristão de Ataíde: o jornalista medíocre informa para informar. O autêntico, informa para formar. O jornalista profissional informa para ganhar.

  • B.

    Eugênio Bucci: para o jornalista, exercer a liberdade é um dever, porque para o cidadão ela é um direito.

  • C.

    Ana Estela de Sousa Pinto: um jornalista que não acompanha o noticiário será incapaz de saber o que é novo e o que é velho.

  • D.

    Gay Talese: o papel do repórter é descobrir as histórias que valem a pena contar.

  • E.

    Caco Barcelos: o jornalista é aquele que tem a informação qualificada, bem apurada e é movido pela honestidade. Mas deve preocupar-se com a sua audiência.

Um dos principais atributos do fato jornalístico é a sua possibilidade de gerar repercussão. De acordo com esse conceito, é possível afirmar que o fato jornalístico

  • A.

    varia de cultura para cultura e tem como base a moral social.

  • B.

    tem como fator a exterioridade do acontecimento, que são independentes à vontade da audiência.

  • C.

    tem como direção a coletividade e não um indivíduo específico.

  • D.

    deve despertar interesse, ser inesperado, ter a possibilidade de gerar empatia, dentre outras características.

  • E.

    se caracteriza pela coercitividade, pois nasce dos padrões culturais do grupo a que se refere a audiência do veículo.

Segundo Magaly Prado (Produção de Rádio − um Manual Prático − pág. 162), “ao contrário do que acontece com a discussão sobre qual sistema utilizar para a TV digital, ou se é o caso de criar um padrão próprio, o pessoal do rádio adotou logo de uma vez o sistema Iboc (in band on channel) para testes”. A justificativa é que essa tecnologia

  • A.

    já foi homologada pelo Ministério das Comunicações, o que facilita o planejamento das empresas.

  • B.

    tem receptores a preços baixos, o que impedirá que haja queda no número de ouvintes.

  • C.

    permite a utilização da mesma frequência tanto no digital quanto no analógico.

  • D.

    não permitirá que o ouvinte tenha a opção de, por exemplo, ouvir uma música e acompanhar a letra em um visor do aparelho.

  • E.

    ampliará o número de receptores porque a sintonia poderá ser feita por qualquer tipo de celular.

Magaly Prado, na sua obra Webjornalismo, aconselha que “na hora de arquitetar o design de um site ou blog, é importante lembrar que tudo o que se coloca será “carregado” e, dependendo da velocidade da máquina de cada usuário, haverá diferentes tempos para que tudo seja enfim carregado.” O seu alerta refere-se à

  • A.

    compatibilidade.

  • B.

    visibilidade.

  • C.

    acessibilidade.

  • D.

    usabilidade.

  • E.

    conectividade.

João Geraldo, editor de O Carreteiro, afirma que “existe um direcionamento (na edição da revista), cujo objetivo maior é deixar sempre a sensação de que nós estamos sempre do lado dele (do motorista de caminhão), dando uma mensagem, passando uma informação que ele precisa, seja sobre produto novo ou legislação que vive mudando. A revista está aqui para ajudar o motorista. Não estamos aqui para fazer caridade para o motorista, mas como se trata de um público, digamos, arisco e difícil de conquistar, então é bom dar essa conotação de que nós falamos com ele.” Essa transcrição de entrevista contida na dissertação de Mara Ferreira Rovida justifica

  • A.

    a segmentação de públicos no jornalismo.

  • B.

    a tendência da necessidade de se criar pautas generalistas para os leitores de revistas dirigidas.

  • C.

    a formação especializada de editores de revistas dirigidas.

  • D.

    ser a edição de revistas dirigidas totalmente atrelada ao setor comercial.

  • E.

    a inconstância da periodicidade das revistas, que só são fechadas após a venda total das páginas dedicadas a propaganda.

A respeito das teorias da Comunicação é correto afirmar:

  • A.

    Umberto Eco defendia “serem as palavras multiacentuadas e não de sentido fixo: são sempre as palavras de um ser humano particular para outro, e esse contexto prático orquestra e transforma seu sentido”.

  • B.

    Jean Baudrillard criou o conceito dos “Aparelhos Ideológicos do Estado”.

  • C.

    Louis Althusser afirmou que “o que caracteriza os meios de comunicação de massa é ser antimediadores, intransitivos, fabricantes de não comunicação se aceitarmos definir a comunicação como troca”.

  • D.

    Noam Chomsky, em seu livro A Condição pósmoderna dizia que “nossas sociedades entram na era pós-industrial ...”.

  • E.

    Mikhail Bakhtin pregava que o leitor e o receptor atuam como co-criadores da literatura e da arte que buscam realizar a ambiguidade como valor para possibilitar a multiplicidade de significações.

Quinze anos após o início da captação de recursos, que em fevereiro de 2006 chegavam a R$ 36,5 milhões em dinheiro público, o filme sobre um dos mais influentes empresários do jornalismo brasileiro ficou pronto, mas só em DVD. A informação foi dada pelo diretor Guilherme Fontes ao Ministério Público em junho de 2010. A película é uma adaptação da biografia escrita por Fernando Morais sobre

  • A.

    Roberto Marinho.

  • B.

    Assis Chateaubriand.

  • C.

    João Saad.

  • D.

    Carlos Lacerda.

  • E.

    Samuel Wainer.

O artigo “Mídia e Educação: reflexões sobre o uso pedagógico de textos de divulgação científica” de autoria de Elisabeth Gonçalves, Graça Caldas e Márcia Reami Pechula, apresenta argumentação que desvenda a importância do conhecimento crítico e seus desdobramentos na mídia. As autoras afirmam que:

I. a relação que se estabelece entre o divulgador (jornalista ou cientista), por meio do veículo e o público leitor, revela um ethos diferenciado, considerando- se a especificação do conteúdo veiculado e os objetivos envolvidos nesse processo comunicativo, caracterizado como um campo entre o discurso científico e o jornalístico, ora mais próximo do primeiro, ora do segundo.

II. a mídia é apresentada como uma máquina produtora de signos que se originam na parte da atividade humana dedicada a construir sentido social, que está em relação com o contexto econômico, pois todo órgão informativo atua como uma empresa, cuja finalidade consiste em fabricar um produto definido.

III. não existe apenas um discurso de divulgação científica. É preciso reconhecer a construção de diferentes discursos, conforme as características dos veículos e do público a que se destinam, porque as manifestações enunciativas são resultantes da interação entre os interlocutores ideologicamente marcada pela linguagem.

IV. o jornalista assume a posição de fiador, explicando o conteúdo e selecionando da fala do pesquisador elementos simples para os fatos apresentados e posicionando-se ao lado do seu leitor, como alguém que também não dominava o conteúdo, mas que já tomou conhecimento a partir do diálogo com o cientista e outras fontes de informação.

Têm respaldo nas teorias de comunicação o que consta em

  • A.

    I, II e IV, apenas.

  • B.

    I, II e III, apenas.

  • C.

    I, III e IV, apenas.

  • D.

    II, III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

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