Questões de Comunicação Social do ano 2015

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na redação jornalística, a técnica conhecida como pirâmide invertida é desenvolvida, fundamentalmente, a partir

  • A. do lead.
  • B. da ilustração.
  • C. do texto-legenda.
  • D. do infográfico.
  • E. da legenda.

Na criação publicitária ele tem o papel de antecipar a construção do filme ao cliente e ilustrar o momento de apresentação da ideia. É um documento tradutório que busca sua expressão em forma de frames do filme ilustrado, que auxiliará na compreensão daquilo que a equipe da agência imaginou para o roteiro, no qual o diretor poderá aprimorar ou modificar de forma a colaborar com a ideia principal do filme. É como uma pauta, um direcionamento, uma interpretação, uma antecipação em cenas fragmentadas passível de modificação de suporte. (BERTOMEU, João Vicente Cegato. Criação de filmes publicitários)

Essa é a definição para

  • A. shooting board.
  • B. briefing.
  • C. travelling.
  • D. storyboard.
  • E. trucking shot.

Constituem etapas da produção de uma nota para a imprensa:

  • A. Apuração da informação por meio de entrevistas com os gestores da instituição e, após a redação, distribuição no horário de fechamento dos veículos de imprensa.
  • B. Redação da nota seguindo os princípios do texto informativo, com linguagem conotativa e destaque no lead para o posicionamento da instituição sobre o acontecimento.
  • C. Apuração da informação e levantamento de dados complementares para redação seguindo os princípios do texto informativo, mas com destaque para o posicionamento da instituição já no lead.
  • D. Apuração e redação da informação, seguida de anúncio de coletiva de imprensa para a divulgação da nota.
  • E. Distribuição no horário de fechamento dos veículos de imprensa, seguindo de Folow up, ou seja, distribuição para o mailing de jornalistas.

Sobre esses conceitos, é correto afirmar que

  • A. inexistem diferenças entre a reportagem e a opinião.
  • B. toda reportagem apresenta a opinião clara do repórter.
  • C. a reportagem mostra as circunstâncias sem partidarização.
  • D. a opinião sempre trabalha com isenção total.
  • E. a opinião e a reportagem são feitas a partir de entrevistas.

A elaboração de uma peça na produção publicitária compreende inúmeras etapas. Entre as primeiras a serem desenvolvidas encontra-se aquela em que os envolvidos na produção da campanha apresentam inúmeras ideias para serem discutidas, algumas às vezes até disparatadas, com o objetivo de elaborar uma peça bastante criativa. Esse processo é chamado de

  • A. briefing.
  • B. slogan.
  • C. jingles.
  • D. feedback.
  • E. brainstorm.

Para a produção de um telejornal faz-se necessário o domínio e o conhecimento de várias técnicas que, ao serem bem utilizadas, garantem o seu êxito. Quando não foi possível captar as imagens ou não houve tempo para editá-las, o repórter apresenta diretamente à câmara o que foi apurado na realização da matéria. Esse recurso é chamado de

  • A. PAN.
  • B. gossips.
  • C. teaser.
  • D. off.
  • E. stand up.

O texto no fotojornalismo NÃO tem a função de

  • A. chamar a atenção para alguns elementos da fotografia.
  • B. complementar com informações o que foi retratado.
  • C. interpretar o conteúdo do que foi fotografado.
  • D. dispensar a leitura da matéria principal, pela síntese da legenda.
  • E. abrir outras possibilidades de significação da fotografia.

As reportagens radiofônicas muitas vezes reproduzem o som dos locais em que foram gravadas. Do ponto de vista do produto jornalístico essa reprodução é

  • A. negativa, pois compromete a qualidade da reportagem.
  • B. positiva, pois passa o clima do acontecimento.
  • C. indiferente, pois o que vale é a voz do entrevistado.
  • D. prejudicial, pois afeta a compreensão dos ouvintes.
  • E. recomendável, pois mostra que a reportagem não foi inventada.

Analise o fragmento a seguir.

“Com quatro tiros de pistola, disparados à queima roupa, o comerciário José da Silva matou sua esposa Cristina Santos da Silva, ontem, na residência do casal, na rua Marechal Deodoro, 25, porque a vítima era suspeita de ter um caso extraconjugal com o vizinho.”

Apesar de responder às seis perguntas que definem o lide clássico, o trecho acima valoriza o

  • A. “Como?”
  • B. “Quando?”
  • C. “Quem?”
  • D. “Onde?”
  • E. “Por que?”

Assinale a opção que indica exemplos de textos opinativos em rádio, genericamente chamados de comentários.

  • A. Off e passagem.
  • B. Notícia e sonora.
  • C. Manchete e abertura.
  • D. Suite e crônica.
  • E. Editorial e crítica.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...