Questões de Comunicação Social do ano 2012

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Em 1948, questionando uma das mais importantes Teorias da Comunicação, o cientista político Harold Laswell desenvolveu um modelo comunicativo chamado de Modelo Laswell que apontava as lacunas dessa teoria e contribuía para a sua superação. Para ele, compreender o alcance e o efeito das mensagens transmitidas pela mídia requeria responder a algumas questões, EXCETO:

  • A.

    Quem?

  • B.

    Diz o quê?

  • C.

    Através de que canal?

  • D.

    Para quem?

  • E.

    Comque efeito?

O termo indústria cultural foi cunhado a fim de designar a situação da arte na sociedade capitalista industrial. Esse termo apareceu pela primeira vez no capítulo O iluminismo como mastificação das massas , no ensaio Dialética do Esclarecimento, escrito em 1942, mas publicado somente em 1947. Quem eram os autores desse ensaio?

  • A.

    Weber e Benjamin.

  • B.

    Fromm e Pollock.

  • C.

    Habermas e Löwenthal.

  • D.

    Adorno e Horkheimer.

  • E.

    Marcuse e Benjamin.

No que tange à parte teórica da comunicação, o que significa gatekeeping?

  • A.

    É um conceito jornalístico para edição. Caracteriza aquele que define o que será noticiado de acordo como valor-notícia, linha editorial e outros critérios.

  • B.

    Significa a utilização de um recurso técnico para aprimorar a transmissão de mensagens em seu trânsito porumcanal específico.

  • C.

    É a apuração exaustiva de qualquer erro existente na matéria. Função desempenhada pelo copydesk, cada vez mais escasso nas redações.

  • D.

    Trata do período que decorre entre a cobertura informativa dos meios de comunicação de massa e a agenda do público.

  • E.

    É a elaboração criativa de peças publicitárias, com base em apelo textual e imagens persuasivas.

Sobre a ‘Teoria do Agendamento’, é correto afirmar que:

  • A.

    investiga a produção midiática como típico produto da era capitalista. Pretende desvendar a natureza industrial das informações contidas em obras, como filmes e músicas; temas, símbolos e formatos são obtidos por meio de mecanismos de repetição e produção em massa, que tornam a arte adequada para produção e consumo em larga escala.

  • B.

    estuda as funções exercidas pela mídia na sociedade, e não os seus efeitos. Em lugar de pesquisar o mero comportamento do indivíduo, estuda-se a sua ação social como consumidor de valores e modelos que se adquire comunitariamente.

  • C.

    baseia suas pesquisas na sociologia, concluindo que a mídia cumpre papel limitado no jogo de influência das relações comunitárias.

  • D.

    estuda a capacidade que os meios de comunicação possuem para evidenciar um determinado assunto. Para isso, investiga a importância da mídia como mediadora entre o indivíduo e uma realidade da qual este se encontra distante.

  • E.

    afirma que a mensagem da mídia não é prontamente assimilada pelo indivíduo, sendo submetida a vários filtros psicológicos individuais.

Os pressupostos teóricos, desenvolvidos por Niklas Luhmann, que rompem a tradição prescritiva e utilitária e passam a considerar as organizações como sistemas de comunicação autopoiéticos, emergentes e constituídos de sentido constituem a teoria

  • A. da convergência cognitiva.
  • B. das coorientações.
  • C. da desmassificação.
  • D. do contorno imagético.
  • E. dos sistemas sociais.

Uma teoria de comunicação possui forte relação com os estudos de comunicação organizacional e assessoria de imprensa ao abordar o esquema de interpretação por meio do qual os indivíduos organizam informação ou uma ocorrência. Essa teoria trata de princípios organizacionais compartilhados socialmente e que persistem através do tempo, trabalhando simbolicamente para estruturar sentido ao mundo real. Esta teoria é chamada de

  • A.

    Enquadramento.

  • B.

    Agenda Setting.

  • C.

    Influência Seletiva.

  • D.

    Padronização.

  • E.

    Dependência.

Para o entendimento da natureza e do propósito das relações públicas, Grunig e Hunt propõem quatro modelos de relações públicas. Dos modelos apresentados abaixo, assinale aquele que não corresponde aos modelos de Grunig e Hunt.

  • A.

    O de “informação pública”.

  • B.

    O “assimétrico de duas mãos”.

  • C.

    O de “agência de imprensa/divulgação”.

  • D.

    O “simétrico de duas mãos”.

  • E.

    O de “comunicação excelente”.

Agulha hipodérmica é a teoria segundo a qual

  • A.

    os meios de comunicação têm um efeito imediato e poderoso no público, modificando comportamentos, alterando atitudes e interferindo diretamente na mente das pessoas.

  • B.

    as pessoas se comportarão favorável ou negativamente em relação a determinado assunto a partir da disposição e da incidência das notícias.

  • C.

    a comunicação interpessoal assume a maior relevância no momento da ação dos indivíduos e leva a um comportamento coletivo equilibrado.

  • D.

    a ação será sempre coletiva à medida que consiga assumir novas estruturas de poder e, a partir daí, tenha como gerenciar o comportamento das massas.

  • E.

    a construção de sentido, a partir de referências preexistentes, é assumida de forma arbitrária, gerando interpretações e imagens contraditórias em relação ao objeto.

Na perspectiva do newsmaking, são analisados os critérios que definem a identificação de um fato como noticiável, ou seja, um acontecimento capaz de tornar-se notícia.

Entre esses critérios, também chamados de “valores-notícia”, encontra-se a

  • A.

    acessibilidade à fonte, isto é, fatos que envolvem pessoas de maior proximidade com o público em geral tendem a conquistar maior atenção de leitores e espectadores.

  • B.

    importância dos envolvidos, isto é, informações envolvendo autoridades e personalidades de destaque interessam mais ao público do que aquelas centradas em desconhecidos.

  • C.

    novidade, isto é, informações que complementam notícias recentemente divulgadas são mais propensas à divulgação do que aquelas desconhecidas do público.

  • D.

    proximidade, isto é, acontecimentos ocorridos em países com maior prestígio na comunidade internacional despertam maior interesse no público consumidor das notícias.

  • E.

    relevância, isto é, fatos que atingem um grupo específico de pessoas atraem mais a atenção do público do que aqueles que afetam um número indiscriminado de pessoas.

Um paradoxo inerente à atividade jornalística no mundo contemporâneo é que o jornalismo

  • A.

    atua como um poder paralelo fiscalizador, pondo em cheque as atividades de autoridades e poderosos, sendo, por isso, considerado como um serviço ao público.

  • B.

    pretende apresentar-se como um serviço à sociedade, embora não lhe seja atribuída nenhuma função social, o que faz com que tal atividade seja vista como entretenimento.

  • C.

    pretende pautar-se pela busca da objetividade, embora as técnicas desenvolvidas para a sua prática tornem a objetividade obsoleta.

  • D.

    sofre mudanças profundas provocadas pelo avanço da tecnologia, sendo que tais mudanças provocam alterações nos princípios éticos e morais que o regulam.

  • E.

    é considerado, ideologicamente, uma atividade de serviço público, mas é exercido, principalmente, no âmbito de empresas que têm como propósito o lucro.

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